sábado, março 26, 2005

Queixa contra pároco por causa do relógio

A Ribeira de Ovar é conhecida pela beleza natural da sua paisagem, hoje um tanto abandonada mas com potencialidades reconhecidas pela própria edilidade que está a preparar um novo Plano de Pormenor. Aquele lugar pitoresco, a dois passos do centro da cidade, ganhou, nos últimos dias, outro motivo de reconhecimento: o relógio da capela de Santa Catarina.
O toque ao som dos acordes da «Avé Maria» sempre ecoou pelas redondezas, em especial durante a noite, e nunca constituiu problema. Há cerca de um ano, a comissão zeladora do templo decidiu trocar de relógio e o respectivo toque por um mais moderno e aqui começaram os problemas. Parte da população reclama que o volume do sino está demasiado alto e não deixa ninguém dormir, numa posição corroborada pelo padre da paróquia de Ovar. Do outro lado da contenda por causa da amplificação sonora do sino, está a Comissão Zeladora da Capela, responsável pela compra do novo relógio, que assegura não encontrar qualquer motivo para queixas.
Os dois grupos, insatisfeitos, já se fizeram ver e ouvir em frente da Câmara Municipal de Ovar. Coube ao vereador José Américo ouvi-los e receber os abaixo-assinados, com cerca de meia centena de assinaturas. O primeiro protestava contra o volume do som do sino quando este dá as horas. «Muitos deles garantiam estar desagradados por não poderem descansar durante a noite», confirmou José Américo ao «Diário de Aveiro». Este grupo que se manifestou em frente da câmara e depois foi recebido pela autarquia, trazia consigo o resultado de uma medição acústica no qual era visível que o sino excedia os limites impostos por lei.(«DA»)

1 comentário:

MQ disse...

sim, mas o sino d ovar esta de facto alto..
mas quem e que quer ouvir as badaladas quando dorme__