terça-feira, maio 23, 2006

Desarmou assaltante com um jornal
A proprietária de um quiosque em Ovar desarmou e pôs em fuga um ladrão armado com uma faca de mato que a queria roubar. «Como arma de defesa, Margarida Duarte usou um jornal diário desportivo que vai guardar consigo para sempre

Era segunda-feira, o F.C. Porto tinha ganho a Taça de Portugal no dia anterior. Passavam 15 minutos das 7 horas e Margarida Duarte tinha aberto o quiosque «Santa Camarão» há pouco mais de dez minutos. Ainda introduzia os dados dos jornais do dia no computador, quando um homem, vestido de negro, com um capuz vermelho passou diante da porta com a cabeça baixa. «Com este tempo de gorro, não deve estar bom da cabeça», pensou, mas sem dar grande importância. Não esperava é que esse mesmo homem lhe entrasse pela porta com o capuz enfiado na cabeça, apenas deixando ver os olhos por dois buracos, e na mão empunhasse um punhal.

Virada para o computador, nem sequer se apercebeu de quem lhe entrava pela porta, a não ser quando ouviu o assaltante gritar: «Isto é um assalto, dá-me o dinheiro».

Primeiro ficou surpreendida, a pensar que era algum dos seus clientes brincalhões, e depois «gelada» quando o viu a ameaçar com o punhal. «Isto não me está a acontecer, não pode ser», pensou.
Instintivamente, com uma calma aparente, olhou para uma porta que há ao fundo do quiosque e gritou: «Ò Nel, olha aqui». Esta reacção desviou a atenção do ladrão. Margarida Duarte aproveitou esse instante para lhe bater «com toda a força» com o jornal «Record» na mão e «ele deixou cair a faca». «Ele estava mais assustado que eu e fugiu», acrescentou. Na fuga ainda chocou com uma cliente, mas continuou em passo de corrida até se lhe perder o rasto.
Só nessa altura caiu em si, viu o que tinha feito, e apercebeu-se do risco «desnecessário» que correu. «Até porque na gaveta só tinha uns troquitos», diz.
Nesse dia o jornal esgotou, mas o seu exemplar não o vendeu e nem o vai devolver, antes vai mandar emoldurá-lo. «Este aqui não o vendo, foi ele que me salvou», justifica. A PSP de Ovar foi chamada ao local e recolheu a faca que o assaltante deixou para trás, e que já foi submetida a exames periciais. As investigações estão em curso e em breve a PSP pensa conseguir identificá-lo

Outra mulher que apanhou os ladrões

Esta é a segunda vez que uma mulher no concelho de Ovar faz frente a ladrões. No dia 4 de Outubro uma empresária do ramo da estética, de Maceda, montou uma cilada para apanhar dois assaltantes que lhe tentavam extorquir dinheiro, que chegaram a ameaçar sequestrar a filha de oito anos. Os dois assaltantes acabaram detidos pela GNR» (Diário de Aveiro)

1 comentário:

kimikkal disse...

Fez jus ao nome do quiosque...

:P