sexta-feira, setembro 09, 2005

Amigos do Furadouro reeditam
tradição das Festas do Mar


A procissão das velas que parte da capela da Senhora Parto, em Ovar, e segue até à praia, é um dos momentos mais sentidos pela comunidade piscatória local. A tradição repete-se, mais uma vez, esta noite, graças à Comissão de Festas dos Amigos do Furadouro que volta a arcar com a responsabilidade de organizar as conhecidas Festas do Mar, em honra do Senhor e Senhora da Piedade. A comissão, composta por seis elementos, tomou conta da organização o ano passado, após a interrupção verificada em 2003 quando a Comissão de Melhoramentos local informou que não se encontravam reunidas as condições para manter a organização.
O orçamento da edição deste ano das Festas do Mar do Furadouro está avaliado em mais de 40 mil euros, mas o presidente dos Amigos do Furadouro, Avelino Cunha, não tem dúvidas que o «brilho e grandeza dos festejos nada ficará a dever aos anos anteriores». Avelino Cunha conta que «não foi fácil reunir a verba necessária para manter os festejos, pois a «situação financeira do país é a que se sabe». Por outro lado, este ano, e face à necessidade de passarem recibo às empresas e a todos quantos a Comissão solicitou apoio, este grupo de carolas viu-se forçado a constituir-se legalmente como associação sem fins lucrativos.
A festa aguarda uma afluência de 60 a 70 mil pessoas, uma vez que, juntamente com o Carnaval, é uma das festa que mais longe leva o nome de Ovar», lembra Avelino Cunha.
A comissão aposta mais forte nas procissões e no espectáculo pirotécnico, porque «não podemos pagar muito dinheiro a artistas que pedem verbas exorbitantes». Fica assim justificada a ausência de nomes sonantes do panorama musical no programa deste ano.
«Para dar continuidade às festas, o ideal», recorda Avelino Cunha, «é que a futura Junta de Freguesia do Furadouro tome conta da organização, de forma a estabilizar a tradição».
Para além da citada procissão nocturna de hoje, o programa contempla, manhã, entre as 9h e as 13 horas, a presença do Grupo de Gaiteiros «Os Litipiros» de Angeja, que tocarão pelas ruas acompanhando a comissão na recolha de donativos. Às 21.30 horas, dá-se o início do espectáculo musical, na Avenida Central, com a actuação da «Orquesta Royal Show», a cantora Sandra Cristina e da «Orquesta Royal Show».
A noite encerra às 24 horas, com uma espectacular sessão de fogo de artifício, no areal da praia do Furadouro.
Outro momento alto dos festejos é a tradicional Missa Campal, na Avenida Central do Furadouro, celebrada pelo Padre Aníbal e cantada pelo Grupo Coral do Furadouro «Sol Poente». Segue-se, às 15.30 horas, a majestosa procissão, com bênção do mar, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Ovar e pela Banda Filarmónica Ovarense (Música Velha). A noite fecha com nova sessão de fogo de artifício no areal da praia do Furadouro.(«DA»)

Sem comentários: