quinta-feira, setembro 15, 2005

Refer vai eliminar
passagens de nível


A Refer, Rede Ferroviária Nacional, prepara-se para encerrar as sete passagens de nível que existem no concelho de Ovar. Após aturadas negociações, a Câmara Municipal de Ovar fez aprovar em reunião do executivo uma proposta de protocolo prevendo a construção de 4 passagens desniveladas à linha do caminho-de-ferro, obras a serem concluídas até 31 de Dezembro de 2007, no âmbito da execução do Projecto de Modernização da Linha do Norte.
O Protocolo tem como objectivo primordial a melhoria das condições de segurança e de circulação no Município de Ovar prevendo a construção de 4 Passagens desniveladas nas Freguesias de Ovar, (na zona de S. Miguel), Maceda, Cortegaça e Esmoriz, bem como os respectivos acessos.
Os Projectos das Passagens Superiores de Maceda e Cortegaça foram já aprovados pela autarquia vareira e encontram-se em fase adiantada de preparação para serem lançados a concurso pela própria Refer. Os projectos das Passagens Inferiores de Esmoriz e S. Miguel, Ovar encontram-se em fase de elaboração pela Refer.
Recentemente foi protocolada a conclusão da Passagem superior da Zona Industrial de Arada/Ovar, cuja obra está em fase de conclusão.
Com este protocolo, o Município de Ovar atinge um desiderato há anos desejado pelas populações locais, pois proceder-se-á ao encerramento definitivo de 7 passagens de nível neste troço da linha do Norte, que possui um movimento ferroviário de grande intensidade.
Com a celebração deste protocolo estabelece-se como encargo da Refer, para além da elaboração dos projectos das 4 passagens desniveladas e acessos, o lançamento das obras a concurso, a sua execução, fiscalização e acompanhamento. Da responsabilidade da câmara de Ovar será a assunção do custo com a aquisição de terrenos para a construção das 4 passagens desniveladas.
Para o presidente da Câmara de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, «trata-se da concretização de um objectivo estratégico da maior importância em matéria de acessibilidades, fundamental para a qualidade de vida da nossa população». «É com trabalho e determinação que o futuro se constrói», acrescentou.

Sem comentários: