quarta-feira, março 01, 2006

"Noite mágica" atrai milhares de pessoas

Milhares de pessoas estiveram, ante- ontem, em Ovar para festejar a chamada "Noite mágica" do Carnaval vareiro. À semelhança dos anos anteriores, o centro da cidade foi palco de muita animação, música, humor, alguns empurrões e calcadelas e, como não podia deixar de ser, farta bebida. Uma noite ao género do S. João, no Porto, mas sem o alho porro, porque martelinhos também os houve.
Bem diferente do Carnaval dos desfiles, do "sambódromo", das plumas e lantejoulas, a "Noite mágica" é, provavelmente, o resquício do Carnaval mais tradicional, onde as pessoas saem à rua, pura e simplesmente para brincar. Brincadeira que durou até ao início da manhã de ontem.

Enquanto o povo aguentar

Às 20 horas, com o trânsito cortado entre a Igreja Matriz e a Praça da República, frente à Câmara, já os sons vindos dos repletos cafés e restaurantes se faziam ouvir nas ruas.
Depois dos tradicionais jantares dos diversos grupos carnavalescos, de passarela e escolas de samba, os foliões juntaram-se à multidão de forasteiros mascarados que já percorria o centro da cidade por entre rulotes de farturas, barraquinhas de cerveja e carrinhos de pipocas e algodão doce.
Um mar de gente vestida de tudo quanto se possa imaginar, desde freiras e padres franciscanos armados com bisnagas até monstros e alienígenas a fazer bolinhas de sabão, passando por princesas e leões, rumava incessantemente para todos os cantos onde se julgasse que morava a maior animação.
Na Praça das Galinhas, no largo do Neptuno, na tenda do parque da Senhora da Graça e na Praça da República dançou-se toda a noite, primeiro ao som das várias bandas que actuaram ao vivo e depois ao som de música gravada.
"É a euforia total. O pessoal junta-se todo e a borga dura enquanto o povo conseguir aguentar. O que normalmente é até de manhã", contou Ricardo Almeida, do grupo "Vampiros".
E assim foi. Não foram raros os casos em que, à hora do abrir da porta dos cafés do centro, ainda se encontravam alguns foliões a dormir nas calçadas, provavelmente a sonhar que para o ano há mais.

Brincar o Carnaval

Durante toda a "Noite mágica" o mote é mesmo rir e fazer rir. As máscaras são escolhidas para a ocasião e com um único propósito provocar umas boas gargalhadas. Homens vestidos de freiras e mulheres de padres é já uma tradição.

Reservas com um ano

A "Noite mágica" é sinónimo de cafés e restaurantes cheios, seja de elementos dos vários grupos, amigos e familiares, seja de forasteiros. Segundo um funcionário de um restaurante do centro, é praticamente impossível conseguir mesa naquela noite, já que as reservas são feitas com um ano de antecedência.

Sem distúrbios

Aparte algumas queixas devido ao barulho, já habituais, como é compreensível, a noite não registou qualquer incidente de maior. A PSP de Ovar tinha no terreno cerca de 40 agentes do Corpo de Intervenção e do Trânsito.(in «JN»)

Sem comentários: