segunda-feira, março 07, 2005

Guedes da Costa incluído
Alberto Souto quer correr
com administração da Simria


O presidente da Câmara de Aveiro, o socialista Alberto Souto, defende a substituição dos elementos do Conselho de Administração (CA) da SIMRia - todos do PSD -, e diz que é o Estado, que detém a maioria do capital da SIMRia, «quem manda na empresa».
Na polémica que opõe a autarquia e a SIMRia – Sistema Intermunicipal da Ria, o autarca defende a demissão do CA. «Por mim serão imediatamente substituídos», disse, não esclarecendo, porém, se defende o regresso dos socialistas à administração. Recorda, contudo, que em 2003 os elementos do CA da altura, os socialistas Celestino Almeida, Augusto Leite e António Lamego «foram saneados e designados outros por critérios partidários», concretamente Guedes da Costa, Fernandes Thomaz, Armando Vieira e Antunes Almeida. No CA que esteve em funções até Abril de 2003, um ano depois do PSD entrar para o Governo, depois da queda do PS, estavam outros partidos representados. Contudo, na nova formação empossada, o PSD fez valer a maioria, que ainda detém, nas câmaras municipais e o facto de ser Governo. Souto considera ainda «incompreensível que o município de Aveiro, que gera 50 por cento dos efluentes do sistema, não tenha uma representação no Conselho de Administração».
Mas nem será por esta questão partidária que Alberto Souto justifica esta pressão sobre a SIMRia, embora pareça transparecer que os socialistas pretendem tomar o poder na administração da empresa, agora que o PS, depois de vencer as legislativas, está à beira de tomar o lugar do PSD na governação.

Sem comentários: