quarta-feira, março 16, 2005

Na estação da CP
Painéis de azulejos
degradam-se a cada dia que passa


Os painéis de azulejos que decoram a fachada exterior do edifício da estação da CP em Ovar estão bastante degradados, apesar de serem trabalhos artísticos executados por Licínio Pinto e F.L. Pereira, entre 1917 e 1919, na antiga fábrica aveirense «Fonte Nova», para além de serem documentos iconográficos de grande interesse histórico e etnográfico para Ovar.
Todos os catorze painéis apresentam sinais de degradação, como azulejos rachados ou partidos, havendo mesmo painéis onde faltam vários azulejos. Essa degradação é tanto mais grave por Ovar ser considerada a «cidade do azulejo» e onde a autarquia local demonstra uma grande atenção pela preservação e valorização das antigas fachadas de azulejos, tendo mesmo uma exemplar oficina de restauro. No entanto, é à CP que pertence a responsabilidade pela salvaguarda dos painéis da estação.
Quanto aos dez painéis que decoram a fachada virada para as linhas de combóio, os originais foram retirados há pouco mais de duas décadas, estando alguns no Museu de Ovar, tendo sido substituídos pelos actuais, executados em 1980 por F. Gonçalves, no Atelier Razamonte, de Gaia.
Os catorze painéis de azulejos que revestem essa fachada retratam paisagens e cenas do quotidiano ovarense do início do século vinte, que há muito desapareceram e que só perduram na memória dos mais velhos, nas fotos antigas e em documentos a que a grande maioria do público não tem acesso diário.
As imagens representadas nesses painéis são: açude do Casal, aldeia e capela de S. Donato, estrada do Furadouro para Carregal, rio da Madria, rio e ponte do Casal, Lôpo da Madria, lavadeiras no Lôpo, moinhos nas Luzes, e ainda diversas paisagens de Ovar e arredores.

1 comentário:

Anónimo disse...

oi rodrigo por mero acaso passei por aqui e nao resisti de mandar saudaçoes,mas queria dizer k apesar de ovar ser uma cidadesinha agradavel,pena é que tenhamos gente a frente deste municipio tao incompetente para um cargo que deveria ser gerido pela paixao a cidade e nao pelo amor dinheiro ou sattus,muita coisa pode ser feita nesta cidade com muito pouco dinheiro,a base de exp.no parque automovel,muito bonito as margens,mas nao serve para nada,temos muita mata onde param os reservatorios de agua?e para rega?