quarta-feira, março 15, 2006

Porquê??



Indignadas, tristes, incrédulas e ofendidas.
Estes são apenas alguns dos adjectivos que caracterizam o estado de espírito das “Joanas do Arco da Velha” no rescaldo do Carnaval 2006.
Sem aviso prévio, as Joanas viram-se confrontadas com uma carta de poucas linhas na qual a Fundação de Carnaval comunica ter decidido aplicar ao nosso grupo uma penalização que se traduz em subtrair 20% ao valor do nosso subsídio – um “castigo” que, dizem, se fundamenta num artigo do regulamento de carnaval que, diga-se em abono da verdade, a própria fundação prima por não cumprir.
E assim, sem mais explicações, nós, as visadas, recebemos exactamente a mesma carta que foi enviada para todos os grupos que integram o corso de carnaval vareiro. Assim, sem mais qualquer tipo de explicação, como se de um acto consumado se tratasse, sem nos dar qualquer hipótese de defesa – direito de qualquer cidadão por maior crime que tenha cometido.
Sumariamente julgadas e castigadas, a “pena” foi anunciada à comunidade carnavalesca de uma forma que consideramos vexatória e humilhante.
Somos um dos grupos mais recentes no corso vareiro mas nem por isso temos memória curta. Este é um facto completamente inédito na história do carnaval de Ovar.
Temos consciência de que damos o melhor de nós em prol do Carnaval com todo o sacrifício que isso implica para as nossas vidas pessoais; quotizamo-nos e desdobramo-nos em esforços para fazer brilhar na Avenida Sá Carneiro o subsídio que nos atribuem, proporcionando um bom espectáculo a quem nos vê. Essa sempre foi a nossa prioridade.
Não merecemos esta imensa falta de respeito. Não merecemos esta enorme humilhação pública e ataque à nossa dignidade.
Não somos pretensiosas. Não precisamos de puxar dos nossos galões. Temos o nosso estilo e temos orgulho do nosso percurso de 15 anos. Quem acompanha o Carnaval de Ovar sabe que fomos percursoras de um novo estilo nos grupos de passerelle.
Já ganhámos, já perdemos e já fomos injustiçadas em dias de carnavais cinzentos e chuvosos, mas sempre assumimos as nossas posições com honestidade e dignidade.
Nem tudo o que é carnaval é brincadeira. Há muito trabalho, muitas horas dedicadas a alimentar “um bichinho” que vive dentro de nós e que nada tem de racional. Só por ser assim é que vamos suportando e passando por cima de situações que noutros aspectos da nossa vida jamais admitiríamos.

Somos folionas. Não somos palhaços.
Não precisamos do Carnaval para brilhar.
E quando o Carnaval deixa de ser uma festa para ser uma guerra já não faz sentido!
Ainda pensamos que um destes dias vamos acordar e perceber que tudo isto foi um pesadelo.


Joanas do Arco da Velha

1 comentário:

Zuzuca disse...

Segundo ouvi já dizer, a Fundação do Carnaval prepara-se para sancionar outros grupos e escolas de samba do Carnaval de Ovar, por atrasarem o corso. Sendo assim, o castigo aplicado às Joanas perde razão de ser. Eu explico: Se elas saíram tarde e a más horas nos dois dias, isso não é da sua responsabilidade, pois se os outros se atrasam que podem elas fazer? E quando finalmente saíram da escola Fragateiro, a organização quis que elas corressem para colmatar a lentidão dos outros, no fim de contas queria compactar, empurrando as Joanas para cima dos outros. Mas elas não estiveram para isso e mesmo tarde e más horas, não deixaram de dar o seu «show». Afinal, havia quem tivesse pago bilhete, afinal, havia gente na bancada, à espera delas...

Vamos ver se a Fundação também vai enviar cartas pra todos os grupos a anunciar o artigo ao abrigo do qual aplica a sanção. A surpresa causada nas Joanas nunca se repetirá, pois se já se sabe que vai haver mais sanções e já se sabe que grupos as vão levar... E há um cheiro intenso a «emenda de mão»... Bah!!
Quanto ao MPCO nem comento... Bah!


ps. se «o carnaval se paga a si próprio», senhor Júlio, a Fundação podia actualizar os subsídios, dando cumprimento ao regulamento, ou não?