terça-feira, setembro 27, 2005

Atletismo
XVII Meia-Maratona de Ovar
AFIS: Crise chega aos prémios
mas prova mantém qualidade


A atleta internacional Inês Monteiro e o seu técnico Pedro Martins estiveram em Ovar onde, em Conferência de Imprensa revelaram ter recebido com agrado o convite dos Atletas de Fim-de-Semana (AFIS) para apadrinharem a 17.ª edição da Meia-Maratona de Ovar, que se realiza no próximo dia 5 de Outubro.
O presidente dos AFIS Manuel Ramos agradeceu a presença da atleta e respectivo técnico, agradeceu a vinda de ambos, dizendo-se orgulhoso pela presença, “pois vieram da Guarda, o que é uma viajem bem longa”. Por outro lado, o tesoureiro Luís Gama descreveu sucintamente o currículo de Inês Monteiro e Pedro Martins. Manuel Ramos explicou que relativamente ao ano passado “houve uma quebra no valor dos prémios, mas não queremos que a prova baixe o nível”. Em termos de organização, o dirigente sublinhou: “Sabemos que em Lisboa e Porto é melhor, mas digamos que Ovar nem é assim muito mau em relação aos apoios. Por isso, vamos mantendo o nível em termos monetários”. No que respeita ao pelotão, a atribuição de prémios foi cortada em todos os escalões aos 4.º e 5.º classificados, com excepção dos 4.º e 5.º classificados em Veteranos, mas o nível dos 1.º, 2.º e 3.º posicionados mantêm-se. A angariação de patrocínios este ano “foi muito mais complicado, mas mesmo assim muitos comerciantes e empresas contribuíram”. Em termos institucionais, “apenas conseguimos reunir os apoios da Câmara Municipal e junta de Freguesia de Ovar, da Região de Turismo Rota da Luz e do Inatel. De resto, quer o Instituo de Desporto de Portugal e o Instituto da Juventude de Portugal, e obtemos apenas uma resposta deste último em que nos dava conta de que não estavam preparados para apoiarem estes desportos”.
Manuel Ramos lamentou que “tenhamos que pagar para medir a estrada, inscrever a Meia-Maratona nos órgãos federativos, controlo anti-doping e da federação e associações nada recebemos”.

Sem comentários: