sábado, março 19, 2005

Menina deverá comer normalmente
no início da semana


A menina de cinco anos que no passado dia 26 de Fevereiro sofreu queimaduras de terceiro grau na garganta, esófago e estômago, ao ingerir uma substância de uma garrafa de água, num café, em Arada (Ovar), está a recuperar favoravelmente.
A criança continua na unidade de Pediatria do Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, mas já se alimenta com a ajuda de uma sonda e não pela veia como nos primeiros dias de internamento.
Ana Clara Costa Pinto faz seis anos no mês que vem. Na passada sexta-feira foi sujeita a uma endoscopia através da qual foi possível concluir que o estômago «está quase a cicatrizar e o esófago e a garganta estão a evoluir bem», segundo declarações da mãe, Patrícia Pinto. As perspectivas apontam para que a criança comece a comer pela boca já no início da semana que vem.
De acordo com Patrícia Pinto, a filha não se tem queixado com dores, à excepção do dia em que ingeriu a substância guardada numa garrafa de água. «É uma menina muito corajosa», refere, sublinhando que «os médicos têm ficado muito surpreendidos com a sua força».
Patrícia Pinto desconhece o resultado da análise às substâncias entregues ao Serviço de Toxicologia Forense, da delegação do Porto do Instituto de Medicina Legal, e, por isso, baseia-se apenas nas conclusões médicas que apontam para a ingestão de uma substância cáustica. A mãe da criança acredita na possibilidade de nunca vir a saber os resultados reais, porque, ao que diz, «o proprietário alega que virou para o chão o resto do produto aquando da confusão gerada no café».(«DA»)

Sem comentários: