quinta-feira, abril 28, 2005

Basquetebol
Oito equipas partem à conquista da Taça
Ovarense Aerosoles parte
como favorita à conquista do troféu


Oito das principais equipas portuguesas (Queluz, Ovarense, Benfica, Oliveirense, Belenenses, Ginásio, CAB Madeira e Barreirense) iniciam hoje, em Tondela, a luta pela conquista da segunda prova mais importante do calendário competitivo do basquetebol nacional. Trata-se da 56ª edição da Taça de Portugal, prova que mais uma vez vai decorrer – iniciada em 2001/2002, pela FPB – segundo a fórmula de "final oito".
Ao contrário do que sucedeu na época anterior, em que se registou a presença de uma equipa da Proliga (Sangalhos), a edição desta temporada só contempla formações da Liga profissional, das quais sete qualificaram-se para o "playoff", enquanto o Barreirense é o único clube que tenta, em Tondela, salvar o resto da temporada.
Neste tipo de prova é normal não se apontar favoritos ao triunfo final. No entanto, e se levarmos em conta o que se passou na fase regular, Queluz e Ovarense apresentam-se como principais candidatas. Mas, Oliveirense, Benfica – um regresso aos pontos altos da época –, Ginásio e CAB Madeira (venceu surpreendentemente a Taça da Liga) podem levar a Taça para casa.
Tondela vai ser, durante quatro dias, a capital do basquetebol. Aproveitando a realização da "final 8" da Taça de Portugal, a FPB e a autarquia local levam a efeito um conjunto de iniciativas que têm como palco o pavilhão municipal de Tondela e toda a área circundante. De todas as acções previstas destaque-se a megaconcentração de minibasket, com jovens jogadores de várias associações e a realização da fase regional do Compal Air, competição de 3x3, em colaboração com o Desporto Escolar.

Sem comentários: