quarta-feira, setembro 28, 2005

Música
Coldplay e Gorillaz lideram Prémios
Europeus da MTV em Lisboa


O grupo britânico Coldplay e o colectivo internacional Gorillaz lideram, com cinco nomeações cada, a 12ª edição dos Prémios Europeus de Música, que a MTV atribui a 03 de Novembro em Lisboa, anunciou hoje o canal televisivo.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá, pela primeira vez, em Lisboa, no Pavilhão Atlântico, onde são esperadas milhares de pessoas e vários artistas internacionais.
O quarteto pop rock britânico Coldplay, que actua a 23 de Novembro naquela sala de espectáculos, é um dos favoritos por estar nomeado para cinco categorias, entre as quais "Melhor Artista Rock" e "Melhor Álbum", com o recente trabalho "X&Y".
A banda de Chris Martin é uma das presenças já confirmadas para a noite de entrega dos prémios da MTV, em Lisboa.
Outro dos favoritos da noite é o colectivo internacional Gorillaz, liderado por Damon Albarn, dos Blur, e cujos músicos se dão a conhecer através de quatro figuras animadas criadas por Jamie Hewlett.
Por conta do álbum "Demon Days", os Gorillaz concorrem nas categorias que distinguem o melhor grupo, canção, videoclip, artista pop e artista do Reino Unido e Irlanda.
O rapper norte-americano 50 Cent, os Green Day, Snoop Dogg, James Blunt e os U2 figuram todos com três nomeações cada.
Na categoria de "Melhor Artista Feminina" estão nomeadas Alicia Keys, Gwen Stefani, Mariah Carey, Missy Elliott e Shakira, enquanto entre os homens foram seleccionados 50 Cent, Eminem, Moby, Robbie Wiliams e Snoop Dogg.
Entre as várias categorias que integram os Prémios Europeus de Música contam-se ainda o galardão para "Revelação do Ano", "Melhor Artista Alternativo" e "Melhor Videoclip".
Os vencedores de cada uma das categorias serão escolhidos pelos telespectadores numa votação que decorrerá de hoje a 03 de Novembro nos sites da MTV.
Este ano, a cerimónia será conduzida pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen, conhecido por ter criado a personagem Ali G, mas que em Lisboa se apresentará como Borat Sadgiyev, um jornalista da televisão do Cazaquistão.
A pontuar a entrega dos vários prémios estão previstas actuações de diversos grupos e a presença de artistas internacionais.
No Pavilhão Atlântico estão, para já, confirmadas as actuações dos Coldplay, Foo Fighters, Green Day, Robbie Williams e Black Eyed Peas, todos eles bem conhecidos do público português, alguns dos quais com vários concertos dados em Portugal.
A cerimónia de entrega dos Prémios Europeus de Música será transmitida em directo para todos os canais da rede de televisão MTV para uma audiência estimada de mil milhões de pessoas.
Mediante uma parceria entre a MTV Portugal e a RTP, a cerimónia será retransmitida algumas semanas depois no canal público de televisão.
Em Portugal, a entrega dos prémios terá tradução e legendagem instantânea através da MTV Portugal, co-organizadora da 12ª edição.

Sem comentários: