quinta-feira, abril 14, 2005

500 postos de trabalho em risco
Secretário de Estado da Indústria
quer dialogar com administração da Yazaki


«A Câmara Municipal de Ovar está a acompanhar com extrema preocupação o evoluir dos acontecimentos na Yasaki Saltano», disse ontem, ao Diário de Aveiro, o presidente Manuel de Oliveira. A administração da empresa anunciou, na terça-feira, a redução do número de postos de trabalho em Ovar, mas desconhece quantos serão atingidos. «Não é ainda possível adiantar o número de colaboradores a dispensar», referia o comunicado da empresa.
Para o edil, o contexto em que a decisão é tomada não podia ser mais complicado: «Temos três mil desempregados no nosso concelho, o que é grave». O chefe do executivo tem-se desdobrado em contactos no sentido de minimizar o impacto da agora confirmada deslocalização da empresa nipónica. «Temos feito diversas diligências nesse sentido», disse Manuel de Oliveira, sublinhando as encetadas com o anterior Governo, IAPMEI, Agência Portuguesa de Desenvolvimento, Yazaki Europe, e ainda com a actual Tutela. Neste âmbito, o autarca foi ontem mesmo contactado pelo Secretário de Estado-Adjunto da Indústria e Inovação, António Castro Guerra, no sentido de promover um encontro com a administração da empresa sediada em Ovar o mais rapidamente possível. De resto, num encontro mantido entre Manuel de Oliveira e o governante, no passado dia um, «foi possível voltar a expor a situação difícil dos trabalhadores e constatei que havia receptividade deste Governo para encontrar uma solução». A administração da empresa, apesar de convidada, não esteve presente.
A solução poderá passar por uma reconversão da empresa e dos funcionários no sentido de viabilizar a empresa, de forma a que esta possa vir a produzir outro tipo de produtos.(«DA»)

Sem comentários: