quarta-feira, maio 03, 2006

Equipa de Futebol Robótico da UA
«Cambada» subiu ao pódio

A equipa de futebol robótico CAMBADA, da Universidade de Aveiro, acaba de conquistar o terceiro lugar na sexta edição do Festival Nacional de Robótica - Robótica´2006, realizada em Guimarães entre 28 de Abril e 1 de Maio.
A equipa CAMBADA é a mais recente das equipas portuguesas que competem na modalidade de robôs futebolistas médios (MSL - middle-size league). Criada e desenvolvida desde 2003, é constituída por docentes, investigadores e estudantes ligados ao Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática da UA (DETI) e à Actividade Transversal em Robótica Inteligente do IEETA.
A CAMBADA participou em competições nacionais e internacionais logo a partir de 2004, embora com resultados modestos, dado o estado inicial de desenvolvimento dos robôs. Finalmente, no Robótica´2006, a equipa conseguiu demonstrar maior robustez e maturidade.
Na fase de apuramento, perdeu apenas um jogo (0-5 contra a equipa Minho, a vencedora), ganhando dois jogos (6-0 contra a equipa ISePorto, do ISEP, e 10-0 contra a equipa ISocRob, do IST) e empatando um jogo (2-2 com a equipa 5DPO da FEUP). A CAMBADA foi assim apurada em segundo lugar para as meias-finais. Com algum azar, perdeu a meia-final com a equipa 5DPO (2-4) e finalmente conquistou o terceiro lugar ganhando por 1-0 à equipa ISePorto.
A equipa CAMBADA é também um projecto de investigação com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia além de financiamento próprio da Universidade de Aveiro. Os «treinos» são realizados no campo de futebol robótico da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, onde o público em geral tem tido oportunidade de assistir a demonstrações.
Na modalidade de robôs futebolistas médios, uma das introduzidas pelo RoboCup, as equipas são compostas tipicamente por equipas de 4 ou 5 robôs móveis completamente autónomos com uma altura máxima de 80 cm. Esta modalidade é uma das que desperta maior atenção devido à sua elevada multidisciplinaridade. Na verdade, o desenvolvimento de uma equipa de robôs com estas dimensões coloca desafios ao nível da mecânica e da electrónica. Por seu lado, a restrição da autonomia coloca desafios ao nível do processamento de sinal, controlo e inteligência artificial. Actualmente, na modalidade MSL, os robôs orientam-se pelas cores (bola laranja, chão verde, robôs pretos, balizas amarela e azul, etc.) num campo de 8 por 12 metros.
No entanto, o cenário de competição vai sendo regularmente revisto de forma a constituir um desafio adequado ao estado da tecnologia. O DETI e o IEETA participaram também na modalidade de Condução Autónoma com o robô ROTA´2006, alcançando também o 3º lugar. O ROTA´2006 é um carro robótico cuja construção se iniciou em Outubro de 2005 e que se pretende volte a participar em futuras edições do festival.
Na modalidade de Condução Autónoma, os robôs devem devem percorrer autonomamente uma pista que representa uma estrada com duas fachas de rodagem, semáforos, túnel, zona de obras, etc. Esta competição foi ganha pelo robô ATLAS IV, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da UA.
As competições robóticas têm-se popularizado um pouco por todo o mundo ao longo da última década. Com elas pretende-se promover a investigação na área emergente da robótica bem como a divulgação da robótica e da ciência e tecnologia em geral.
A nível internacional, a principal referência é o RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado anualmente desde 1997. O RoboCup, cuja ênfase original era em equipas de robôs, inclui várias modalidades de competição, nomeadamente futebol robótico, procura/salvamento em situações de catástrofe e mais recentemente robótica doméstica. O Festival Nacional de Robótica surgiu em 2001 e inclui actualmente, entre outras, várias das modalidades de competição originalmente introduzidas no RoboCup.

Sem comentários: