sexta-feira, março 03, 2006

Nove recebem pílula do dia
seguinte durante o Carnaval


Nove mulheres que participaram do Carnaval de Salvador (BA) receberam a pílula do dia seguinte no primeiro ano em que o projeto de distribuição foi instituído pela prefeitura.
No total, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, 19 mulheres compareceram aos nove postos que funcionaram 24 horas por dia - todos nas proximidades dos três circuitos da folia - solicitando a prescrição para a utilização do comprimido que impede a formação do embrião desde que seja ingerido até 72 horas depois da relação sexual.
Após uma triagem, os médicos que estavam de plantão nos postos receitaram a pílula para nove carnavalescas - os medicamentos estavam armazenados nas farmácias instaladas dentro das unidades. As demais, segundo a Secretaria da Saúde, foram orientadas a procurar o serviço de planejamento familiar da prefeitura.
Entre as 19h de quinta-feira - quando aconteceu a abertura oficial do Carnaval - até as 7h de quarta (1º), outras 35 mulheres, além das 19 que queriam a pílula do dia seguinte, também recorreram aos postos municipais em busca de informações sobre métodos contraceptivos.
A assessoria de imprensa da secretaria informou na tarde desta quinta-feira que os coordenadores do projeto ficaram satisfeitos com os resultados e que pretendem manter o programa nos próximos anos.

Sem comentários: