quarta-feira, maio 31, 2006

Palheiros de Esmoriz



Se os tradicionais palheiros do litoral centro se encontram em vias de extinção, as novas construções tentam recriá-los em pormenores arquitectónicos dignos de registo. Como é o caso deste, localizado em Esmoriz, encontrado aqui.
Os palheiros eram, como se sabe, moradias típicas da praia de Esmoriz. Construídos em madeira assente em estacarias, permitiam a circulação do vento, por debaixo delas.
Hoje, restam apenas alguns exemplares, entretanto remodelados ao longo dos tempos. A maioria deles foi trocada por modestas casas de pedra e cal ou até mesmo barracas. O advento do turismo e a expansão urbana apressou o seu desaparecimento da paisagem. Estes, dão à zona sul da praia um aspecto simplista, retratando a simplicidade dos seus moradores.
A primeira menção de licença de que temos noticia para a construção de palheiros entre nós, data de 29 de Janeiro de 1854. Em 1866 já se fazia referência aos palheiros da Praia de Esmoriz, conforme registos existentes na Junta de Freguesia, segundo os quais as pessoas se reuniam na praia junto aos palheiros para festejarem o S. Martinho, acendendo grandes fogueiras até altas horas da madrugada.
Por outro lado, nas campanhas de pesca de Esmoriz trabalhavam homens que nas horas vagas da agricultura se faziam ao mar. Estas habitações teriam então a finalidade de permitir uma segunda habitação aos pescadores, podendo estes aí guardar os seus apetrechos piscatórios, durante a época em que se dedicavam à faina do mar.

Sem comentários: