terça-feira, março 21, 2006

COMUNICADO
Movimento P'ró Carnaval de Ovar

Como é do conhecimento de todos os Grupos e Escolas de Samba do Carnaval de Ovar e população em geral, o Grupo de passerelle Joanas do Arco-da-velha foi penalizado pela Fundação de Carnaval de Ovar conforme carta enviada a todos os Grupos e Escolas de Samba.

Os motivos que levaram a Fundação a penalizar o grupo foi explicitado às Joanas do Arco-da-Velha, apenas ontem, dia 20 de Março, em reunião na qual o MPCO esteve presente na qualidade de observador.

A penalização, como anunciado na carta acima referida, aponta para o artigo 4º, alínea e) Comportamentos gravemente perturbadores dos desfiles: perda de 20% do subsidio dos elementos responsáveis pelos actos.

As razões apontam para o contínuo desrespeito do Grupo Joanas do Arco-da-velha, pelas indicações da organização no sentido de avançarem mais rapidamente durante corso, agravado por uma prolongada e injustificada paragem no final do percurso, desrespeitando assim também o Grupo que se lhes segue na Ordem do desfile, os Carrucas, os Preto no Branco e ainda o Rei de Carnaval. Assim sendo, todos os elementos são penalizados.

O MPCO não pretende ser um Sindicato de Grupos nem um Tribunal Arbitral, no entanto, e sem pretender desculpabilizar as Joanas do Arco-da-Velha nem irresponsabilizá-las do comportamento que lhes é apontado, cabe-nos, tecer as seguintes considerações:


1 - Tendo sido notória a resistência de vários grupos em manter um bom ritmo de desfile durante o corso deste ano, e não só, a tomada de decisão desta penalização nunca poderia ser pacífica. Devemos ser unânimes em considerar que as Joanas são apenas o pior de vários maus exemplos de comportamento em desfile. Comunicar às Joanas, ao mesmo tempo que a todos os Grupos/Escolas, a aplicação de uma penalização, sem a explicitação clara das razões que levaram à aplicação da sanção, apenas favorece a especulação, a calúnia e a maledicência. Por outro lado ninguém deverá ser punido sem ser formalmente acusado, através de notificação ou nota de culpa, tendo nessa notificação, a informação clara de um período razoável para se defender. Fornecer essa informação, de forma clara e inequívoca, mais de 10 dias após a notificação, apenas serve para agravar. De forma a proteger os implicados, seria aconselhável maior celeridade na resolução deste tipo de casos.

2 - A inexistência de um regulamento à altura da Festa é a maior lacuna da nossa organização. Foi essa lacuna que levou à criação do MPCO. Não podemos ver com bons olhos que se recorra, precisamente, a esse regulamento insípido, desajustado e, normalmente, ignorado para justificar a aplicação de uma penalização. Todos sabemos que a FCO viola, consecutivamente, vários artigos desse regulamento há anos sem que nada lhe possa vir a acontecer, pois não existia um órgão consultivo dentro da orgânica da própria Fundação, que possa emitir pareceres a alertar para tais incumprimentos.

Apesar de, em ano de transição, poder ter sido feita de outras formas igualmente eficazes e muito menos polémicas, não podemos deixar de perceber que esta penalização é uma forte chamada de atenção para um tipo de situação que, a continuar, poderá significar a morte do corso carnavalesco tal como o conhecemos: a sua duração.

A demora do corso é um problema que se arrasta há anos e que atingiu um ponto insustentável. Compete definir, com urgência, regras claras que reduzam a sua duração para METADE.


Foi uma vez mais, notória a falta de tacto com que a Fundação lida com os Grupos/Escolas, parecendo normalmente criar mais problemas do que aqueles que resolve. A falta de elementos conhecedores da realidade e que saibam lidar com a sensibilidade dos grupos, no Conselho de Administração faz-se sentir, nestas questões mais delicadas. Esperamos que, de futuro, a situação melhore com a participação dos Grupos/Escolas nos corpos sociais da Fundação.


Façamos votos para que, com este caso, todos tenhamos aprendido alguma coisa. A Fundação que deveria ter tido outra abordagem do problema, e os grupos que deverão dar ao respeito pela Festa, pelos outros Grupos e pelo público que nos visita, mais importância do que ao seu gozo pessoal.



Ovar 21 de Março de 2006
MPCO - Movimento Pró-Carnaval de Ovar (daqui)

7 comentários:

Zuzuca disse...

«As razões apontam para o contínuo desrespeito do Grupo Joanas do Arco-da-velha»

Não há dúvida que seria bonito que algun destes senhores que fazem parte do MPCO em vez de estarem a lavar as mão, assumissem que os grupos que integram também desrespeitam bastas vezes as ordens Fundação e esvaziavam muito facilmente, por ser verdade, esta decisão que não lembraria ao diabo. Mas não, preferem ser como PIlatos. Para quem estava a espera que uma posição vigorosa do MPCO, esta foi uma desilusão.

Volat Il disse...

Laranjada, mostras saber tirar prazer de um debate aceso denotando sempre preocupação em passar uma mensagem positiva e orientadora. Mas temo não ter paciência para aguardar até que as pessoas se tornem educadas e instruídas para ver as coisas mudarem. É que, a este ritmo, por essa altura já deverei ter morrido de velhice. Não me desagradam as revoluções, sei é que raramente se consegue juntar um exército numeroso e determinado que garanta o seu sucesso. Por alguma razão, as revoluções não são o forte do povo português.

Assim sendo, vou acreditando que podemos ir mudando regulamentos que imponham mudança às pessoas e mudança DE pessoas.

Dizes "Quando se quer reformar as coisas começando pela parte burocratica (regulamentos, etc.), o que se consegue é a paz podre de que tanto gostam os mediocres do poder instalado." Concordo.
Tal como dizes, desvia a conversa do facto de alguém ter "prometido" que saía da FCO a seguir ao Carnaval.
Quando se diz, em comunicado, que a Fundação parece normalmente criar mais problemas do que aqueles que resolve (como observado no post do Volat Il) parece-me que se pretende lembrar a todos, a qualidade do trabalho desenvolvido pelo actual grupo de liderança da FCO.

Podemos, então agora, voltar às questões importantes das quais fomos desviados no últimos dias e que, mais não seja, serviram para nos fornecer mais dados para as tomadas de decisão que aí vêm.

Convido-vos a fazerem-no no
fórum do MPCO
(que me desculpe o alvi-negro mas é por uma boa causa. Estás convidado tb :)) para que todos possamos beneficiar com a opinião de todos.

Volat Il disse...

AlgodãoAmargo, Onde se lê «As razões apontam para o contínuo desrespeito do Grupo Joanas do Arco-da-velha» trata-se das razões apresentadas pela Fundação. Não fazemos, aqui, qq juízo de valor.
Na opinião do MPCO elas "serão apenas o pior de vários maus exemplos de comportamento em desfile". Houve vários.
Sem qualquer tipo de ironia... Já releste o texto entretanto?

PoetaZarolho, perdoe-nos a utilização de "fraseologia" de Direito. Não é nossa pretensão abordar as coisas por aí. Ela está presente apenas fruto da formação académica de um dos elementos do MPCO.
Mas não percebo porque fala de testemunhas e na palavra da autoridade que faz fé. Não foram tantos milhares a assistir? Essa situação não se coloca.
As próprias Joanas não contestaram, até agora, aquilo que lhes foi apontado. No único comunicado que emitiram mostraram apenas indignação.
Se já tinha visto tudo isso e só estava a "marrar", peço desculpa por não ter percebido a ironia.

Volat Il disse...

PoetaZarolho,

Quando as Joanas se mostram "indignadas, tristes, incrédulas e ofendidas", não estão a negar as acusações de que são alvo. Nem podiam, todos aqueles adjectivos acontecem resultado da forma como tinham sido notificadas.

Pediram explicações, e obtiveram-nas na passada 2ª-feira. Aguardamos a respectiva tomada de posição .

Compete, antes de mais, às próprias Joanas defenderem-se. Compete-nos, depois, a todos nós sermos solidários, ou não, com essa posição.

Pessoalmente, parece-me que este caso está longe de ter terminado.

Volat Il disse...

Face a tamanho disparate, convém esclarecer que a aceitação de um cargo remunerado da parte de qualquer elemento do MPCO colocaria em causa toda a seriedade do trabalho desenvolvido. Nenhum elemento do MPCO permitiria que isso acontecesse.

Volat Il disse...

(Post já um pouco off-topic)

Sou, logicamente, um dos apoiantes da existência de um profissional de qualidade inteiramente dedicado ao Carnaval.
Por isso, seria muito do meu agrado que fosse anunciado qual o plano conspirativo que eu não tive o discernimento de antever. Sinceramente.

Com vista a permitir uma visibilidade mais duradoura das questões levantadas ao MPCO, convido-vos a postarem no forum do MPCO.
Anunciem as dúvidas que vos assolam o espírito.
Julgo que o debate poderia ser esclarecedor para todos.

--
Carlos Gomes

Volat Il disse...

Caro Sardinha,
Desde a sua criação que o MPCO tem disponível um espaço de discussão pública sobre os assuntos com ele relacionados. Aquele é o espaço indicado para intervenções deste género.
Quando pretendemos que as nossas palavras ou actos tenham algum efeito prático ou repercursão, é útil a preocupação com o local onde os levamos a cabo. Apenas isso.