sexta-feira, setembro 16, 2005

Produção Automóvel em Portugal
Salvador Caetano e Toyota negoceiam
expansão da fábrica de Ovar


Marca japonesa poderá concentrar em Portugal a produção europeia de veículos comerciais. O grupo Salvador Caetano e a Toyota estão a avaliar a possibilidade de expansão da fábrica de Ovar, de forma a concentrar em Portugal a produção europeia de veículos comerciais da marca japonesa. Em entrevista ao Diário Económico Shinichi Sasaki, presidente executivo da Toyota Motor Europe, revelou que estão em curso conversações nesse sentido, embora ainda não haja planos concretos, e alerta que o reforço da aposta na unidade de Ovar está dependente da vontade da Salvador Caetano.
Uma das hipóteses que está a ser estudada passa pelo aumento da participação da Toyota na estrutura accionista da fábrica, onde detém 27% do capital, estando o restante nas mãos do grupo português. Segundo a Salvador Caetano “a porta está aberta para para a Toyota ficar com uma posição maioritária na fábrica”, afirmou José Ramos, vice-presidente da empresa.
Para Shinichi Sasaki a actual prioridade da Toyota na Europa é consolidar a sua posição nos veículos ligeiros de passageiros, uma estratégia que tem vindo a penalizar a marca no segmento de veículos comerciais. Como tal, o responsável japonês admite que a médio prazo a Toyota olhe com mais atenção para este “nicho de mercado”, sublinhado que se trata se trata de “um mercado muito estável”.
Shinichi Sasaki, que recentemente se encontrou com Salvador Caetano, sublinhou que a Toyota está disponível para apoiar financeira e tecnologicamente a operação em Portugal, reiterando, no entanto que mais importante do que o apoio do Estado é as garantias dadas pelo seu parceiro em Portugal.
“O apoio do Governo esgota-se na fase inicial. Todos os dias recebemos propostas de países para novos investimentos. O que a Salvador Caetano quiser fazer e o seu empenho é que é fundamental”, afirmou.
Na estratégia de reforço da produção na Europa a Toyota tem optado pela presença nos mercados da Europa de Leste. Shinichi Sasaki justifica essa opção pela competitividade dos custos de trabalho e infraestruturas, mas também pelo potencial de crescimento comercial da marca nesses mercados. No entanto, recorda que a Toyota tem duas fábricas em mercados maduros como o Reino Unido e França, onde foram recentemente realizados avultados investimentos. “É uma questão de garantias”, salienta.
Do conjunto das fábricas da Toyota na Europa, a de Ovar é a única que produz veículos comercias, estando em curso um projecto de expansão das exportações dos veículos aí produzidos para novos mercados europeus. No primeiro semestre do ano as exportações de Ovar dispararam 92,6% e a produção aumentou quase 30%.
Segundo José Ramos a entrada nos mercados espanhol, prevista para o próximo ano, bem como o alemão e o italiano vão potenciar as capacidades da fábrica permitindo-lhe “dar um salto quantitativo”, prevendo num espaço de três anos duplicar a actual produção.
Presente em Portugal desde 1971, em parceria com a Salvador Caetano, o construtor japonês acredita que o pais é um bom mercado para investir.(«DE»)

Sem comentários: