Museu de Ovar: Uma janela sobre o passado

Esta verdadeira sala de visitas da história do concelho apresenta, entre muitos outros objectos, os trajes e os utensílios dos antepassados daquela concelho, permitindo uma reconstituição, muito viva, do ambiente rural, artesanal e piscatório de antanho.
É uma instituição de utilidade pública desde 1975 e sócio-fundador da Associação da Rota Europeia das Abelhas, com sede em França.
Na sua função, o Museu de Ovar recolhe pinturas de artistas consagrados, medalhas, moedas, louças, peças de etnografia, artesanato nacional e estrangeiro, antiguidades e raridades, objectos regionais, trajes de todo o continente e ilhas, usos e costumes vareiros, arte apícola, bonecas com trajes de todo o mundo, azulejos, livros, etc
Todo o acervo vai sendo exposto, rotativamente, conforme a época do anos e as possibilidades do espaço que não são muitas.
Muito dele permanece exposto permanentemente, dando vida às 12 salas de exposição: Bonecas; trajes (tricanas e lavradores); ciclo da vida; sala do Mar, Cozinha e quarto antigo; Mobiliário; Apicultura; Linhos e tear; Festas e romarias; Artífices; Painéis de azulejos; Utensílios de lavoura.
O Museu de Ovar, para dar a conhecer o viver e sentir do povo português, sai do seu espaço físico e organiza exposições um pouco por todo o país, de Norte a Sul e no estrangeiro: Espanha, França, Estados Unidos da América, Índia, Macau, Japão ou Argentina estão entre os países visitados.
Dentro das suas portas, desde o palheiro do pescador da costa ovarense à roda do oleiro, do traje camponês dos dias de festa do tear, tudo se encontra.
Museu de Ovar
Rua: Heliodoro Salgado
tel: 256 572 822
horário: 9h30 - 12h30 / 14h30 - 17h30
sábado: 9h - 12h
(encerra aos domingos e feriados)
- entrada paga (1,5 euros)
(Ler aqui entrevista com o director do Museu de Ovar)
Sem comentários:
Enviar um comentário