quinta-feira, março 24, 2005

Administradores da «Universal Motors»
de Ovar processam Efacec


O presidente do Conselho de Administração da Universal Motor´s, em Ovar, vai intentar um processo crime contra a Efacec por alegadas responsabilidades na descapitalização da fábrica de motores eléctricos de Ovar que se encontra em regime de Lay-off desde Junho do ano passado. António Pinho garante que esta decisão vai ser também comunicada à Comissão do Mercado de Valores, uma vez que Efacec está cotada em bolsa.
Depois do requerimento, em vésperas da Assembleia de Credores, a pedir o afastamento do Gestor Judicial Paulo Silva, que levou a juíza a adiar a sessão por estar perante "um incidente de suspeição", os administradores António Pinho e Miguel Nogueira afirmaram ao COMÉRCIO que "há dez anos que os trabalhadores estão a ser enganados". Segundo eles os trabalhadores "estão a ser vítimas de uma situação criada pela ex-administração da família Rica, que é também uma das maiores accionistas da Efacec, a maior credora da Universal Motor´s".
Para os dois responsáveis a criação da Universal Motors Comercial (UMC) foi mais um factor para a descapitalização da empresa e desvio de encomendas que passaram a ser asseguradas por esta nova empresa com a mesma denominação, mas com vocação comercial. Os dois responsáveis suspeitam que "os movimentos contabilísticos entre a Efacec, UMC e Universal Motor´s são difusos", levantando por isso várias dúvidas que não quiseram especificar "para já".
"Alguém vai ter de pagar por esta situação que colocou a empresa e os seus 96 trabalhadores em dificuldades", afirma António Pinho, garantindo que vai "até ao fim para apurar responsabilidades, e os culpados pagarem pelo que fizeram".
"Foi a mesma pessoa que esteve ligada à fundação da Universal Motor´s, que fundou a UMC, levando consigo pessoas essenciais e depois as abandona, criando ainda outras empresas paralelas que vieram fazer concorrência à Universal Motor´s", sustenta.(«Comércio»)

Sem comentários: