quarta-feira, abril 13, 2005

Yazaki confirma deslocalização mas diz
número de postos afectados por definir


A administração da Yazaki, empresa de cablagem eléctrica para automóveis, confirmou hoje que vai deslocalizar parte da produção de Ovar para a Eslováquia e Turquia, mas afirma que o número de trabalhadores a dispensar ainda não está definido.
Numa nota de imprensa, a administração da fábrica de componentes eléctricos para automóveis confirma a deslocalização de parte da produção da fábrica de Ovar, "por decisão da estrutura central da Yazaki na Europa".
A empresa refere que não é "ainda possível adiantar o número de colaboradores a dispensar" e garante que a "situação apenas envolve a unidade de Ovar da Yazaki Saltano Portugal".
A empresa reconhece que "os níveis de produtividade da unidade são positivos", mas justifica que "o sector das cablagens, que representa um volume de vendas bastante significativo, tem vindo a diminuir", o que, associado "a uma conjuntura económica desfavorável obrigam a Yazaki a reduzir o número de postos de trabalho".
Afastando a alternativa de lançar novos produtos, a Yazaki refere que "conta com soluções para diminuir os impactos do processo de dispensa visando a reinserção profissional dos colaboradores".
O acompanhamento e formação em técnicas de pesquisa de emprego e apoio à criação de empresas são algumas medidas avançadas para tentar reduzir o período de transição para um novo posto de trabalho dos trabalhadores a dispensar.
A Yazaki adianta já ter solicitado o apoio a instituições do Estado, nomeadamente ao governo e autarquias, "no sentido de encontrarem outras formas que diminuam os efeitos sociais da medida" que pretende tomar.
A Yazaki Saltano, criada em 1986, conta com um total de 3.430 colaboradores, repartidos entre a Yazaki Saltano de Ovar, Produtos Eléctricos Lda e Yazaki Saltano de Portugal CEA Lda, unidades de Gaia e Ovar.

Sem comentários: