quarta-feira, maio 24, 2006

Ciclismo: Volta ao Alentejo
Ex-Ovarense dá nas vistas

O espanhol Pablo Urtasun (Kaiku) conquistou hoje a primeira vitória da carreira, ao vencer a etapa inaugural da Volta ao Alentejo, impondo-se no apertado sprint final, em Vendas Novas, depois de uma queda que fraccionou o pelotão.
Dos 35 corredores que estavam para diante da queda, registada a 2,5 quilómetros do final dos 175 que compunham a etapa iniciada na mesma cidade, Urtasun foi o mais rápido, mostrando dotes perante finalizadores mais credenciados para envergar a camisola amarela, símbolo da liderança, após 4:05.37 horas de corrida.
Num final de trás para a frente, numa larga recta de quase 1.000 metros, o corredor basco, de 26 anos, impôs-se por curta margem ao italiano Giosue Bonomi (Barloworld), segundo, enquanto o argentino Martin Garrido (Duja-Tavira) foi terceiro.
O espanhol Alberto Benito (3Molinos), que em Portugal representou a Barbot, cruzou a meta no quarto posto, depois de uma falha na derradeira curva, à frente do seu ex-companheiro de equipa Sérgio Ribeiro, líder do "ranking" nacional e melhor português na tirada.
Quando cruzou a linha de chegada, o espanhol não se tinha apercebido do que se passou nas suas costas, dois quilómetros e meio antes. Numa zona mais estreita, já em Vendas Novas, deu-se uma queda colectiva, da qual Rui Lavrinhas (Riberalves) foi quem saiu mais mal tratado, entrando pelo vidro traseiro de um carro estacionado.
Para a história da etapa ficou também o espanhol Alexis Rodriguez (3Molinos) - antigo corredor da Ovarense e da Barbot - autor de uma fuga de 50 quilómetros, anulada aos 80, mas suficiente para envergar no final as camisolas de líder do prémio da montanha e das metas volantes.
Quinta-feira, perspectiva-se um desfecho semelhante na segunda etapa, um percurso de 159,7 quilómetros com partida e chegada em Mora e sem qualquer dificuldade.

Sem comentários: