sábado, março 25, 2006

Amélia Muge nos 30 anos da ACERT

Se pensa que o nome lhe diz alguma coisa. Acertou. Amélia Muge nasceu em Moçambique numa altura em que o Conjunto Oliveira Muge, oriundo de Ovar, fazia muito sucesso. Tal como o próprio nome indica, ela é da família.
Partidária de rotas musicais que aliam a tradição com a modernidade, lembrámo-nos dela, porque Amélia Muge associa-se hoje aos 30 anos de actividade da ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela e é ua pena que tendo ela raízes vareiras, nunca a tenham a convidado para um espectáculo por cá...
A música de Amélia é um universo sonoro muito particular, percorrendo rotas que ligam o antigo ao moderno, o popular ao erudito, a música portuguesa às músicas do mundo. Um espaço e tempo que não segue as convenções de leitura habituais. Uma matéria musical em viagem, desafiando as fronteiras dos géneros e dos estilos.
A música de Amélia Muge recorre a ambientes sonoros desarrumados por uma inquietação que não se contenta em interrogar o “passado”, mas sobretudo a própria “modernidade” e as suas “novas tecnologias”, como se de um velhíssimo facto consumado se tratasse.
Tem composto canções para diversas actividades Culturais e Educacionais: Teatro, Poesia, Programas da Rádio e T.V., Campanhas de Educação Sanitária e de Preservação do Meio Ambiente, Alfabetização de Adultos, Ensino Primário, Formação Profissional e Dinamização Sócio-Cultural.
Tem musicado poemas de Camões, Pessoa, Cesário Verde, Grabato Dias, Ramos Rosa, Flávia Monsaraz, José Afonso e Carlos Drumond de Andrade; de poetas algarvios, vários autores moçambicanos (entre eles Mutimati), franceses, ingleses, galegos (como Rosalia de Castro), poesias de cancioneiros e dela própria.
Fez parte do agrupamento e participou na edição de discos de Júlio Pereira. Em 1992, lança o seu primeiro CD, "Múgica". Participa nos III Encontros Musicais da Tradição Europeia, em Portugal, e nas "Lusofonias", em Amsterdam. Em 1993, participa no espectáculo "Lisboa, Tejo e tudo" e nos Encontros Acarte; faz um recital integrado na "História e Cultura dos Portugueses em França" (Paris) e realiza também uma digressão nacional em circuito universitário.
Em 1994, dá três recitais no Instituto Franco-Português, intervém no V Festival Inter-Céltico no Porto, grava o seu segundo CD intitulado, "Todos os dias", e apresenta este trabalho em digressão pela Holanda e Bélgica.
Em 1995, realiza uma digressão nacional que termina no Centro Cultural de Belém. Juntamente com José Mário Branco e João Afonso, grava o álbum ao vivo "Maio Maduro Maio" com temas de José Afonso. Participou recentemente nos "Musicais de Bastia", na Córsega.
Em 1998 edita o disco "Taco a Taco" que a viria a consagrar em 1999 com o prémio José Afonso, o mais importante prémio da Música Popular Portuguesa.
"A Monte" é o novo CD de Amélia Muge, que foi lançado a 17 de Junho de 2005. Neste caso a cant'autora persegue as "vozes a monte", que acentuam os encontros poéticos, literários, teatrais e musicais do seu universo particular, a desvendar.
“A Monte” é uma edição conjunta Amélia Muge e a Vachier e Associados. Neste trabalho, Amélia Muge persegue as “vozes a monte” que a inspiram, acentuando os encontros e o cruzamento de referências poéticas, literárias, teatrais e musicais, na forma única da autora-compositora-intérprete.
Sucessor de “Taco a Taco”, este Cd intitulado “A Monte” é um conjunto de 18 temas intercalados por alguns textos que reúnem alguns dos autores e compositores mais marcantes no percurso artístico de Amélia Muge, os quais fez questão de invocar para poder oferecer um disco repleto de referências poético-literárias, teatrais e musicais (Grabato Dias, Drummond de Andrade, Fausto, José Afonso, Hélia Correia, Mia Couto, entre outros).
Com direcção musical e arranjos de António José Martins, participaram nas gravações, José Manuel David, Catarina Anacleto, João Lobo, José Manuel Neto, Rui Júnior, Yuri Daniel e o próprio José Martins. A presença destes músicos foi complementada pelas participações virtuais dos Gaiteiros de Lisboa, Cramol, Mário Viegas , "OÓQueSomTem" e as vozes búlgaras do Pirin Folk Ensemble.

Discografia

- Mugica (1992)
- Todos os Dias (1994)
- Participação em Maio Maduro Maio (1995)
- Taco a taco (1998)
- A Monte (2005)

Sem comentários: