quarta-feira, maio 31, 2006

Descubra as diferenças!

Palheiros de Esmoriz



Se os tradicionais palheiros do litoral centro se encontram em vias de extinção, as novas construções tentam recriá-los em pormenores arquitectónicos dignos de registo. Como é o caso deste, localizado em Esmoriz, encontrado aqui.
Os palheiros eram, como se sabe, moradias típicas da praia de Esmoriz. Construídos em madeira assente em estacarias, permitiam a circulação do vento, por debaixo delas.
Hoje, restam apenas alguns exemplares, entretanto remodelados ao longo dos tempos. A maioria deles foi trocada por modestas casas de pedra e cal ou até mesmo barracas. O advento do turismo e a expansão urbana apressou o seu desaparecimento da paisagem. Estes, dão à zona sul da praia um aspecto simplista, retratando a simplicidade dos seus moradores.
A primeira menção de licença de que temos noticia para a construção de palheiros entre nós, data de 29 de Janeiro de 1854. Em 1866 já se fazia referência aos palheiros da Praia de Esmoriz, conforme registos existentes na Junta de Freguesia, segundo os quais as pessoas se reuniam na praia junto aos palheiros para festejarem o S. Martinho, acendendo grandes fogueiras até altas horas da madrugada.
Por outro lado, nas campanhas de pesca de Esmoriz trabalhavam homens que nas horas vagas da agricultura se faziam ao mar. Estas habitações teriam então a finalidade de permitir uma segunda habitação aos pescadores, podendo estes aí guardar os seus apetrechos piscatórios, durante a época em que se dedicavam à faina do mar.
Ehehehehehehe
Quadrigémeos do Porto
Eles precisam de toda a ajuda possível!

Caros amigos do Porto... e redondezas:
Se souberem de alguém que já não precise de roupa de bebé e coisas afins, se quiserem, podem deixar as coisas na BP do Fluvial, ao cuidado do Sr. Paulo Ribeiro. É o pai dos 4 gémeos que nasceram esta semana no Hosp. Santo António. Precisam de toda a ajuda possível.
Se não sabem, fiquem a saber que estes pais ao contrário do que sucede em Espanha, em que estes casos são logo patrocinados pela Prénatal, etc., cá ninguem ofereceu nada! Tempos de crise? «Moleza» à portuguesa? Ao menos, nós vamos fazer qualquer coisa, ok?
Os gémeos moram no bairro social em frente. A mãe está desempregada e o pai é lavador de carros na BP. Vamos ser solidários!
(Este e-mail circula na net)
Jovem de Santa Comba Dão
desaparecida


A JOANA MARGARIDA OLIVEIRA ESTÁ DESAPARECIDA DESDE O DIA 8 DE MAIO, POR VOLTA
DAS 12:30 HORAS! TEM 17 ANOS, É ESTUDANTE NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTA COMBA
DÃO! FAMÍLIA E AMIGOS ESTÃO DESESPERADOS À SUA PROCURA! SE SOUBEREM DE ALGO QUE POSSA SER ÚTIL NAS SUAS BUSCAS POR FAVOR
CONTACTEM OS NÚMEROS ABAIXO!

CONTACTOS:
232 882 526 (Pais)
96 188 7110 / 91 348 4467
96 643 9038 / 91 833 0946

POR FAVOR AJUDEM!
NÃO É BRINCADEIRA! SÓ ESPERAMOS QUE NUNCA PASSEM PELO MESMO!
DESDE JÁ, O NOSSO OBRIGADO PELA ATENÇÃO, PASSEM A MENSAGEM POR FAVOR, NÃO
CUSTA NADA E PODEM ESTAR A AJUDAR!
Diário da Selecção
entre as 10h e o Meio-dia (ep.2)


10: 01 h - Simão chora, queixando-se de que Hélder Postiga lhe terá comido o pão com manteiga
10: 02 h - Caneira dá entrada no departamento médico, após ter sido vítima de uma entrada dura de Petit durante o pequeno-almoço
10:03 h - O massagista da selecção dá entrada no departamento médico, após ter sido vítima de uma entrada dura de Petit durante o pequeno-almoço
10:10 h - Quim agride um empregado de mesa, depois de este lhe ter dito que era holandês
10:30 h - Início do treino
10:45 h - Figo e Cristiano Ronaldo entram no estúdio para gravarem um spot publicitário para um banco
10: 50 h - Nuno Gomes está finalmente pronto para entrar no treino
11:00 h - Costinha inicia o pequeno-almoço
11:01 h - Treino interrompido para prestar assistência médica a Luís Boa Morte, que foi vítima de uma entrada dura de Petit
11:03 h - Ricardo é sodomizado por um adepto local após este ter ficado excitado com a sua voz sexy
12:00 h - Treino interrompido para prestar assistência médica a Paulo Santos, que foi vítima de uma entrada dura de Petit

terça-feira, maio 30, 2006

Mundial 2006/Sport TV: só faltava esta
Transmissão pública de jogos
só em iniciativas autárquicas




Parece brincadeira, mas é a sério. Leiam com atenção: A transmissão televisiva dos jogos da selecção nacional em espaços públicos foi autorizada, mas será integrada apenas no âmbito de iniciativas autárquicas, anunciou a Sport TV.
A decisão surge depois de vários dias de discussão sobre a proibição de exibição pública dos jogos de futebol que a Sport TV queria impor a várias entidades e depois de firmado acordo com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).
A polémica estalou depois de no passado domingo o canal de desporto ter confirmado que tinha já alertado várias entidades para a proibição de exibir publicamente os jogos do Mundial de Futebol 2006 que vai decorrer na Alemanha a partir de 09 de Junho.
Na altura, em declarações à agência Lusa, uma fonte oficial do canal explicou que "os direitos de transmissão televisivas foram comprados pela Sport TV e pela SIC, mas a Sport TV comprou todos os direitos de exibição pública", ficando com a responsabilidade de os ceder ou não a terceiros.
A mesma fonte explicou que a decisão do conselho de administração do canal vinha no sentido de proteger os clientes da empresa e de não sair prejudicada.
A decisão foi de imediato contestada por diversos municípios e levou a que a ANMP tomasse uma posição contra e tentasse a todo o custo a revogação desta medida.
Com o acordo agora firmado, as imagens dos jogos da selecção nacional e a final do Campeonato do Mundo FIFA 2006 vão ser exibidas em espaços públicos "apenas em iniciativas autárquicas", tendo ficado "vedada a possibilidade de utilização de publicidade e/ou interesses comerciais de forma directa ou indirecta nesses espaços". Parece que estou a ver os cafés e bares da nossa terra e não só, a exibirem telenovelas brasileiras, «Morangos com Açucar» ou desenhos animados, no horário dos jogos... Estou, estou...(A imagem é da «afundasao.blogspot» e revela, no mínimo, como «nuestros hermanos» vêem a coisa)
Diário da Seleção Nacional
entre as 8 e as 10 da manhã (ep. 1)


8:00 horas - Alvorada
8:30 h - Nuno Gomes começa a secar o cabelo
8:35 h - Nuno Valente dá entrada no departamento médico, após alegadamente ter sido vítima de uma entrada violenta do seu colega de quarto, Petit, enquanto dormia
9:00 h - Pequeno-almoço
9:01 h - Nuno Gomes começa a chegar gel ao cabelo
9:10 h - Figo levanta-se
9:11 h - Cristiano Ronaldo dá entrada no hotel após uma noitada bem passada
9:12 h - Ricardo Costa grita bem alto: "Como é possível eu estar aqui?", e abraça-se, eufórico, à pessoa mais próxima
9:13 h - Ricardo é sodomizado por um empregado do hotel após este ter ficado excitado com a sua voz sexy
9:14 h - Miguel agride de forma selvática os jornalistas que o tentavam fotografar enquanto comia
9:15 h - Costinha consegue finalmente ter capacidade físico-motora para se erguer da cama
9: 16 h - Maniche pesa-se e atira a balança com força contra a parede, depois de perceber que continua a pesar mais do que o Fernando Mendes
9:20 h - Chegam ao hotel os dois camiões de queijos açorianos encomendados por Pauleta
9:30 h - Nuno Gomes acaba de chegar o gel ao cabelo e dirige-se para a sala de maquilhagem
9: 45 h - Scolari acorda
10:00 h - Deco inicia o seu tratamento contra as borbulhas

Por: Repórter «NdO» infiltrado (no quartel-general da selecção não é nos joelhos)

segunda-feira, maio 29, 2006

Pombo da Capela de S. Lourenço...



...apanhado em flagrante!
Mais coisas a taxar

Caro Eng.º Sócrates (Socas p/os amigos)

os leitores do «NdO» estão contigo na tua luta pela optimização das receitas e enviaram mais uma série de circunstâncias que podem ser taxadas. A saber:

- Uso de óculos de sol na cabeça só para segurar os escassos filigramas restantes;
- Levar a marmita para o areal quabdo se vai para a praia;
- Usar calças que não chegam aos sapatos;
- Tirar macacos do nariz em público;
- Fazer barulho a comer pipocas no cinema;
- Bater com a colher no prato enquanto se come a sopa;
- Cheirar dissimuladamente as suas excrescências (dos ouvidos por exemplo);
- Ter a unha do dedo mindinho maior que as outras, com o fim de tirar a cêra dos ouvidos;
- Falar com a boca cheia (esta não se aplica a todas as profissões);
- Usar ténis Nike com meia branca com elástico relaxado e o desenho de duas raquetes cruzadas.

domingo, maio 28, 2006

Uff, que calor!



Os termómetros vão começar a descer segunda-feira no continente, disse à Lusa fonte do Instituto de Meteorologia (IM), negando que as altas temperaturas verificadas nos últimos três dias possam ser consideradas uma «onda de calor».
Segundo a mesma fonte, «as temperaturas estão acima da média para a altura do mês de Maio, mas não há nenhuma 'onda de calor'», que só se verifica quando os termómetros apresentam valores anormalmente elevados para a época durante mais de cinco dias consecutivos.
O IM prevê para segunda-feira céu pouco nublado em todo o país, temporariamente muito nublado durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, e pequena descida da temperatura máxima nas regiões do litoral.

sábado, maio 27, 2006

THE PASSIONS: I'm In Love With a German Film Star



Agora que a Alemanha está na berra, - porque temos que lhes ganhar no Euro em sub-21, e é lá que decorre o Mundial de futebol -, lembrei-me desta canção que pode estar por muitos esquecida, mas foi acepipe melómano na alvorada de 80. Os Passions nasceram entre a fervilhante multidão de bandas que emergiu da ressaca do punk em Inglaterra. De resto, parte da banda provinha de uma banda punk, os Derelicts. Liderados pela vocalista e guitarrista Barbara Gogan, estrearam-se em 1979 com um single, Neeldes And Pins, que lhes valeu um contrato com a Fiction Records, a “casa” dos Cure, onde se estrearam pouco depois com um álbum ainda cru, minimal nas formas, quase não melódico, e um tanto alinhado na corrente dark wave que era então comandada pelos Siouxsie & The Banshees. Um ano depois eram, contudo, uma banda diferente, registando no mais elaborado e melodista 30.000 Feet Over China um dos mais agradáveis álbuns da aurora indie britânica. Peça fundamental na eleição álbum, o single I’m In Love With A German Film Star foi inesperado êxito pop. Uma canção suave nas formas, envolvente, melodicamente discreta e texturalmente elaborada, criando um ambiente de cabaret decadente em fim de noite, fez então história e cativou melómanos. Foi, todavia, a única peça digna de eleição numa carreira mais escondida que visível. E que acabou, sem lustro, depois de um quarto álbum em 1985.

THE PASSIONS "I'm In Love With A German Film Star" (Polydor, 1981)
Lado A: I'm In Love With A German Film Star (The Passions)
Lado B: (Don't Talk To Me) I'm Shy (The Passions)
Produção: Peter Wilsom
Posição Mais Alta no Reino Unido: 19
Editado em Portugal pela PolyGram


sexta-feira, maio 26, 2006

Carta aberta (e sem selo) ao senhor primeiro-ministro, Eng. José Sócrates

Senhor primeiro-ministro, amigo Zé, pá...

Já deu para ver que, no estado em que as coisas estão, há que sacar dinheiro ao pessoal de qualquer maneira. E como aumentar mais uma vez os impostos dava muito nas vistas, agora até na praia, o chamado mergulho de chapão com bandeira amarela ou mesmo uma simples entrada em água com bandeira vermelha, dá para colocar uma quantia valente (de 55 a mil euros) nos depauperados cofres do estado .

Caramba, porque é que não disseste mais cedo, Socas? Ora aqui o teu muito patriota amigo não quer que penses em mais estratagemas deste tipo e envia-te uma singela lista de coisas que ainda não pagam multa, mas que com a tua ajuda e com alguém que te prepare a legislação, é só meter no Diário da República e vais ver que o défice das contas estatais se esfuma num instante. E ainda se ajuda a tornar o nosso Portugal num país mais bonito, como bónus. Ora cá vai disto:

LISTA DE COISAS A TAXAR (em breve)
- Uso de meia (o popular soquete) branca com sapatinho escuro (cem a mil euros)
- Bigode à futebolista dos anos oitenta (duzentos a 2000 euros)
- Coçar os genitais em público (150 a 1500 euros)
- Utilização do colete reflector nas costas do banco do condutor (120 a 1200 euros)
- Passear de fato de treino por centros comerciais ao fim de semana (quatrocentos a 4000 euros)
- Raparigas com excesso de peso envergando roupa apertadíssima (130 a 1300 euros)
- Uso de óculos de sol em discotecas e restaurantes (quinhentos a 5000 euros)
- Utilização das expressões prontos, portantos, stander de automóves etc... (140 a 1400 euros)
- Uso de sandália com peúga (trezentos a 3000 euros)

Pronto, cá está, Socas, usa e abusa. Quem é amigo, quem é?

(do «Desblogueador de conversa», com a devida vénia)
Festa dos campeões

No âmbito das comemorações do título nacional, a Ovarense Aerosoles organiza hoje, a partir das 22 horas, na Praça das Galinhas, em Ovar, a «Festa dos Campeões».
Do programa das festas fazem parte a actuação de algumas escolas de samba de Ovar, haverá uma apresentação de todos os jogadores, estando previsto ainda a projecção do jogo da final, que garantiu o terceiro título da história à Ovarense.
Heshimu Evans, o guerreiro do Bronx

HeshimuNasceu no problemático "bairro" nova-iorquino do Bronx, onde cresceu para o basquetebol. Esteve muito próximo de atingir o sonho de jogar na NBA, mas tal nunca chegou a concretizar-se. Chegou a Portugal já lá vão cinco anos e por cá ficou. campeão nacional por três vezes, em três emblemas diferentes, "MU" é uma referência de qualidade na nossa Liga. O guerreiro do Bronx abriu o jogo, fez um flasback da sua vida e confessou um desejo: jogar pela selecção portuguesa de basquetebol
A imagem pode ser retirada de um qualquer filme que retrate Nova Iorque. O cenário, esse, é bem específico e remete-nos para a realidade do crime, drogas e violência do “bairro” mais pobre da cidade que nunca dorme: o Bronx. Chamam-lhe bairro, mas no fundo o Bronx é um dos 62 condados do estado de Nova Iorque e para que tenham bem a noção, possui uma população a rondar o milhão e meio de habitantes. Entre gangs, drogas e muita violência, o mais fácil é enveredar por aquilo que está mais à mão, o mesmo é dizer, o crime. Na realidade, difícil é passar ao lado da tentação, já que a desculpa seria simples de encontrar: não tive culpa de nascer aqui. Ora, Heshimu Evans nasceu e cresceu em pleno Bronx: “Foi uma infância difícil, mas mantive-me longe dos problemas graças ao basquetebol que me garantia sempre ocupação. Acreditem que é muito fácil optar pelas coisas mais acessíveis”, confessou “MU”, que só regressa ao Bronx para visitar família e amigos. Evander Childs é o nome da escola que o viu crescer para o basquetebol. Uma escola sem pergaminhos no que ao básquete diz respeito, talvez por isso, o jovem Evans, ciente das suas capacidades e ávido por alcançar o sonho de jogar na NBA, lutou para conseguir uma bolsa de estudo que possibilitasse voos mais altos. Dois anos depois estudava e jogava em Manhattan College. “Consegui entrar em Manhattan e no momento de transição para a universidade o meu treinador levou-me para St. Johns. Quando tive oportunidade, mudei-me para Kentucky, uma das mais conceituadas universidades americanas”, frisou Heshimu, que na altura rondava os 16 anos de idade.

Programa Gauchos

Foi precisamente por volta dos 16 anos que o adolescente Heshimu Evans integrou o programa Gauchos. Fundado há 35 anos pelo argentino Lou d´Almeida, o programa tem como principal objectivo providenciar um local seguro para os miúdos do Bronx crescerem. Não é só uma segunda casa para muitos jovens do bairro, como permite, através do basquetebol, que esses adolescentes conheçam o mundo e criem perspectivas de vida. Heshimu foi um dos eleitos. Juntamente com nomes tão conhecidos da NBA, como Stephon Marbury, Jamal Mashburn, John Saley ou Chris Mullin, “MU” viajou pelos EUA e pelo mundo. França, Alemanha, Hawai são alguns dos países por onde passou e que marcaram, ainda mais vincadamente, a ideia de perseguir o sonho chamado NBA.

Tão perto e tão longe

Falta de sorte? De talento? De oportunidades? O que faltou a Heshimu para jogar na NBA? A resposta mais convincente e aquela com que deparamos mais vezes, após uma busca exaustiva dos comentários às actuações do jogador desde o tempo da universidade, é a falta de lançamento exterior. É que “MU” teve e tem tudo o resto para singrar no melhor campeonato de basquetebol do mundo. O problema é que comparativamente à fortíssima concorrência, a falta de eficácia na hora de atirar de fora sobrepõe-se ao talento natural, à entrega e à inteligência a jogar que possuiu. Heshimu faz a análise do seu (in)sucesso: “A NBA foi um sonho que nunca se realizou. No entanto, o mais importante é estarmos felizes com o que estamos a fazer e eu sinto-me muito bem aqui. No início da minha carreira como profissional, tentei a NBA. Disseram-me que era melhor adquirir experiência na Europa e optei pela França. Voltei aos EUA e tentei novamente. As coisas voltaram a não correr bem nos Milwakee Bucks nem nos Phoenix Suns. Fui para o Japão e regressei novamente”, confessou o jogador. O resto da história já imaginam. Evans ainda esteve no segundo round do draft, mas a frustração apoderou-se da sua mente. (Ler mais aqui)

quinta-feira, maio 25, 2006

Campanha-choque da Prevenção
Rodoviária Brasileira






Nova televisão pela Net convida
utilizadores a divulgar os seus vídeos


Um novo conceito de televisão pela Internet, em que os utilizadores são convidados a colocar online as suas próprias produções em vídeo, foi hoje lançado em Aveiro pela empresa de software "Senso Comum".
O site "Aveiro.TV" diferencia-se de outros projectos de televisão pela NET porque "não é uma continuação" das televisões tradicionais transposta para a Internet, explicou um responsável da empresa, João Tedim.
O seu objectivo é ser "uma janela criativa para a divulgação do dia-a-dia da comunidade aveirense".
O site é de acesso gratuito após registo e disponibiliza vários canais temáticos, nomeadamente de aventura e desporto, música, blogTV e TV Emigrante.
Além dos canais propostos pela empresa, o projecto compreende uma "banda do cidadão", onde cada um pode colocar o seu vídeo de forma bastante simples, sujeitando- se depois a um processo de votação para os TOP vídeos.
A Senso Comum associou ao projecto a "Sons em Trânsito", que vai dinamizar um canal de música "dando especial ênfase ao mundo musical de Aveiro", segundo explicou Vasco Sacramento.
"É uma porta nova que se abre para a divulgação dos artistas e dos espectáculos com que trabalhamos, a fazer lembrar um pouco o que foram as rádios locais há 20 anos", comentou Vasco Sacramento.
O Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro (GEMA) é outra das entidades associadas e vai dedicar-se ao canal de Aventura e Desporto.
O seu responsável, Tiago Lagarto, revelou que este canal vai dar a conhecer as oportunidades da prática de desporto de aventura na região e aconselhar tecnicamente quem pretenda participar.
Para Vasco Lagarto, um dos mentores do projecto, a "Aveiro TV é um grande desafio à comunidade envolvente, procurando demonstrar que a Internet não serve só para ir buscar informação, mas também para a colocar".
"Damos oportunidade a grupos e entidades para colocarem os vídeos que vão produzindo sobre as suas actividades, de uma forma simples e sem preocupações perfeccionistas", esclareceu.
Nuno Perdigão:
«O prazer enorme de ser campeão»

Seis temporadas depois a Ovarense Aerosoles vence o Campeonato da Liga, o que acontece pela segunda vez na sua história. Falhado o título na temporada transacta, quando na final foi derrotada pelo Queluz (3-0), a equipa de Ovar apostou forte esta época e acabou por confirmar todo o favoristimo com que partiu para esta edição da Liga TMN. Primeiro ao vencer a Fase Regular e depois ao ganhar sem espinhas o campeão em título Queluz, nas meias-finais, e o Casino Figueira Ginásio na final, sem, no entanto, ter sentido enormes dificuldades nos quartos-de-final ante o CAB Madeira, que só conseguiu afastar na «negra».
Unanimemente considerado o melhor plantel, o conjunto de Ovar tem à frente um técnico que se estreia como campeão nacional, depois de três finais perdidas para o Portugal Telecom.
Nas suas fileiras, a Ovarense Aerosoles contou, entre outros jogadores campeões nacionais, com o base Nuno Perdigão, que chegou a Ovar com dois títulos no currículo, conquistados ao serviço do FC Porto. Depois de oito temporadas na principal equipa dos «dragões», Nuno Perdigão viajou para Lisboa, onde representou o Belenenses duas temporadas. Esta época, Henrique Vieira recrutou-o para a formação de Ovar e o base, apesar de algumas limitações físicas, foi um dos elementos participantes na conquista do título, o terceiro da sua carreira.
“A conquista deste título foi uma sensação diferente pelo que passei durante a época. Valeu a pena todos os sacrifícios por que passei. Houve alturas que foi bastante desmoralizante para mim, pois não estava à altura das exigências, devido ao problema físico que me afectou”, começou por dizer, ao ND, Perdigão, acrescentando: “Mas vencer este título e poder contribuir foi um prazer enorme”.
E as primeiras palavras do base vão para os adeptos vareiros: “A população de Ovar é única em termos de festejos. Talvez por ser uma cidade mais pequena e por estarem mais perto da equipa, porque a população tem uma relação muito estreita com o basquetebol, a sensação foi diferente da que vivi nos títulos que conquistei pelo FC Porto”.
Impressionado com o forte apoio, Perdigão exclama: “Eles estiveram sempre connosco, até na Madeira tivemos uma claque a apoiar-nos. São fantásticos”.
Referindo-se à ponta final do «playoff», Nuno Perdigão recorda que “tanto com o Ginásio como com o Queluz o terceiro jogo foi sempre muito discutido”, mas: “Já alertados, tudo fizemos para os vencer, o que conseguimos. Com o Ginásio não houve um único jogo que ganhássemos de forma óbvia”.
Satisfeiro pela sua terceira conquista, Perdigão deixa uma palavra para o seu treinador, que se estreia como campeão: “O Henrique Vieira já merecia este título. Costuma-se dizer que os segundos são os primeiros dos últimos, mas ele conseguiu levar as suas equipas às finais… Pessoalmente deu-me muito apoio e motivou-me sempre”.
Com mais um ano de contrato com a Ovarense, Nuno Perdigão vai este Verão sujeitar-se a uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, para debelar um problema na cartilagem, “para fazer a recuperação antes da época começar e poder dar um melhor contributo à equipa”. («Norte Desportivo»)

quarta-feira, maio 24, 2006

Ciclismo: Volta ao Alentejo
Ex-Ovarense dá nas vistas

O espanhol Pablo Urtasun (Kaiku) conquistou hoje a primeira vitória da carreira, ao vencer a etapa inaugural da Volta ao Alentejo, impondo-se no apertado sprint final, em Vendas Novas, depois de uma queda que fraccionou o pelotão.
Dos 35 corredores que estavam para diante da queda, registada a 2,5 quilómetros do final dos 175 que compunham a etapa iniciada na mesma cidade, Urtasun foi o mais rápido, mostrando dotes perante finalizadores mais credenciados para envergar a camisola amarela, símbolo da liderança, após 4:05.37 horas de corrida.
Num final de trás para a frente, numa larga recta de quase 1.000 metros, o corredor basco, de 26 anos, impôs-se por curta margem ao italiano Giosue Bonomi (Barloworld), segundo, enquanto o argentino Martin Garrido (Duja-Tavira) foi terceiro.
O espanhol Alberto Benito (3Molinos), que em Portugal representou a Barbot, cruzou a meta no quarto posto, depois de uma falha na derradeira curva, à frente do seu ex-companheiro de equipa Sérgio Ribeiro, líder do "ranking" nacional e melhor português na tirada.
Quando cruzou a linha de chegada, o espanhol não se tinha apercebido do que se passou nas suas costas, dois quilómetros e meio antes. Numa zona mais estreita, já em Vendas Novas, deu-se uma queda colectiva, da qual Rui Lavrinhas (Riberalves) foi quem saiu mais mal tratado, entrando pelo vidro traseiro de um carro estacionado.
Para a história da etapa ficou também o espanhol Alexis Rodriguez (3Molinos) - antigo corredor da Ovarense e da Barbot - autor de uma fuga de 50 quilómetros, anulada aos 80, mas suficiente para envergar no final as camisolas de líder do prémio da montanha e das metas volantes.
Quinta-feira, perspectiva-se um desfecho semelhante na segunda etapa, um percurso de 159,7 quilómetros com partida e chegada em Mora e sem qualquer dificuldade.
«O Código Carrilho»

Há várias pistas que nos levam a descobrir quem tramou Carrilho na corrida a Presidente da Câmara de Lisboa. Está tudo no livro "Sob o signo da Verdade"... mas codificado em paralelo com o livro de Dan Brown "Código Da Vinci". E não acredita... verifique...

1ª Pista
O filho de Carrilho chama-se Dinis.
O Rei D. Dinis morreu com 46 anos.
Pág. 46 do Código Da Vinci:
Aparece a palavra "Portugal".

2ª Pista
A palavra Carrilho tem 8 letras.
Avançamos 8 páginas.
Pág. 54 do Código Da Vinci:
Aparece "campanha da difamação".

3ª Pista
O livro de Carrilho tem 207 Páginas
Pág. 207 do Código Da Vinci:
Aparece "Toda a gente adora uma conspiração".

4ª Pista
Clara Ferreira Alves foi muito criticada por Carrilho e aparece no livro de Carrilho na página 167
Pág. 167 do Código Da Vinci:
Aparece "A preciosa verdade perdeu-se para sempre".

5ª Pista
Emídio Rangel é apoiante de Carrilho e aparece na página 78 do livro de Carrilho.
Pág. 78 do Código Da Vinci aparece o recado de Rangel para Carrilho
"Professor… as consequências poderiam ser desastrosas para si."

6ª Pista
Quem tramou realmente Carrilho ?
O filme de Carrilho na campanha tinha 13 minutos.
Somamos à página 78, os 13 minutos do filme e vamos para a página 91
Pág. 91 do Código Da Vinci
Aparece "P.S. - P.S. - P.S."

E como diz o outro... Isto é mesmo verdade, não é só publicidade!

Afinal não deviam ter feito o filme "O Código Da Vinci", mas sim "O Código de Carrilho".

terça-feira, maio 23, 2006

Ele lidera o nosso inquérito
Nuno Manarte sente-se realizado em Ovar



Ele é a face mais carismática do basquetebol português e o baluarte do orgulho vareiro. Nuno Manarte sagrou-se campeão nacional da Liga Profissional na passada quinta-feira pela Ovarense, um título que junta ao conquistado no ano de 2000. Veste de preto desde o momento em que nasceu para a modalidade, aos 7 anos, e todos o conhecem - e respeitam - pela entrega e irrequietude que coloca em campo. Aos 30 anos, o capitão, o "Noca" - nome pelo qual é conhecido em Ovar -, joga com o coração porque, como ele diz, "as pessoas que enchem o nosso pavilhão me motivam e eu identifico-me com elas."
Quanto à conquista do título viveu-a com a ansiedade de quem já sabia o que é ganhar. "Quando se é campeão pela primeira vez, o sentimento é novo", afirmou Manarte. "Depois que já sabemos como é, queremos repetir e desenvolvemos a consciência de que o que aconteceu não é por acaso, é fruto do trabalho." Apesar do domínio na fase regular, a época da Ovarense não foi isenta de sobressaltos. A eliminação dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, a última ronda antes da Final a 8, pesou no balneário, mas o capitão vareiro ressalva outros momentos. "A mim custa-me muito perder nas finais", concluiu. "Estar lá, nos momentos de decisão, e depois morrer na praia, como aconteceu na Supertaça e na Taça da Liga é doloroso."
Jogador que só conheceu um clube, Nuno Manarte reconhece que a estabilidade da constituição da equipa foi "sem dúvida, determinante". "Aquilo de que toda a gente fala, a química, não aparece de um dia para o outro", comentou. "Os automatismos e as rotinas são criados no trabalho diário." Com dois outros jogadores a disputar a mesma posição durante a época, o capitão mostra porque é um líder e o mais directo receptor do carinho das gentes de Ovar. "Quando há respeito não há problemas", comentou. "Fico triste quando perdemos e eu não tive a oportunidade de contribuir como queria, mas se ganharmos, por mim, tudo bem. O importante é a minha equipa ganhar!" («JN»)
Desarmou assaltante com um jornal
A proprietária de um quiosque em Ovar desarmou e pôs em fuga um ladrão armado com uma faca de mato que a queria roubar. «Como arma de defesa, Margarida Duarte usou um jornal diário desportivo que vai guardar consigo para sempre

Era segunda-feira, o F.C. Porto tinha ganho a Taça de Portugal no dia anterior. Passavam 15 minutos das 7 horas e Margarida Duarte tinha aberto o quiosque «Santa Camarão» há pouco mais de dez minutos. Ainda introduzia os dados dos jornais do dia no computador, quando um homem, vestido de negro, com um capuz vermelho passou diante da porta com a cabeça baixa. «Com este tempo de gorro, não deve estar bom da cabeça», pensou, mas sem dar grande importância. Não esperava é que esse mesmo homem lhe entrasse pela porta com o capuz enfiado na cabeça, apenas deixando ver os olhos por dois buracos, e na mão empunhasse um punhal.

Virada para o computador, nem sequer se apercebeu de quem lhe entrava pela porta, a não ser quando ouviu o assaltante gritar: «Isto é um assalto, dá-me o dinheiro».

Primeiro ficou surpreendida, a pensar que era algum dos seus clientes brincalhões, e depois «gelada» quando o viu a ameaçar com o punhal. «Isto não me está a acontecer, não pode ser», pensou.
Instintivamente, com uma calma aparente, olhou para uma porta que há ao fundo do quiosque e gritou: «Ò Nel, olha aqui». Esta reacção desviou a atenção do ladrão. Margarida Duarte aproveitou esse instante para lhe bater «com toda a força» com o jornal «Record» na mão e «ele deixou cair a faca». «Ele estava mais assustado que eu e fugiu», acrescentou. Na fuga ainda chocou com uma cliente, mas continuou em passo de corrida até se lhe perder o rasto.
Só nessa altura caiu em si, viu o que tinha feito, e apercebeu-se do risco «desnecessário» que correu. «Até porque na gaveta só tinha uns troquitos», diz.
Nesse dia o jornal esgotou, mas o seu exemplar não o vendeu e nem o vai devolver, antes vai mandar emoldurá-lo. «Este aqui não o vendo, foi ele que me salvou», justifica. A PSP de Ovar foi chamada ao local e recolheu a faca que o assaltante deixou para trás, e que já foi submetida a exames periciais. As investigações estão em curso e em breve a PSP pensa conseguir identificá-lo

Outra mulher que apanhou os ladrões

Esta é a segunda vez que uma mulher no concelho de Ovar faz frente a ladrões. No dia 4 de Outubro uma empresária do ramo da estética, de Maceda, montou uma cilada para apanhar dois assaltantes que lhe tentavam extorquir dinheiro, que chegaram a ameaçar sequestrar a filha de oito anos. Os dois assaltantes acabaram detidos pela GNR» (Diário de Aveiro)
Virgin Digital




Ora então vamos lá por partes... Nós descobrimos, até agora, 85 alusões
musicais, mas estamos a contar com o vosso contributo! Aqui vai o que já
temos:
Na banca da fruta, temos Lemon Heads, Korn, Red Hot Chilli Peppers, Blind
Melon, Black Eyed Peas e, um gajo a fazer o quê? Smashing Pumpkins, claro! E
com quê? Com um MC Hammer! E uma vez que está a trabalhar, claro que é uma
referência aos Men At Work. Colado na banca, o feriado marcado a verde no
calendário é, nada mais, nada menos do que... Green Day!!! Na caixa pequena,
no chão, ao lado do calendário, temos ainda Cranberries.
Atrás da banca da fruta, os Cowboy Junkies, Lover Boy, Blur e Alice in
Chains, todos encostados à entrada para o Velvet Underground, com um bando
de Eagles a voar-lhes por cima. Tudo OK até agora? Então vamos em frente...
Lá ao fundo, na montra da loja de TV's temos Talking Heads, com U2 escritos
por cima na parede, mesmo por baixo de uma Crowded House. Também escrito na
parede, temos BGG, ou seja Bee Gees. Mas atenção, esta também é
verdadeiramente genial: os gajos que se aproximam do beiral no terraço só
podem ser Suicidal Tendencies!
Neste mesmo prédio uma gigantesca Silver Spoon não passa despercebida, bem
como as Rolling Stones que passam à sua frente, junto aos The Cars, e à
Black Flag pendurada. A passar à frente da loja temos também dois jovens com
pranchas debaixo do braço, evidentemente, os Beach Boys, que passam junto a
uns Counting Crows, posados numa placa que diz Main, e que eu ainda não sei
o que quer dizer. Voltando ao outro lado do prédio, à frente dos carros, uma
dupla de polícias em patrulha só podem ser os Police
Como é óbvio, por cima desse prédio temos os Gorillaz, e já que chegámos ao
céu, o que é que me dizem à cor daquele vazio imenso? Sem dúvida alguma,
Pink Floyd!!! Para não falar dos B52 que voam mesmo ao lado do Led
Zeppellin. E que tal aquela Big Mountain ao fundo? No topo, não vêem nada?
Que tal os Bush?
Voltando à banca de fruta, à sua frente temos Queen a apontar um par de Sex
Pistols ao Prince, mas no meio deles, temos duas Eels (enguias) no chão.
Também no chão, mesmo ao lado deles, temos a Jewel numa caixa preta, vinte
caixas de fósforos que são os Match Box 20, e uma série de Bad Seeds, do
Nick Cave, a cair das abóboras esmagadas. Entornado no chão, o pacote de
M&Ms só pode ser o Eminem e ao lado, Nine Inch Nails. Por fim, evidente de
mais, Gold Fish num aquário.
Na estrada, podemos ver as Scissor Sisters e um Rat logo atrás delas, junto
a um caixote de Garbage. Atrás do caixote está um Hole, e a passar ao lado
do caixote, as contorcionistas só podem ser as Twisted Sisters.
A passadeira, que por sua vez está no Pavement, onde está uma estátua Iron
Maiden, ou Metallica, é composta por White Stripes. A atravessar essa mesma
passadeira está um gajo com um rádio no lugar da cabeça, ou seja...
Radiohead! Os gajos de fato, não sei se já repararam, estão todos manchados
de sangue, ou seja, são os Bloodhound Gang, e um pouco mais atrás, todos de
branco e de braços no ar, Manic Street Preachers. E mesmo atrás deles, o que
é, o que é? São quatro portas encostadas à parede, ou seja, The Doors! Por
cima, olhando para dentro do segundo andar, podemos ver uma Dark House, e ao
fundo, bem ao fundo da imagem, a cor daquele prédio não engana ninguém: é
uma alusão aos Deep Purple.
Ainda na estrada, mas junto à banca com Guns n' Roses, podemos ver um
gigante Nickelback, que também pode ser 50 cent. No chão, um Dinosaur Jr.
atrás da rainha, com as Pixies (que quer dizer fadas) a esvoaçar ali à
frente. E o gajo de branco? Sem dúvida, White Zombie. E atenção, as fotos ao
lado do zombie são de dois Dead Kennedys, que foram The Presidents of the
United States of America, banda com o mais longo nome de sempre! O cartaz
mesmo ao lado do zombie é uma foca, ou seja, Seal.
E já que chegámos ao prédio, temos uma Blondie na varanda, a mastigar uma
pastilha Pink que é, nada mais nada menos, do que a Annie, Chewing Gum. Já
agora, um quadro italiano original da Madonna na montra, em frente à qual um
homem esvazia o marco do Correio, ou seja Postal Service! Nessa mesma
montra, atenção às bonecas insufláveis, verdadeiras Pussycat Dolls, ao lado
das quais está um Yellow Man que, ao ser atacado pelo tubarão do cartaz,
sofre um Massive Attack. E que dizer de uma White Snake a subir o poste,
junto ao qual duas Spice Girls trocam um apaixonado Kiss? (Alusão também às
Tatu) Genial! Mas nessa mesma esquina, repararam na placa? Pois é, Corner
Shop!
Bem, para já é só, mas se entretanto descobrirmos mais, nós avisamos.

segunda-feira, maio 22, 2006

Futebol: Europeu Sub-21
CP reforça serviços ferroviários
para os jogos


A CP apresentou hoje na Estação de São Bento, no Porto, um serviço especial para o Campeonato da Europa de futebol de sub-21, que prevê a disponibilização nos dias dos jogos de mais de 32.000 lugares.
Em estreita articulação com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o reforço dos serviços da CP abrangerá as áreas de influência dos estádios onde se realizarão os jogos, entre 23 de Maio e 04 de Junho.
Nos dias de jogos serão disponibilizados mais 32.000 lugares no conjunto dos serviços CP, urbanos do Porto e Regional, decorrentes da duplicação da capacidade instalada em 49 comboios regulares e de 14 especiais.
Para os encontros que serão realizados em Braga, Aveiro, Barcelos e Águeda serão ainda disponibilizados serviços rodoviários de ligação entre as estações e os estádios a preços simbólicos ou gratuitos.
A proposta da CP destina-se "a todos os adeptos nacionais e internacionais que pretendam ir assistir aos jogos, com particular incidência nos segmentos jovem e nas famílias, dado o conforto, comodidade, rapidez e economia que o modo propicia".
A oferta especial da CP, aliada a serviços intermodais, envolve 63 comboios, urbanos do Porto e das linhas de Aveiro, Braga, Guimarães e Regionais do Minho e do Vouga, para além de 14 comboios especiais.
Os comboios programados chegam aos destinos com cerca de hora e meia a 45 minutos antes do início dos jogos e o regresso está previsto para acontecer igualmente entre 45 minutos a hora e meia após os jogos.
Os preços das viagens ida e volta variam entre os dois euros (1 zona) e 3,80 (6 zonas) - se incluir autocarro entre 3,10 e 4,90 euros - para o serviço Urbano, e entre 1,80 e 9,80 euros para o Regional (entre 10 e 79 quilómetros).
Os títulos para estes serviços serão vendidos em São Bento e Campanha (Porto), Ermesinde, Trofa, Famalicão, Braga, Guimarães, Barcelos, Caíde, Paredes, Recarei-Sobreira, General Torres, Espinho, Ovar, Estarreja e Aveiro.

domingo, maio 21, 2006

Ecos da festa
«Habemus campeoni»

As primeiras buzinas de automóvel começaram a soar nas ruas da cidade logo que acabou, na Figueira da Foz, o encontro que ditou a conquista do tri-campeonato de basquetebol para a equipa vareira.
Mas os festejos eram tímidos no centro da cidade porque a aglomeração de adeptos estava a acontecer junto ao Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues, em cujo interior se podia ler numa tarja, a seguinte frase: «Habemus campeoni». Numa incrível manifestação de fé, os adeptos vareiros, que são dos mais fiéis, vestiram-se a rigor e entoaram cânticos de louvor enquanto esperavam para ver e aplaudir de perto os seus heróis que haviam conquistado horas antes o terceiro título de campeão nacional de basquetebol para o clube.
E foi em perfeito delírio que as bancadas repletas ovacionaram a entrada dos jogadores da equipa que fizeram questão de levar o troféu pelas bancadas.
Entretanto, o líder histórico do clube, Augusto Chaves, dava largas ao seu contentamento, multiplicando-se em abraços de agradecimento, quer a Artur Duarte, administrador da empresa patrocinadora, a Ovarense Aerosoles, quer a Manuel de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ovar, que acompanhou a equipa e esteve na festa, referindo que «numa hora destas, estamos todos de parabéns».
Os jogadores cortaram, como manda a tradição, a rede dos cestos, entre lágrimas e muita emoção. Ben Reed era a imagem perfeita do que esta pequena cidade representa em termos de basquetebol em Portugal: «Eu amo Ovar!».
(in «Diário de Aveiro»)

sábado, maio 20, 2006

Campeonato Nacional/Liga
Ovarense sobe ao sexto lugar
no Historial da prova


Vencedores:
1932/33 - Conimbricense
1933/34 - União de Lisboa
1934/35 - Carnide
1935/36 - Carnide
1936/37 - Carnide
1937/38 - Carnide
1938/39 - Belenenses
1939/40 - Benfica
1940/41 - Carnide
1941/42 - Vasco da Gama
1942/43 - Carnide
1943/44 - Carnide
1944/45 - Belenenses
1945/46 - Benfica
1946/47 - Benfica
1947/48 - Vasco da Gama
1948/49 - Académica
1949/50 - Académica
1950/51 - Vasco da Gama
1951/52 - FC Porto
1952/53 - FC Porto
1953/54 - Sporting
1954/55 - Académica
1955/56 - Sporting
1956/57 - Barreirense
1957/58 - Barreirense
1958/59 - Académica
1959/60 - Sporting
1960/61 - Benfica
1961/62 - Benfica
1962/63 - Benfica
1963/64 - Benfica
1964/65 - Benfica
1965/66 - não atribuído
1966/67 - Sport Luanda e Benfica
1967/68 - Sporting Lourenço Marques
1968/69 - Sporting
1969/70 - Benfica
1970/71 - Sporting Lourenço Marques
1971/72 - FC Porto
1972/73 - Sporting Lourenço Marques
1973/74 - Malhangalene
1974/75 - Benfica
1975/76 - Sporting
1976/77 - Ginásio Figueirense
1977/78 - Sporting
1978/79 - FC Porto
1979/80 - FC Porto
1980/81 - Sporting
1981/82 - Sporting
1982/83 - FC Porto
1983/84 - Queluz
1984/85 - Benfica
1985/86 - Benfica
1986/87 - Benfica
1987/88 - Ovarense
1988/89 - Benfica
1989/90 - Benfica
1990/91 - Benfica
1991/92 - Benfica
1992/93 - Benfica
1993/94 - Benfica
1994/95 - Benfica
Liga profissional
1995/96 - FC Porto
1996/97 - FC Porto
1997/98 - Estrelas da Avenida
1998/99 - FC Porto
1999/00 - Ovarense
2000/01 - Portugal Telecom
2001/02 - Portugal Telecom
2002/03 - Portugal Telecom
2003/04 - FC Porto
2004/05 - Queluz
2005/06 - Ovarense

- "Ranking" global:
1. Benfica 20 títulos
2. FC Porto 10
3. Sporting 8
4. Carnide 7
5. Académica 4
6. Vasco da Gama 3
. Sporting Lourenço Marques 3
. Portugal Telecom 3
. Ovarense 3
10. Belenenses 2
. Barreirense 2
. Queluz 2
13. Conimbricense 1
. União de Lisboa 1
. Sport Luanda e Benfica 1
. Malhangalene 1
. Ginásio Figueirense 1
. Queluz 1
. Estrelas da Avenida 1

- "Ranking" da Liga profissional:
1. FC Porto 4 títulos
2. Portugal Telecom 3
3. Ovarense 2
4. Estrelas da Avenida 1
. Queluz 1

sexta-feira, maio 19, 2006

Uma grande conquista


O momento desejado em que o troféu de campeão da Liga TMN 2005/06 se ergue



Jarret Stephens foi eleito o MVP da partida de ontem

quinta-feira, maio 18, 2006

SIGA A FESTA!!!




A Ovarense sagrou-se hoje campeã da Liga portuguesa de basquetebol, ao vencer o Ginásio Figueirense, por 79-75, no terceiro encontro da final, disputado no pavilhão Galamba Marques, após dois triunfos em Ovar.
Ao vencer esta final, à melhor de cinco partidas, os vareiros alcançam o seu terceiro título nacional de basquetebol, o segundo da "era profissional".
A Ovarense já tinha vencido em casa a turma figueirense (72-61 e 59-53), tornando mais difícil a repetição do título conquistado em 1976/77 pelo emblema da Figueira.
Vencedora da fase regular, a Ovarense sentiu dificuldades inesperadas no arranque dos "play-offs", pois só no quinto jogo conseguiu deixar pelo caminho o CAB Madeira, o oitavo e último apurado para a fase final.
Nas meias-finais, e num confronto teoricamente mais exigente, a Ovarense, campeã em 1987/88 e 1999/200, "limpou" o embate com o ainda campeão nacional, o Queluz, logo nos três primeiros encontros, "vingando" a derrota na final da última época, precisamente diante da equipa da Linha de Sintra.
Esta noite, os adeptos encheram o pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues para esperar os seus heróis e, em delírio, tocar no troféu justamente conquistado.

RESULTADOS:
FINAL (à melhor de cinco jogos)

OVARENSE Aerosoles (1) - Casino Figueira GINÁSIO (7), 3-0
12 Mai Ovarense - Ginásio, 72-61
14 Mai Ovarense - Ginásio, 59-53
18 Mai Ginásio - Ovarense, 75-79
OVARENSE CAMPEÄ.


MEIAS-FINAIS (à melhor de cinco jogos)

OVARENSE Aerosoles (1) - QUELUZ Sintra PM (5), 3-0
27 Abr Ovarense - Queluz, 85-79
29 Abr Ovarense - Queluz, 82-55
04 Mai Queluz - Ovarense, 79-88 (após prolongamento)

QUARTOS-DE-FINAL (à melhor de cinco jogos)

OVARENSE Aerosoles (1) - CAB Madeira (8), 3-2
13 Abr Ovarense - CAB, 101-80
15 Abr Ovarense - CAB, 84-79
20 Abr CAB - Ovarense, 87-82
22 Abr CAB - Ovarense, 83-78
24 Abr Ovarense - CAB, 66-64

CAMPEÕES!! CAMPEÕES!! CAMPEÕES!!




Parabéns!!! 3-0!! Sem espinhas!! Parabéns também ao Casino Figueira Ginásio!
Estes jogadores são os heróis do momento. Falta aqui o treinador Henrique Vieira, provavelmente o homem mais feliz deste mundo.
(foto do «Diogo»)
Hoje é Dia Internacional dos Museus
Museu de Ovar: Uma janela sobre o passado

Ali mesmo no centro da cidade, situado numa das artérias que abraçam o edifício dos Paços do Concelho, fica o Museu de Ovar, o local ideal para quem quiser conhecer um pouco de passado das gentes vareiras. Inaugurado oficialmente, em 1961, por iniciativa de José Augusto de Almeida, fruto de duas exposições realizadas em Janeiro e Novembro de 1959.
Esta verdadeira sala de visitas da história do concelho apresenta, entre muitos outros objectos, os trajes e os utensílios dos antepassados daquela concelho, permitindo uma reconstituição, muito viva, do ambiente rural, artesanal e piscatório de antanho.
É uma instituição de utilidade pública desde 1975 e sócio-fundador da Associação da Rota Europeia das Abelhas, com sede em França.
Na sua função, o Museu de Ovar recolhe pinturas de artistas consagrados, medalhas, moedas, louças, peças de etnografia, artesanato nacional e estrangeiro, antiguidades e raridades, objectos regionais, trajes de todo o continente e ilhas, usos e costumes vareiros, arte apícola, bonecas com trajes de todo o mundo, azulejos, livros, etc
Todo o acervo vai sendo exposto, rotativamente, conforme a época do anos e as possibilidades do espaço que não são muitas.
Muito dele permanece exposto permanentemente, dando vida às 12 salas de exposição: Bonecas; trajes (tricanas e lavradores); ciclo da vida; sala do Mar, Cozinha e quarto antigo; Mobiliário; Apicultura; Linhos e tear; Festas e romarias; Artífices; Painéis de azulejos; Utensílios de lavoura.
O Museu de Ovar, para dar a conhecer o viver e sentir do povo português, sai do seu espaço físico e organiza exposições um pouco por todo o país, de Norte a Sul e no estrangeiro: Espanha, França, Estados Unidos da América, Índia, Macau, Japão ou Argentina estão entre os países visitados.
Dentro das suas portas, desde o palheiro do pescador da costa ovarense à roda do oleiro, do traje camponês dos dias de festa do tear, tudo se encontra.


Museu de Ovar
Rua: Heliodoro Salgado
tel: 256 572 822
horário: 9h30 - 12h30 / 14h30 - 17h30
sábado: 9h - 12h
(encerra aos domingos e feriados)
- entrada paga (1,5 euros)


(Ler aqui entrevista com o director do Museu de Ovar)
PCP critica intenções do Governo
para gestão da Ria


A direcção regional de Aveiro do PCP (DORAV) criticou hoje em comunicado as intenções do Governo para a gestão da Ria, considerando-as um retrocesso e que prefigura mais uma estrutura centralista.
Em visita a Estarreja, no início do mês, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, admitiu que a gestão da Ria de Aveiro deverá ser entregue à Administração dos Recursos Hídricos que a nova Lei da Água estabelece, embora possa vir a ser contratualizada com um consórcio a formar pelas câmaras da região e empresas interessadas.
A solução, explicou, evita a criação de novas estruturas administrativas e poderá passar pela delegação de competências da Administração dos Recursos Hídricos (ARH) da região.
Para o PCP, tal anúncio "aparenta ser um grave retrocesso" e "contraria, de facto, a aspiração das gentes da Ria", já que "o que se prefigura é mais uma estrutura centralista, determinada e dirigida a partir não se sabe bem de onde, com intervenções casuísticas e desintegrada de um plano ou de opções globais".
"Vem de há muito a exigência de criação de uma estrutura que assuma a gestão da Ria" e "existe largo consenso entre os que se interessam pela Ria, sobre a necessidade dessa estrutura ser dotada de autonomia jurídica, financeira e de meios e de jurisdição sobre toda a Ria", sublinha o PCP em comunicado.
Os comunistas salientam as especificidades da Ria de Aveiro para insistir que seja criada uma estrutura autónoma, nomeadamente que se trata de um fenómeno natural com características únicas, constituindo um ecossistema de tal importância que motivou a sua caracterização como Reserva Ecológica Nacional.
"Da Ria ainda dependem centenas de pescadores das zonas piscatórias ribeirinhas e à volta dela desenvolve-se uma importante vida agrícola, além de resistir, apesar de tudo, a tradição da apanha do sal" sublinha o comunicado.
Lamentando que a criação, em 2001, do Departamento da Ria de Aveiro (DRIA) tenha sido "uma ilusão", por falta de competências e de meios, e que nada se conheça do Gabinete de Gestão Integrada da Ria de Aveiro lançado em 2004, pelo então primeiro-ministro Durão Barroso, os comunistas dão conta de um pedido de esclarecimentos ao actual ministro do Ambiente sobre o futuro da gestão da Ria, entregue na Assembleia da República.

quarta-feira, maio 17, 2006

O «Case study» do Hospital de Ovar

Para justificar a sua decisão de encerrar 11 maternidades, Correia de Campos foi ao baú do ministério ressuscitar dois estudos que aconselharam soluções semelhantes a anteriores titulares da pasta: fechar blocos de parto e concentrar recursos. Um foi entregue em 2004 a Luís Filipe Pereira, ministro do governo PSD/CDS de Durão Barroso. Outro, a Maria de Belém, em 1999, quando tutelava a Saúde no governo socialista de António Guterres.
Foi em 1999 que uma comissão técnica considerava que 19 unidades «não tinham capacidade no momento para cumprir os critérios» de segurança. Algumas foram concentradas, como é o caso de Ovar que foi substituída pelo hospital da Feira, que veio a nascer. Mas noutros casos, a decisão de Maria de Belém passou pela manutenção - como é o caso de Bragança, Chaves, Elvas, Barcelos ou Mirandela.
Desde ontem disponíveis, pela primeira vez, no portal da saúde, os dois relatórios elaborados por especialistas referem já a necessidade de assegurar condições mínimas de segurança no atendimento e falam em «dispersão de meios» e em «alto risco» para as parturientes. Mas a decisão política de avançar para a concentração não chegou a ser tomada.
Em 2004, a Comissão Materna presidida pelo especialista Albino Aroso aconselhava ao ministro Luís Filipe Pereira a fechar 11 blocos de partos - os actualmente propostos mais os de Mirandela, Póvoa do Varzim, Guarda e Cascais. A lista não incluía, no entanto, a maternidade de Elvas. E, enquanto o actual Governo passa para as administrações hospitalares a escolha entre Bragança e Mirandela e entre Guarda, Covilhã e Castelo Branco, o anterior relatório apontava para o fecho de Mirandela e da Guarda.(«DN»)
A Rita continua desaparecida


Habitação
Senhorios podem perder casas
se não fizerem obras


O Governo quer que os imóveis arrendados considerados em mau estado de conservação possam ser adquiridos pelos inquilinos independentemente da vontade do proprietário, caso estes se recusem a fazer obras, noticia hoje o Diário de Notícias.
A proposta, escreve o DN, faz parte de um dos diplomas regulamentares ao Regime de Arrendamento Urbano que o Governo concluiu na segunda-feira e que se encontra em análise com os parceiros sociais.
Por outro lado, o novo regime de arrendamento urbano prevê também que os inquilinos que negligenciem a conservação da sua habitação vão ser penalizados, tendo de pagar rendas superiores, noticia hoje o Jornal de Negócios.
No projecto de decreto-lei que aprova o Regime Jurídico das Obras em Prédios, a que o DN teve acesso, o Governo determina que, sempre que tenha sido atribuído ao imóvel uma classificação de "mau" ou "péssimo" em relação ao seu estado de conservação, o inquilino pode adquirir o imóvel desde que sejam preenchidas duas condições.
O inquilino pode adquirir o imóvel desde que "o senhorio, a tal intimado, não tenha iniciado as obras dentro do prazo de seis meses, ou tenha declarado não o pretender fazer dentro desse prazo" e "o inquilino tenha solicitado ao município competente a realização de obras coercivas (Ó) sem que este as tenha iniciado no prazo de seis meses", lê-se no projecto do Governo.
O inquilino poderá ainda adquirir o imóvel "no caso de o senhorio ou o município suspenderem a execução de obras anteriormente iniciadas e não as retomarem no prazo de 90 dias, intimando então o arrendatário ao seu reinício em prazo não superior a 30 dias".
De acordo com o diploma, o inquilino "com direito de aquisição pode exercê-lo no prazo de um ano a contar da data em que poderia realizar obras, mediante a propositura de acção judicial a tal destinada".
Quinze dias depois da colocação da acção, o inquilino terá de depositar o valor devido, ou seja, o montante pelo qual vai adquirir o imóvel e que resulta da avaliação feita pelo fisco com base nos critérios do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).
Após o depósito, a propriedade é transmitida para o inquilino desde que estejam satisfeitas as obrigações fiscais, ou seja, esteja pago o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT).
O inquilino tem a obrigação de iniciar as obras num prazo de 120 dias e tem de manter o imóvel com um estado de conservação médio por um período de 20 anos.
O projecto de decreto-lei que aprova o Regime Jurídico das Obras em Prédios, a que o DN teve acesso, delimita, no entanto, a possibilidade de os imóveis serem adquiridos pelos inquilinos aos contratos de arrendamento realizados antes de 1990.
Por outro lado, o Jornal de Negócios escreve na sua edição de hoje que os inquilinos que negligenciem a conservação da sua habitação vão ser penalizados no âmbito da actualização extraordinária das rendas antigas.
Esta é, segundo o JdN, uma das novidades inscritas nas propostas de decretos regulamentares ao novo regime de arrendamento urbano entregues segunda-feira pela Secretaria de Estado da Administração Local às associações do sector.
A proposta de decreto-lei que regula as comissões arbitrais municipais (CAM) estabelece que estas podem aumentar artificialmente o coeficiente de conservação dos locados (imóveis arrendados), de modo a penalizar os inquilinos que tenham responsabilidade no mau estado de conservação da habitação, escreve o jornal.

terça-feira, maio 16, 2006

Peixe Maravilhoso



Omar Mohamed Awadh (à esq.ª na foto), pescador, e os seus amigos exibem um atum, pescado no oceano Índico, na costa queniana, junto a Mombaça, que alegadamente exibe escrita islâmica.
Baptizado de Peixe Maravilhosos pelo mulçulmanos do Quénia, são às centenas os que vêm ver o verso do Corão gravado de lado. Diz-se que se pode ler, no verso: "Wa LLahu Khairu Razikin", o que significa "Deus é o maior de todos os provedores".
O atum, com 2,5 kg, atraíu tantas atenções que foi colocado sob a custódia do Departamento Nacional das Pescas, para sua segurança, informaram funcionários do governo.
Efeméride
Ovar: Cidade há 22 anos

Neste dia, em 1984, Ovar passou à categoria de cidade. Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Mirandela, S.João da Madeira, Barreiro, Oliveira de Azeméis e Vila Franca de Xira também.

Cá vão mais acontecimentos ocorridos hoje: Este dia é dedicado a São João Nepomuceno e a Santo André Bobola.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante dia 20 às 09:20.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo de Touro, destacando-se o actor Henry Fonda (1905), o músico de jazz e chefe de orquestra Woody Herman (1913), os actores Pierce Brosnan (1953) e Debra Winger (1955), a ginasta russa Olga Korbut (1955), a cantora Janet Jackson (1966) e a tenista Gabriella Sabatini (1970).

Nesta data, em 1811, travava-se a batalha de Albufeira, entre o exército luso-britânico e as forças francesas do general Soult. Em 1832, Mouzinho da Silveira assinava o decreto que estabelecia a orgânica do Supremo Tribunal de Justiça. Em 1834, as forças Liberais venciam a Batalha de Asseiceira.

Em 1929, a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Holywood atribuía os primeiros Óscares, consagrando "Wings" como melhor filme e Janet Gaynor e Emil Jannings como melhores actores. Em 1969, a nave espacial soviética Vénus-5 aterrava em Vénus.

Em 1974, tomava posse o I Governo Provisório português, liderado por Adelino da Palma Carlos.

Em 1990, morriam os norte-americanos Sammy Davis Jr., 64 anos, actor e cantor, e Jim Henson, 53 anos, criador de Os Marretas e de A Rua Sésamo. No mesmo dia, entrava em vigor o cessar-fogo entre o MPLA e a UNITA. Em 1992, realizava-se o enterro da actriz Marlene Dietrich.

Em 1996, era aprovada a proposta de alteração à Lei da Droga, que agravava as penas para o tráfico de estupefacientes em Portugal. Em 1997, um dia depois de Mobutu ter deixado o Zaire, as forças de Kabila entravam em Kinshasa. Em 2000, o empresário Ilídio Pinho anunciava a constituição de uma fundação para a Ciência e Tecnologia, com a dotação de dez milhões de contos.

Em 2003, o líder da Distrital do Porto do PS, Francisco Assis, era agredido em Felgueiras, por apoiantes da autarca Fátima Felgueiras. Em Lisboa, era inaugurada a Sala Mário Viegas, no Teatro Municipal de São Luiz. No Festival de Cannes, estreava-se "Vai e Vem", o último filme de João César Monteiro, cineasta português morto em Fevereiro.

Em 2004, a curta-metragem portuguesa "A Rapariga no Espelho", de Pedro Fortes, ganhava o prémio Onofre do Festival de Cinema Ibérico de Badajoz. E a Ucrânia vencia o Eurofestival da Canção.

Em 2005, morria Albert Marshall, 108 anos, antigo soldado britânico, o último sobrevivente da Batalha do Somme, na Grande Guerra de 1914-18.
«Cowparade» até Setembro
por uma boa causa


Cerca de cem vacas, de "sonhadoras" a "cosmopolitas", integram a "Cowparade" que vai colorir a capital portuguesa até finais de Agosto.
No total são 101 vacas construídas em vibra de vidro em tamanho real e pintadas com cores garridas, com destaque para a vaca toda decorada com recurso à técnica da calçada portuguesa.

Cow-Mões, Chococow, Clowds, Cowcity, CowPuter e High-Tech Cow são alguns dos nomes das vacas que vão ser colocadas em vários locais da cidade, nomeadamente no Chiado, Parque Eduardo VII, Restauradores, Rossio, Largo do Rato, Campo Pequeno, Parque das Nações, Jardim da Estrela, Estação da CP de Santa Apolónia, Benfica e Amoreiras, entre outros.

No final da «Cow Parade», as vacas serão leiloadas, a 30 de Setembro, revertendo as receitas para oito instituições de solidariedade social, através do Mecenato.net: Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Assistência Médica Internacional (AMI), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Chapitô, Cruz Vermelha Portuguesa, Espaço T, Escuteiros de Portugal, Liga dos Bombeiros Portugueses e projectos da SIC Esperança.

Para quem não pode lá ir, aqui fica um "cheirinho" da "cowparade", sabendo desde logo que estas são mais «asseadas» que as reais.

segunda-feira, maio 15, 2006

Futebol: Mundial2006
Scolari anuncia lista dos 23,
sem Andrade e Quaresma


O central Jorge Andrade e o extremo Ricardo Quaresma são as grandes ausências na lista dos 23 eleitos que Luiz Felipe Scolari anuncia hoje para representar Portugal no Mundial de futebol de 2006, marcado para a Alemanha.
O jogador do Deportivo está fora devido a uma grave lesão, enquanto o "artista" do FC Porto e uma das grandes figuras da edição 2005/2006 da Liga portuguesa, foi relegado pelo seleccionador luso para o Europeu de sub-21, tal como o médio "leonino" João Moutinho.
Face a estas ausências, o grande candidato para a defesa é o central Ricardo Costa, entre outras coisas para o FC Porto não ficar em "branco", enquanto Hugo Viana (Valência), que não entrou nos sub- 21, e Boa Morte (Fulham) vão estar também entre os eleitos.
Quanto à baliza, o terceiro guarda-redes deverá ser o jovem Bruno Vale, que se juntará à equipa após a fase final do Europeu de esperanças, tal como aconteceu a Moreira (Benfica) no Euro2004.
O anúncio da lista dos 23 convocados para a fase final do Alemanha2006, que se realiza de 09 de Junho a 09 de Julho, está agendado para as 20:00, em Lisboa.

Lista provável dos 23 eleitos de Portugal para o Mundial2006:

- Guarda-redes: Ricardo (Sporting), Quim (Benfica) e Bruno Vale (Estrela da Amadora).

- Defesas: Miguel (Valência, Esp), Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho (Chelsea, Ing), Fernando Meira (Estugarda, Ale), Ricardo Costa (FC Porto), Caneira (Sporting) e Nuno Valente (Everton, Ing).

- Médios: Costinha (Dínamo de Moscovo, Rus), Petit (Benfica), Maniche (Chelsea, Ing), Tiago (Lyon, Fra), Deco (FC Barcelona, Esp) e Hugo Viana (Valência, Esp).

- Avançados: Figo (Inter de Milão, Ita), Cristiano Ronaldo (Manchester United, Ing), Boa Morte (Fulham, Ing), Simão e Nuno Gomes (Benfica), Pauleta (Paris Saint-Germain, Fra) e Hélder Postiga (Saint- Etienne, Fra).
Comitiva carnavalesca
na Croácia




Fonte fidedigna garantiu ao «NdO» que a comitiva representativa do Carnaval de Ovar já aterrou na Croácia, onde decorre a 26.ª Convenção da FECC. A acção decorre em Novi Vinodolski, perto de Rijeka.

domingo, maio 14, 2006

Em Esmoriz
VI «ComCordas» é hoje

O Grupo de Bandolins de Esmoriz apresenta esta tarde, pelas 17 horas, no cine-teatro Esmoriztur, a sexta edição do «ComCordas - Encontro Musical de Cordas de Esmoriz».
Trata-se de um evento regional de âmbito singular, que tem por objectivo a apresentação de agrupamentos musicais compostos com base nos cordofones. Este ano, o certame que normalmente enche a sala de visitas da cidade esmorizense, contará com a presença dos grupos «Os Lusíadas», da cidade do Porto, Conjunto de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio, de Braga, Quarteto de Guitarras de Lisboa e a Orquestra de Bandolins de Esmoriz com a participação do Grupo Coral 4x4.
O Grupo de Bandolins de Esmoriz (GBE) assinalou, recentemente o lançamento do seu último trabalho discográfico, um CD comemorativo dos seus vinte anos, com a realização de um concerto no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ovar.
Sendo uma associação cultural, o GBE dedica-se ao ensino e à execução instrumental da família do bandolim e da guitarra clássica. Constituiu-se oficialmente em 1984, na senda de um movimento musical iniciado alguns anos antes, tendo por base o bandolim, orientado pelo maestro fundador Luís Marques Aleixo.
PortoCartoon-World Festival
Siza Vieira desenha novo Troféu

O arquitecto Álvaro Siza Vieira é o autor do novo troféu do PortoCartoon-World Festival, cujo protótipo é hoje apresentado na sede do Museu Nacional da Imprensa, no Porto.
O troféu será apresentado durante a conferência de imprensa de apresentação dada pelo júri internacional para apresentação dos trabalhos vencedores do VIII PortoCartoon-World Festival.
Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa está muito bem cotada internacionalmente, de tal forma que a FECO (Federation of Cartoonists Organisations) a coloca no pódio mundial do desenho de humor.
O PortoCartoon foi lançado em 1999, presidido pelo anterior Presidente da República, Jorge Sampaio, e todos os anos recebe milhares de visitantes nas instalações do Museu Nacional da Imprensa e nas diferentes cidades por onde passa.
O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo.

sábado, maio 13, 2006

O «Retrovisor»

O «Retrovisor» chega às lojas, em edição Assírio & Alvim, no final de Maio, a tempo da Feira do Livro. É uma biografia de Sérgio Godinho, amplamente ilustrada, com alguns mimos para amantes de listas em anexos que poderão ler nas últimas páginas. O título, sugestão do Jorge Colombo, não quer mais sugerir que aqui olhamos para o que se passou, sem deixarmos de ter a consciência que há ainda um caminho pela frente… Para já, fica aqui a capa.
E aqui podem encontrar um e-card de uma colectânea que o Nuno - autor da obra em questão - recomenda, na certa.
«Eu visto a camisola»

Foi bonito ver o pavilhão Raimundo Rodrigues practicamente todo vestido de branco a apoiar a equipa da Ovarense Aerosoles que «encestou» ontem a primeira vitória da Final da Liga TMN em basquetebol, frente ao Casino Ginásio (Crónica do jogo aqui)
Para vestir de jogo em jogo até à vitória final.

sexta-feira, maio 12, 2006

«Opinião Pública»

Coisas que acontecem num programa em directo. Aqui.
A hora do Henrique

O técnico da Ovarense, Henrique Vieira, com 19 anos deixou para trás Moçambique, dois anos após o 25 de Abril. Foi estudar para Coimbra, onde encestou pelas cores da Académica. Em 1977 transferiu-se para o Ginásio, após o clube ter ganho o campeonato nacional, onde permaneceu duas épocas. Passou pelo Atlético e depois representou o Benfica durante 12 anos, onde venceu tudo o que tinha para vencer, incluindo várias finais com a Ovarense.
Henrique Vieira iniciou a sua carreira de treinador ao comando do Estoril. Subiu o clube ao campeonato A2, o equivalente à Proliga, e no ano seguinte sagrou-se campeão. Em 1996 rumou a Oliveira de Azeméis e logo no primeiro ano atingiu a final do "play-off", tal e qual Sérgio Salvador, técnico do Ginásio, esta temporada. Durante três anos seguidos foi à final com a extinta PT e invariavelmente perdeu a possibilidade de ser campeão. Na época passada voltou a ter hipóteses de conquistar o título, mas um Queluz implacável arrasou o sonho. Com o plantel que tem, se não ganhar esta época, mais vale dedicar-se à pesca.

quinta-feira, maio 11, 2006


Escola de Samba Costa de Prata
Convocatória

A Associação Cultural Escola de Samba Costa de Prata, convoca todos os seus associados a participarem na Assembleia Geral a realizar-se no dia 27 de Maio, p.f., pelas 15,30 horas na sua sede com a seguinte ordem de trabalhos:

1 - Apresentação e votação do relatório de contas da gerência de 2005/2006;
2 - Discussão de assuntos de interesse para a colectividade;
3 - Eleição para os novos corpos gerentes.

A entrega de listas dos corpos gerentes para a Biénio 2007/2008 será junto do Presidente da Assembleia Geral até ao dia anterior ás eleições.

Nota: Se à hora marcada não estiverem metade dos associados a Assembleia começará 30m mais tarde com qualquer numero e associados.

O Presidente da Assembleia,
(Raquel Campos)
A palavra ao leitor
Quadras de Soares de Passos



A José Joaquim Gomes Coelho

Vinte anos! Ai, bem cedo arrebatado,/O guardaste no seio, oh campa fria!
Flor passageira, sucumbiste ao fado,/E seus perfumes, exalou num dia.

Quanta ilusão desfeita em seu transporte,/Sonhou glórias talvez! Sonhou amores!
Tudo, tudo aqui jaz!/ Carpi-lhe a sorte, /Derramai-lhe na tumba algumas flores.

De seguida as mesmas quadras depois da última e infeliz intervenção:

Ver o amor arder cedo arrebatado/O perdes-te do seio. Ó campa fria:
Flor passageira. Sucumbem ao fado/E seus perfumes egualou n’um dia

Quanta ilusão desfeita em seu transporte/Sonhou glórias talvez sonhou adores
Tudo tudo aqui jaz carrilhe a sorte:/Derramae lhe na tumba algumas flores:


Além desta falta de atenção, ainda podemos reparar outro erro grosseiro na sepultura onde se encontra um dos maiores valores da literatura do Porto e do país, o poeta e romancista Júlio Dinis. O falecimento do irmão de Júlio Dinis, ocorreu a 30 de Dezembro de 1855, mas na pintura dos caracteres recentemente realizado colocam 30 de Dezembro de 1885. este espaço, um “Memorial” da cidade do Porto, fica situado no cemitério de Agramonte, era merecedor de uma maior atenção, e ficaria bem, se procedessem á correcção desta lamentável situação.
A título de comentário, na campa do poeta Soares de Passos, autor do “Noivado do Sepulcro”, no cemitério da Lapa, também podemos verificar que dificilmente qualquer pessoa anónima que lhe pretenda prestar homenagem localizará este espaço, pelo quase desaparecimento dos caracteres do mesmo e quadra nem inserida. Realmente estas duas figuras Júlio Dinis e Soares de Passos já tiveram melhor atenção e carinho pela cidade que ambos tanto amaram.
Nós por Ovar também temos algumas situações incompreensíveis. Desde o dia 19 de Dezembro de 2003, que a Casa Museu Júlio Dinis está encerrada, deixou de estar acessível ao público em geral, a cidade ficou mais pobre na oferta.
Como devem imaginar uma casa fechada demasiado tempo, trás danos irreparáveis, ainda mais como é do conhecimento de quem a visitava, de que o Museu se encontrava com graves problemas de humidade e, apodrecimento das madeiras.
Aqui também dirijo um apelo aos responsáveis da nossa autarquia que desbloqueiem as causas, e intervenham o mais célere possível, no início das obras.
Lembro que este humilde espaço, é um espaço único, que permite ser o “gaudião” de memórias deste grande romancista, poeta e dramaturgo. Perante a sua precária saúde, a razão da sua estadia, Ovar proporcionou-lhe belos momentos, numa acalmia do seu estado de espírito, que o leva ilusoriamente pensar sentir-se curado.

António Ferreira Valente (in «O primeiro de Janeiro»)

quarta-feira, maio 10, 2006

Futebol
1.150 meses de salários em atraso
nos campeonatos profissionais


O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) revelou hoje que o número de salários em atraso nas ligas profissionais ascende a 1.150 meses, dos quais 375 registados na Liga e 775 na Liga de Honra.
Na lista de cumpridores do escalão principal, segundo o sindicato, inscrevem-se FC Porto, Sporting, Benfica, Sporting de Braga, Nacional da Madeira, União de Leiria, Paços de Ferreira, Naval 1º de Maio, Académica e Vitória Guimarães, entretanto despromovido à Liga de Honra.
Na Liga de Honra, os clubes com salário em dia são Beira-Mar, Desportivo Aves, ambos promovidos à Liga principal, Leixões, Olhanense, Santa Clara, Feirense, Moreirense, Covilhã e Barreirense.
No caso do Desportivo das Aves, que por lei tinha de pagar o vencimento até ao dia 05, o clube fez um acordo com os jogadores para o liquidar até ao dia 20.
Em conferência de imprensa, o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, quis, esta tarde, "denunciar anomalias" para "conjugar esforços tendentes à erradicação dos males de que enferma o futebol português".
Entre essas "anomalias", o dirigente enumerou multas abusivas, jogadores impedidos de treinar ou relegados para a equipa B, processos disciplinares sem qualquer fundamento, "black out" e ausência de seguros desportivos e ameaças.
Mas, para o sindicato, o problema mais grave tem sido o incumprimento salarial, que afectou, nomeadamente, o Vitória de Setúbal, Ovarense, Maia, Estoril, Marco e Portimonense.
Pelas mesmas dificuldades financeiras, Alverca, Felgueiras e Académico de Viseu nem sequer chegaram a entrar em competição.
Actualmente, segundo o sindicato, oito clubes/SAD's do escalão principal registam atrasos, enquanto na segunda divisão esse número é de 10. No entanto, em ambos os casos a totalidade do plantel (25 jogadores) é atingida.
Fazendo a comparação com a classificação final, o primeiro terço da tabela (1º ao 6º) da Liga regista 50 salários em atraso contra 125 da Liga de Honra. Entre os sétimos e 12º lugares, existem em ambos os campeonatos um atraso de 175. Na base da tabela (13º-18º) os números são superiores: 375 na Liga e 775 na Liga de Honra.
Para tentar minimizar os efeitos dos atrasos salariais, o sindicato gastou ao longo da época 100.000 euros, "esgotando as suas disponibilidades e tendo dado conta às entidades responsáveis, no sentido da partilha da solidariedade o que, infelizmente, não sucedeu".
Reportando-se ao diagnóstico preocupante feito no relatório da Deloitte sobre as finanças do futebol português, referente à época 2004/05, e recentemente divulgado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o sindicato criticou a falta de acção das autoridades oficiais: Federação, Liga e Secretário de Estado da Juventude e Desporto.
Com a aproximação de eleições nos órgãos dirigentes do futebol, eventos importantes desportivos e a anunciada reforma legislativa, o presidente do SJPF manifestou a sua apreensão pela eventual continuação da falta de acção das entidades.
Evangelista também instou directamente o Secretário de Estado, Laurentino Dias, a cumprir a sua palavra e a avançar o mais rapidamente possível para a promulgação da nova Lei de Bases, um documento "a quem ainda ninguém teve acesso".
"Eu ainda tenho confiança no secretário de Estado. Mas não basta parecer, tem de se ser", referiu.
Pela parte do sindicato, foi feita a defesa de uma "radical mudança de mentalidades e de práticas", onde se incluem rigor na exigência de garantias bancárias para assegurar o pagamento de salários e a criação de um órgão de fiscalização autónomo para acompanhar o cumprimento das regras económico-financeiras.
Outras medidas preconizadas são um regime sancionatório para os incumpridores e a responsabilização efectiva dos dirigentes que não respeitem as regras desportivas e financeiras.
O SJPF anunciou que irá apresentar o diagnóstico dos campeonatos não profissionais, onde a tendência é para desenhar um cenário ainda "mais grave".
O verdadeiro Festival deste Verão!

Em conferência de imprensa realizada na tarde de ontem, foi apresenta a edição 2006 do Festival Paredes de Coura, que este ano se realiza entre os dias 14 e 17 de Agosto. Para além de terem sido confirmadas as presenças dos BAUHAUS, WHITE ROSE MOVEMENT e !!! no cartaz do evento, foram ainda anunciados os nomes de MORRISSEY, YEAH YEAH YEAHS, FISCHERSPOONER e SHOUT OUT LOUDS.
Para já, é o seguinte o cartaz do Festival:
15 Agosto: MORRISSEY
16 Agosto: YEAH YEAH YEAHS
17 Agosto: BAUHAUS + !!!
Nota: As restantes bandas ainda não têm data definida.
Caros amigos, depois disto, pela parte que me toca, nem preciso saber o resto do cartaz para eleger Paredes de Coura como o MELHOR Festival de Verão de 2006. AINDA NÃO SEI BEM COMO MAS... EU VOU!
Arquivamento do Processo Apito Dourado
Revolta e Denúncia

1. Tomei conhecimento, através da comunicação social, do arquivamento de parte do processo vulgarmente conhecido de "Apito Dourado", relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora, de 24 de Janeiro de 2004. Lendo no jornal O Jogo de 27-04-2006, uma síntese dos factos apurados, não posso deixar de expressar a Vª Exª o mais profundo repúdio pelo arquivamento exarado pelo sr. Procurador Jorge Marques, do Porto, que se me afigura atentório da mais elementar justiça pública.

2. Os factos apurados que geram revolta e denuncia, são os seguintes:

- Um árbitro (juiz entre dois clubes) telefona ao empresário do FCP, António Araújo, antes do jogo, solicitando sobremesa ou fruta humana para depois do jogo.
- O empresário A. Araújo avaliza a encomenda da fruta junto do sr. Pinto da Costa!
- Apesar do jogo ser fácil, o FCP só ganharia por 1-0 e com evidente auxílio do árbitro, segundo o relatório dos fiscais presentes.
- No final do jogo, os árbitros deste jogo, bem como os árbitros do jogo do FCP (B) vão todos jantar com os dirigentes do FCP, Reinaldo Teles, Pinto da Costa, António Garrido, etc. numa marisqueira de Matosinhos!
- A conta é paga pelo sr. Pinto da Costa com um cartão de crédito do FCP.
- De seguida, já de madrugada, esses árbitros vão então comer a fruta humana previamente encomendada que se encontrava na boite Golden.
- O serviço das três meninas (fruta humana) foi pago pelo empresário do FCP, António Araújo que se encontrava no local (150 euros cada menina).

3. Como é possível o sr. Procurador do Porto, Jorge Marques, não encontrar nestes factos nada de corruptível?! Segundo esse mesmo princípio, daqui para a frente, qualquer árbitro (juiz em campo) poderá encomendar sobremesas valiosas ou prendas (meninas, automóveis, apartamentos, viagens ao Brasil, etc.) para o final de cada jogo sem que este sr. Procurador encontre nisso qualquer malícia ou corrupção.

4. Este sr. Procurador desprezou o relatório oficial do jogo, que incriminava a actuação do árbitro, encomendando outro relatório a observadores exteriores e com opinião distinta, o que não retira o princípio da corrupção desportiva, pois esse árbitro poderia beneficiar o referido clube, directa ou indirectamente noutros jogos! Então este sr. Procurador não sabe que um campeonato tem mais de 30 jogos e que o aliciamento do árbitro pode não ser feito especificamente ou só para um jogo (este até era fácil), mas para outros jogos dessa equipa ou das equipas rivais em que esse árbitro intervenha!

5. Sentindo-me ofendido na minha cidadania e dignidade intelectual com tamanha afronta pública, enquanto cidadão, solicito a apreciação superior destes factos pois, a serem verdade, eles configuram-se como uma enorme embuste público, exigindo a reposição da verdade e da justiça!


(Texto enviado por leitor devidamente identificado)

terça-feira, maio 09, 2006

Basquetebol: Liga (play-offs)
Jorge Sing decisivo
colocou Ginásio na Final


O Ginásio qualificou-se hoje sensacionalmente para a sua primeira final da Liga de basquetebol profissional, ao vencer fora o Benfica na «negra» (85-81), depois de já ter arrumado o FC Porto com a mesma «receita».
Como frente aos «dragões», o «cinco» do brasileiro Sérgio Salvador começou por perder os dois jogos em reduto alheio, mas não desistiu e foi premiado com um lugar na disputa do título, onde vai tentar repetir, face à Ovarense (3-0 ao Queluz), a façanha de 1976/77.
Em mais um jogo dramático, a formação da Figueira da Foz acabou por ser mais fria nos instantes decisivos, frente a um Benfica que chegou a liderar por 13 pontos (42-29 e 44-31, ainda na primeira parte), mas cometeu demasiados erros na parte final.
Curiosamente, o «ovarense» Jorge Sing, com 10 dos seus 12 pontos no quarto parcial, e João Reveles, com dois lances livres convertidos já no último minuto, foram decisivos no sucesso, bem como Frederick Gentry, que dominou o jogo interior (23 pontos e oito ressaltos).
A vitória do Ginásio ficou igualmente ligada aos 14 «triplos» convertidos (em 37 tentados), quatro por Ian Boylan (15 pontos), outros tantos por Jovan Zdravkovic (15), três por Nick Neumann (18), dois por Sing e um por Gentry.
Na primeira presença nas meias-finais, depois de seis eliminações nos «quartos», o Ginásio conseguiu, assim, o apuramento, ao contrário dos "encarnados", que jogavam a primeira meia-final desde 1995/96, ano do início da «era» profissional.
No Benfica, Steven Logan (21 pontos e sete assistências) foi o jogador em maior destaque, mas cometeu um grande pecado, quando, a 50 segundos do final, e com a sua equipa a perder por dois pontos (78- 80), colocou mal a bola em jogo, passando-a a um adversário.
Ricardo Powell (17 pontos), António Tavares (16) e o suplente Ricardo Hill (15) destacaram-se também na marcação, num conjunto em que o poste Terrence Leather voltou a ser muito pouco utilizado (11 minutos) e não foi influente, tal como Bacari Hendrix (nove pontos).
O jogo começou equilibrado e com constantes alternâncias no comando do marcador, tendo o Benfica, mais forte no final e com Steven Logan em destaque (10 pontos), terminado o primeiro período quatro pontos à frente (23-19) do Ginásio, liderado por Ian Boylan (11).
No início do segundo parcial, tudo foi diferente, com os «encarnados», muito bem a defender, a roubar bolas e a contra-atacar, a conseguirem 13 pontos de vantagem (42-29 e 44-31), numa fase em que se destacou António Tavares (nove pontos).
Faltavam 4.53 minutos para o intervalo e o Ginásio estava em dificuldades, só que, de repente, tudo mudou: os locais deixaram de acertar - não marcaram mais - e os forasteiros, «letais» nos «triplos» (nove marcados, em 17 tentados) acabaram a primeira parte com um parcial de 14-0 e um ponto à frente (44-45).
No terceiro período, os forasteiros mudaram um pouco a estratégia e passaram a apostar mais no jogo interior de Gentry, que respondeu bem (oito pontos) e foi segurando o equilíbrio (61-61), quebrado na parte final com seis lances livres de Powell (67-63).
A surpresa do quarto período foi a grande inspiração de Jorge Sing, que marcou os primeiros oito pontos do Ginásio e colocou a sua equipa dois pontos à frente (69-71, a sete minutos do final).
O Benfica ainda conseguiu empatar o encontro (71-71, 73-73, 76- 76 e 78-78), mas falhou a ultrapassagem e, a 52 segundos do final, Gentry adiantou, em definitivo, os forasteiros (78-80), já que, na resposta, Logan teve uma comprometedora perda de bola.
João Reveles, que ainda não tinha pontuado, marcou dois lances livres (78-82), a 32 segundos do fim, Ricardo Hill ainda devolveu a emoção, com um "triplo" (81-82), a 18, mas Gentry também não tremeu da linha de lance livre (81-84), a 15, e Tavares falhou, a cinco, o "triplo" que poderia ter valido o prolongamento.
Num Pavilhão Açoreana Seguros muito bem composto, foi o Ginásio que fez a festa do apuramento para a final, que se começa a disputar sexta-feira, em Ovar.

Sob a arbitragem de José Araújo, António Coelho e Luís Lopes, as equipas alinharam e marcaram:
- Benfica: António Tavares (16), Bacari Hendrix (9), Steven Logan (21), Terrence Leather (3) e Ricardo Powell (17) - cinco inicial. Jogaram ainda Ricardo Hill (15) e Rui Mota.

- Ginásio: Peter Mulligan, Jovan Zdravkovic (15), Frederick Gentry (23), Ian Boylan (15) e Nick Neumann (18) - cinco inicial.
Jogaram ainda Jorge Sing (12) e João Reveles (2).

Marcha do marcador: 6-5 (05 minutos), 23-19 (primeiro período), 42-29 (15), 44-45 (intervalo), 56-56 (25), 67-63 (terceiro período), 73-76 (35) e 81-85 (resultado final).
Merche e Ronaldo
O Diálogo