quinta-feira, maio 25, 2006

Nova televisão pela Net convida
utilizadores a divulgar os seus vídeos


Um novo conceito de televisão pela Internet, em que os utilizadores são convidados a colocar online as suas próprias produções em vídeo, foi hoje lançado em Aveiro pela empresa de software "Senso Comum".
O site "Aveiro.TV" diferencia-se de outros projectos de televisão pela NET porque "não é uma continuação" das televisões tradicionais transposta para a Internet, explicou um responsável da empresa, João Tedim.
O seu objectivo é ser "uma janela criativa para a divulgação do dia-a-dia da comunidade aveirense".
O site é de acesso gratuito após registo e disponibiliza vários canais temáticos, nomeadamente de aventura e desporto, música, blogTV e TV Emigrante.
Além dos canais propostos pela empresa, o projecto compreende uma "banda do cidadão", onde cada um pode colocar o seu vídeo de forma bastante simples, sujeitando- se depois a um processo de votação para os TOP vídeos.
A Senso Comum associou ao projecto a "Sons em Trânsito", que vai dinamizar um canal de música "dando especial ênfase ao mundo musical de Aveiro", segundo explicou Vasco Sacramento.
"É uma porta nova que se abre para a divulgação dos artistas e dos espectáculos com que trabalhamos, a fazer lembrar um pouco o que foram as rádios locais há 20 anos", comentou Vasco Sacramento.
O Grupo de Espeleologia e Montanha de Aveiro (GEMA) é outra das entidades associadas e vai dedicar-se ao canal de Aventura e Desporto.
O seu responsável, Tiago Lagarto, revelou que este canal vai dar a conhecer as oportunidades da prática de desporto de aventura na região e aconselhar tecnicamente quem pretenda participar.
Para Vasco Lagarto, um dos mentores do projecto, a "Aveiro TV é um grande desafio à comunidade envolvente, procurando demonstrar que a Internet não serve só para ir buscar informação, mas também para a colocar".
"Damos oportunidade a grupos e entidades para colocarem os vídeos que vão produzindo sobre as suas actividades, de uma forma simples e sem preocupações perfeccionistas", esclareceu.

Sem comentários: