sábado, março 04, 2006

Fantasporto
"Frostbitten" do sueco Anders
Banke ganha Grande Prémio


O filme sueco "Frostbitten", de Anders Banke, um filme de vampiros passado numa cidade do Norte da Suécia, ganhou o Grande Prémio do 26º Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto, anunciou hoje fonte da organização.
Este filme venceu a Secção Oficial de Cinema Fantástico, enquanto na Semana dos Realizadores o vencedor foi outro filme nórdico, "Adam's Apples", de Anders Thomas Jensen, da Dinamarca.
O filme de Anders Thomas Jensen, que já venceu esta mesma secção do "Fantas" em 2003, com "Green Butchers" (que nesse ano ganhou o Méliès de Ouro, ganhou também este ano os prémios destinados ao Melhor Argumento e ao Melhor Actor na sua secção.
Outro dos grandes vencedores deste ano é "Animal", uma co- produção luso-francesa, falada em inglês, realizada pela francesa Roselyne Bosch e com Diogo Infante no principal papel.
Este filme, co-produzido por António da Cunha Telles, ganhou o Méliès de Prata, pelo que será o candidato pelo Fantasporto ao Prémio de Melhor Filme Europeu de Cinema Fantástico - o Méliès de Ouro de 2006, a atribuir em Julho, em Helsínquia.
"Animal" ganhou ainda o Prémio de Melhor Argumento na Secção Oficial de Cinema Fantástico.
Na Secção Oficial Orient Express, dedicada ao cinema oriental, os vencedores são filmes de dois grandes nomes do cinema mundial, Chan Wook Park com "Sympathy for Lady Vengeance" e Kim Ki Duk com "The Bow".
O Júri Internacional de Cinema Fantástico, composto por Maria João Sigalho (Portugal), Chozin Zeong (Coreia do Sul), Rachel Belofsky (EUA), Nicolas Debot (Suécia) e Christian Hallman (Suécia) deliberou, ainda, distinguir o filme "Johanna", do húngaro Kornél Mundruczó com os Prémios Especial do Júri e Melhor Actriz (Orsi Tóth), um surpreendente filme operático que foi aplaudido em Cannes.
O Prémio de Melhor Realização da Secção Oficial de Cinema Fantástico foi para o filme canadiano "Saints-Martyrs-des-Damnés", a primeira incursão na realização do actor Robin Aubert.
Um estudo profundo sobre a solidão e a paranóia deu a Jaume Garcia Arija, o Prémio de Melhor Actor, em "Zulo", um filme que já tem tido uma carreira internacional vencedora de diversos prémios em festivais.
O Prémio de Melhor Realização da Semana dos Realizadores foi para o holandês Pieter Kuijpers, pelo filme "OffScreen", um intrigante thriller psicológico, inspirado em factos reais, enquanto o galardão para a Melhor Actriz desta secção foi para Victoria Abril, pela sua interpretação em "Incautos" de Miguel Bardem.
Quando terminar, às primeiras horas da madrugada de segunda- feira, o 26º Fantasporto terá exibido, nos seus 14 dias de duração em cinco salas do Grande Porto, mais de 150 longas-metragens e 80 curtas- metragens em cerca de 200 sessões de cinema.
O Fantasporto regressa no próximo ano, para a 27ª edição, entre os dias 23 de Fevereiro a 3 de Março.

Sem comentários: