sexta-feira, março 18, 2005

Nomeado novo gestor
Trabalhadores da Universal Motors
preparam protesto no Ministério da Economia


A assembleia de credores da empresa de motores eléctricos Universal Motors, situada em Ovar, foi ontem adiada, uma vez que a actual administração da unidade industrial alegou que o gestor judicial, Paulo Silva, foi indicado pela EFACEC, a maior credora deste processo, que representa 41 por cento dos créditos, que ascendem, no total, a sete milhões de euros. Nesse sentido, a Universal Motors apresentou um recurso, sustentando que poderá ter havido parcialidade na actuação do responsável judicial e que, além disso, não tem existido um relacionamento entre ambas as partes.
Após algumas horas de expectativa enquanto decorreu a chamada dos representantes dos 282 credores, a juíza comunicou que a assembleia de credores não se podia realizar, por ter dado ontem entrada um incidente de suspeição sobre o gestor judicial.
O clima de suspeição levou ao adiamento do encontro e à nomeação de um novo gestor judicial, Elmano Vaz. A nova sessão ficou marcada para o dia 31 deste mês, às 14h30.
Um dia antes, a 30 de Março, os 58 trabalhadores da Universal Motors, que se encontram com os contratos laborais suspensos desde Junho do ano passado, deslocar-se-ão ao Ministério da Economia, em Lisboa, para lutar pela viabilização da empresa. O objectivo do protesto é que o Governo pressione a EFACEC e a banca, que detém cerca de 10 por cento dos créditos, para que seja possível a "sobrevivência" do equipamento fabril e respectiva defesa dos postos de trabalho.(«Público»)

Sem comentários: