sexta-feira, março 10, 2006

Saíu a «fava» ao Barcelona!



O Benfica defronta o FC Barcelona a 28 de Março, no Estádio da Luz, na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões de futebol e visita Camp Nou a 05 de Abril, de acordo com as datas definitivas da eliminatória divulgado pela UEFA.
O Benfica vai encontrar pela terceira vez no historial da Taça dos Campeões Europeus de futebol, hoje Liga dos Campeões, o FC Barcelona, clube frente ao qual ganhou o seu primeiro troféu na competição.
Os actuais campeões português e espanhol vão defrontar-se nos quartos-de-final da "Champions", sabendo desde já que o adversário das "meias" será o vencedor da eliminatória entre os franceses do Lyon e os italianos do AC Milão.
Benfica e Barcelona apenas se defrontaram em duas edições, e em ambas cada um deles terminou como campeão europeu: o clube da Luz em 1960/61 na sua estreia numa final, e o Barcelona em 1991/92, embora tenha defrontado os "encarnados" logo na fase de grupos.
Na década de 60, o Benfica orientado por Bela Guttmann começava a brilhar na Europa e na sua primeira final - ainda sem a "estrela" Eusébio - faria história a 31 de Maio de 1961, em Berna, ao vencer o Barcelona por 3-2.
Uma equipa "encarnada" onde pontificavam nomes como José Águas, Mário Coluna, Cavém, Germano ou José Augusto e que seria enriquecida no ano seguinte - em que voltou a conquistar o troféu - com a chegada de Eusébio.
Com estreia tão auspiciosa na sua melhor década futebolística (anos 60), o Benfica só voltaria porém a encontrar a carismática equipa espanhola no início dos anos 90, quando a competição já incluía uma fase de grupos.
O Benfica - que vinha de duas finais perdidas (com o PSV Eindhoven em 1988 e AC Milão em 1990) - reencontrou os catalães em 1991/92, com os "encarnados", treinados pelo sueco Eriksson, a fazerem parte do grupo B, com "Barça", Sparta Praga e Dínamo Kiev.
Os "encarnados", que não passariam a fase seguinte, empataram primeiro sem golo na antiga Luz e depois, na última ronda do Grupo foram a Barcelona perder por 2-1, com Stoichkov e Bakero a marcarem para os catalães, e César Brito a apontar o único golo "encarnado".
Desse jogo, e como na primeira vez em que as equipas se encontraram, sairia o futuro campeão europeu, já que foi a Barcelona a chegar à final, em Wembley frente à Sampdória, e a conquistar a sua única Taça dos Campeões Europeus.
Na equipa pontificavam nomes como Michael Laudrup, Stoichkov, Bakero, Zubizarreta e o holandês Ronald Koeman, símbolo para o clube catalão e actualmente treinador do Benfica.
Foi, aliás, Koeman, o homem do triunfo na única conquista do troféu por parte do Barcelona, quando na final frente à Sampdória marcou já no prolongamento o único golo.


1960/61
31/05/61, Final (Wankdorf-Stadiom, Berna)
Benfica 3 - José Águas (30), Ramallets (31 pb), Coluna (55)
FC Barcelona 2 - Kocsis (20) Czibor (75)

1991/92
11/12/91, 2ª jornada do Grupo B (Estádio da Luz, Lisboa)
Benfica 0
Barcelona 0

15/04/92, 6ª jornada do Grupo B (Camp Nou, Barcelona)
FC Barcelona 2 - Stoichkov (12), Bakero (24)
Benfica 1 - César Brito (28)


Mainada!

Sem comentários: