quinta-feira, março 23, 2006

Doctor! Doctor!



O tempo costuma esquecer muitas das criações artísticas passadas, e para música é particularmente cruel, uma vez que acabam ignorados não só os nunca conhecidos ou os famosos por um dia, mas também autores de carreiras com um certo peso e alguns feitos em determinando momento.
É o caso dos Thompson Twins, trio pop britânico que, com carreira ao longo de toda a década de 80 (e visível sucesso global entre 1983 e 87), são hoje uma memória em quem viveu esses tempos e ilustres desconhecidos das novas gerações, sem descendências nem canções reinventadas por terceiros.
O grupo nasceu como um colectivo de formação variável na Inglaterra pós-punk de finais de 70, e só encontrou rumo definido em 1983 ao assumir-se como um esforço de apenas três pessoas: o fundador Tom Bailey, Allanah Currie e Joe Lewoy. Nesses primeiros anos editaram singles em etiquetas independentes e dois álbuns de discreta popularidade na Arista, nos quais partiram das heranças directas dos Kraftwerk e da loucura controlada de uns Talking Heads, juntando-lhes depois um toque de requinte e sofisticação ao jeito de uns Roxy Music, porém de personalidade claramente pop electrónica. Em 1983 encontram um som com personalidade no mais bem sucedido «Quick Step And Side Kick» e, um ano depois, com o delicioso «Into The Gap», são um dos grupos de maior popularidade dos dois lados do Atlântico, o que se constata pela carreira de singles como «Hold Me Now» e «Doctor! Doctor!»
Este último pode ser encarado como um dos melhores representantes do som dos Thompson Twins: uma pop electrónica eloquente, onde a presença de
elementos "alienígenas" como um cordeão, um trabalho delicado na construção de texturas cenográficas e o diálogo entre as vozes de Tom Baliey e Allanah Currie cria a diferença face aos companheiros do seu tempo.

THOMPSON TWINS: "Doctor! Doctor!" (Arista, 1984)
Lado A: Doctor! Doctor! (Bailey / Currie / Lewoy)
Lado B: Nurse Shark (Baliey / Currie / Lewoy)
Produção: Alex Sadkin e Tom Baliey
Posição mais alta na tabela britânica: 3
Editado em Portugal apenas na versão máxi-single pela Dacapo

Sem comentários: