Ecos da festa
«Habemus campeoni»
As primeiras buzinas de automóvel começaram a soar nas ruas da cidade logo que acabou, na Figueira da Foz, o encontro que ditou a conquista do tri-campeonato de basquetebol para a equipa vareira.
Mas os festejos eram tímidos no centro da cidade porque a aglomeração de adeptos estava a acontecer junto ao Pavilhão Dr. Raimundo Rodrigues, em cujo interior se podia ler numa tarja, a seguinte frase: «Habemus campeoni». Numa incrível manifestação de fé, os adeptos vareiros, que são dos mais fiéis, vestiram-se a rigor e entoaram cânticos de louvor enquanto esperavam para ver e aplaudir de perto os seus heróis que haviam conquistado horas antes o terceiro título de campeão nacional de basquetebol para o clube.
E foi em perfeito delírio que as bancadas repletas ovacionaram a entrada dos jogadores da equipa que fizeram questão de levar o troféu pelas bancadas.
Entretanto, o líder histórico do clube, Augusto Chaves, dava largas ao seu contentamento, multiplicando-se em abraços de agradecimento, quer a Artur Duarte, administrador da empresa patrocinadora, a Ovarense Aerosoles, quer a Manuel de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ovar, que acompanhou a equipa e esteve na festa, referindo que «numa hora destas, estamos todos de parabéns».
Os jogadores cortaram, como manda a tradição, a rede dos cestos, entre lágrimas e muita emoção. Ben Reed era a imagem perfeita do que esta pequena cidade representa em termos de basquetebol em Portugal: «Eu amo Ovar!».
(in «Diário de Aveiro»)
Sem comentários:
Enviar um comentário