domingo, março 05, 2006

Mau tempo
Casas inundadas e telhados destruidos,
mas sem vítimas mortais


Quedas de árvores, telhados danificados e inundações em casas e lojas foram os efeitos até agora registados devido ao mau tempo, que colocou em alerta metade dos distritos de Portugal Continental, mas provocou apenas um ferido ligeiro.
Nove dos dezoitos distritos portugueses estão este fim-de- semana em situação meteorológica de risco moderado ou elevado, depois de o Instituto de Meteorologia ter anunciado a queda de neve e ventos com rajadas que poderiam atingir os 100 quilómetros/hora.
Até ao momento, há registo da destruição de uma vacaria que abrigava 450 animais em Monte Redondo, Leiria, e de várias estufas agrícolas atingidas pelos ventos fortes que afectaram a região.
Até ao momento, há apenas registo de um ferido ligeiro, no concelho de Leiria, provocado pelo mau tempo que derrubou uma árvore de grande porte e destruiu parcialmente o telhado de uma casa habitada.
Devido ao mau tempo que se fez sentir nas primeiras horas da manhã, registaram-se ainda, um pouco por toda a Região Centro, quedas de árvores, danos em telhados e inundações em lojas de habitações.
Mas, segundo informações dos Centros Distritais de Operações de Socorro (CDOS), estes acidentes não provocaram quaisquer feridos.
Também no Alentejo, dezenas de árvores caíram e várias residências foram inundadas, segundo relatos dos bombeiros locais que foram chamados a intervir em inundações ocorridas em casas nas zonas de Borba, Vila Viçosa e Redondo.
Segundo um responsável da Brigada de Trânsito da GNR, o vento forte prejudicou também as condições de circulação nas duas pontes de Lisboa, tendo sido limitada a velocidade na Vasco da Gama a um máximo de 80 km/hora.
Também no concelho de Leiria o trânsito esteve condicionado durante várias horas na estrada nacional 109, no sentido Sul-Norte, em Chaínça, na sequência da queda na via de linhas telefónicas.
Apesar do mau tempo, até meio da tarde a GNR não tinha qualquer registo de acidentes graves.
Em comunicado, o Serviço de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) apela aos condutores para que reduzam a velocidade e tenham "especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição da visibilidade, que poderá aumentar o número de acidentes de viação".
O SNBPC recomendou ainda o encerramento de portas e janelas e pediu que fossem retirados os objectos soltos de varandas e peitoris de janelas, alertando ainda para o perigo de estruturas como andaimes, toldos ou tendas poderem ser afectadas por rajadas de vento ou queda de árvores e postes.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Coimbra, Portalegre e Faro estão em alerta laranja, que corresponde a uma "situação meteorológica de risco moderado a elevado".
O alerta amarelo - situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica - abrange os distritos Porto, Aveiro, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja.
Apenas no distrito de Évora e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira não foram emitidos alertas.
O Instituto de Meteorologia prevê ventos moderados a fortes nas regiões Centro e Norte de Portugal Continental, especialmente no litoral, com rajadas até 90 Km/hora, e vento forte a muito forte nas terras altas, com rajadas até 100 Km/hora".

Sem comentários: