quinta-feira, março 31, 2005

Ministério da Economia vai estudar
viabilização de três empresas de Ovar


O Ministério da Economia e Inovação recebeu ontem representantes do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro (SIEC) que quiseram dar a conhecer in loco as principais preocupações de três empresas instaladas no concelho ovarense. Os funcionários da firma de motores eléctricos Universal Motors, da multinacional nipónica de componentes eléctricos para automóveis Yazaki Saltano e da Philips pretenderam, desta forma, marcar a sua posição e solicitar a intervenção do Governo. Para já, fica somente a promessa da tutela de se reunir com os representantes das três empresas para tentarem, em conjunto, encontrar uma solução para a ameaça de deslocalização e despedimento que paira sobre os trabalhadores.
A ameaça de uma onda de despedimentos e de uma eventual deslocalização da Yazaki Saltano foram os temas levados na bagagem. Cerca de 40 trabalhadores da Universal Motors deslocaram-se a Lisboa para acompanhar a intervenção sindical. Ao que tudo indica, hoje será decidido o futuro da empresa de motores eléctricos, já que o Tribunal de Ovar agendou para o início da tarde uma nova assembleia de credores (ver caixa).
Na ausência do ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, o secretário de Estado adjunto, António Castro Guerra, tomou nota da exposição dos representantes dos funcionários. E foram deixadas algumas promessas. Segundo José Vinha, do SIEC, a Yazaki Saltano irá ser recebida já amanhã. As restantes empresas ficam a aguardar uma data para reunirem com o governante.
Vinha, um dos 58 operários que, desde Junho do ano passado, se encontra com o contrato laboral suspenso na Universal Motors, garantiu que "foi dado conhecimento da situação actual das três empresas, pedindo uma intervenção na resolução dos seus problemas". No caso da Universal Motors, referiu, "foi reafirmada a viabilidade da empresa". O dirigente sindical está confiante na actuação do Ministério da Economia e Inovação. "O Governo vai estudar os problemas destas empresas e vai chegar à nossa", disse.
Depois da reunião no ministério, o SIEC e os trabalhadores marcaram presença no plenário da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), na aula magna da Universidade de Lisboa. Depois, seguiram, em conjunto com os representantes de outras empresas, para uma manifestação que teve lugar à porta da Confederação das Indústrias Portuguesas.(«Público»)

Sem comentários: