sexta-feira, setembro 23, 2005

Álvaro Santos apresentou «Cidade do futuro»


O candidato do PSD à Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, apresentou esta semana os pormenores do seu projecto para a instalação de um Pólo Tecnológico em Ovar, que será a base do conceito que designou como a “Cidade do Futuro”.
Anunciado como um espaço de inovação onde convivem os sectores empresariais, de ciência, tecnologia e formação, o Polo Tecnológico promete ser um forte impulso para o desenvolvimento económico do concelho e da região envolvente, constituindo também uma resposta do município à conjuntura de crise originada pela fuga das empresas multinacionais e pela elevada taxa de desemprego (a mais alta de todo o distrito de Aveiro).
A criação do pólo tecnológico integra os dez compromissos de honra do programa eleitoral do PSD de Ovar e, apesar de descrever esta ideia como “um sonho”, Álvaro Santos quer pô-la em prática já no próximo mandato autárquico. O projecto prevê a o aproveitamento de uma área total de 200 mil metros quadrados entre a linha de caminho-de-ferro e a EN 109, numa zona em decadência que, apesar de situada no coração da cidade, “tem sido marginalizada e vista como uma barreira” à ligação entre Ovar e S. João.
Para além da valorização daquele espaço físico, espera-se que o resultado mais visível da criação desta ‘Cidade do Futuro’ seja a atracção, para a cidade de Ovar, de um conjunto de pequenas empresas de base tecnológica, capazes de promover projectos inovadores e de potenciar emprego mais qualificado. Contando com a parceria das universidades e instituições de ensino para a formação de quadros técnicos, os estudos indicam que a criação do Pólo Tecnológico de Ovar poderá originar, por si só, cerca de 1000 a 1500 novos empregos. (Ler mais)

Sem comentários: