quinta-feira, setembro 29, 2005


Miguel Viegas, candidato da CDU à Câmara Municipal de Ovar
«Somos a força que mais e melhor trabalhou»

1. Como avalia o trabalho da Câmara nos quatro últimos anos?Marasmo total. Ovar parou. Passados 4 anos os grandes entraves ao desenvolvimento do concelho de Ovar continuam na mesma: habitação, saneamento, básico, equipamentos desportivos e culturais.

2. Qual a qualidade do trabalho da oposição durante o actual mandato?
Por parte do PSD verificamos uma enorme passividade para não dizer cumplicidade.
Como é costume, só em vésperas de eleições é que aquele partido parece acordar. Quanto à CDU, remeto a pergunto aos jornalistas que trabalham no concelho e que são unânimes em reconhecer que a CDU é de longe a força que mais e melhor trabalhou ao longo de todo o mandato.

3. Quais as principais propostas que irá defender para o próximo mandato?
Uma fortíssima aposta no capítulo da habitação, construindo habitação Social para os mais necessitados e criando incentivos à recuperação de casas degradadas revitalizando por exemplo o centro histórico da cidade de Ovar em avançado estado de desertificação. Paralelamente defenderemos a conclusão da rede de saneamento básico que apenas cobre metade do concelho. Em termos de infra-estruturas defendemos como prioritárias o parque desportivo municipal com pista de atletismo assim como a aldeia do carnaval.

4. De que forma se irá processar a relação da Câmara com as juntas
de freguesia?

O projecto CDU que é uma realidade em muitos concelhos do país comporta uma forte descentralização do orçamento camarário em benefício das freguesias. Ovar faz parte dos concelhos que menos transferências realiza para as freguesias, muito embora este facto tenha uma explicação: esta câmara não respeita os seus compromissos pelo que as freguesias fogem dos protocolos de delagação de competências como diabo da cruz.

5. A actual situação de crise económica vivida no país poderá prejudicar o
trabalho nas autarquias?

É obvio que prejudica. Com recessão há menos actividade económica e menos receitas fiscais para distribuir. É um facto. Contudo existem milhares de pequenas medidas, muitas das quais já foram propostas por nós, que poderiam perfeitamente serem aplicadas sem nenhuns custos para a autarquia. A crise justifica muita coisa mas não tudo.

Câmara Municipal de Ovar
1. Miguel Viegas
2. Manuel Gomes de Oliveira
3. Cristina Alçada
4. Fernando Fardilha
5. Sara Moreira
6. Ana Maria
7. Armando Alçada


Assembleia Municipal: José Costa

Assembleias de Freguesia
Arada: Ana Silva
Cortegaça: Adão Pinto
Esmoriz: Albino Silva
Maceda: José Costa
Ovar: Manuel Duarte
S. João: Américo Rodrigues
S. Vicente: Fernanda Oliveira
Válega: Manuel Costa

Sem comentários: