quinta-feira, setembro 22, 2005

Dia Sem Carros
Um jardim na Praça da República

A pé, de bicicleta, de patins, de trotinete, de skate ou de outro meio de transporte alternativo e mais ecológico, a Câmara Municipal de Ovar convida a população a associar-se às iniciativas do «Dia Europeu Sem Carros» que hoje se celebra, realizando os seus verdadeiros objectivos.
«Dia Europeu sem Carros» tem registado, na cidade de Ovar, segundo Manuel Oliveira, «a cada ano que passa, uma maior adesão da população, o que comprova que a nossa comunidade está cada vez mais sensível e desperta para a necessidade de adopção de estilos de vida saudável».
Tem sido preocupação da autarquia manter espírito da iniciativa durante grande parte do ano, com a criação de ciclovias, percursos pedonais e requalificação de espaços urbanos municipais.
Depois da Feira da Flor, pela segunda vez este ano, a Praça da República será transformada num jardim onde se pretende, não só o recreio e o lazer, mas essencialmente a consciencialização dos cidadãos para novas práticas e atitudes de cidadania.
Ali decorrerá a maior parte das iniciativas agendadas para hoje, como a exposições «Rede de Ecopistas na cidade de Ovar», o expositor para pintura «Ovar sem Carros, Cidade Mais Limpa», espectáculos de animação de rua, Centro de Promoção de Saúde, ateliers de animação e diversão, quiosques de divulgação e promoção de percursos verdes, sessões de ginástica «Praça em Movimento», demonstrações de veículos alternativos, atelier de pintura do azulejo «Cultura e Ambiente», entre outras.

Sem comentários: