terça-feira, abril 26, 2005

PSD apela a intervenção do governo
para evitar despedimentos no concelho


O PSD de Ovar apelou ao governo para que procure evitar o despedimento a curto-prazo de 750 trabalhadores nas fábricas da Yazaki Saltano, Philips e Universal Motors, localizadas no concelho.
Álvaro Santos, líder do PSD concelhio e candidato à Câmara de Ovar, disse, em declarações à «Lusa», que o ministro da Economia, Manuel Pinho, eleito deputado por Aveiro, conhece a realidade que se está a viver nas multinacionais instaladas em Ovar.
"O ministro conhece esta realidade e quero fazer um apelo sincero e sem demagogia para que o governo se empenhe, porque acredito que é ainda possível evitar uma situação que pode tornar-se explosiva, em termos sociais", declarou.
A posição do PSD de Ovar surge na sequência de uma reunião da estrutura local daquele partido com representantes do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro, em que participou o deputado social- democrata Hermínio Loureiro, eleito por Aveiro.
Álvaro Santos salienta que "até ao Verão estão potencialmente em risco quase 750 postos de trabalho", apontando as informações para a dispensa de 500 trabalhadores na fábrica de Ovar da Yazaki Saltano, cerca de 140 na Philips e 190 na Universal Motors.
No caso da Yazaki Saltano, o líder do PSD de Ovar referiu que "há vontade da administração da empresa em explorar novas áreas de negócio, mas é necessário o apoio do governo".
Álvaro Santos considera que deve também ser dada particular atenção das entidades públicas "ao drama dos trabalhadores da Universal Motors, cujas idades dificultam a reinserção no mercado de trabalho".
Esta empresa encontra-se com futuro incerto, dado que ainda não foi proposta qualquer medida de viabilização pelo administrador judicial aos credores, o maior dos quais, a EFACEC, é também detentora das instalações e terrenos onde a empresa labora, situados no centro urbano.
A possibilidade do local vir a conhecer um empreendimento imobiliário tem sido apontada pelos representantes sindicais como uma das razões para a difícil situação que a Universal Motors vive.
Enquanto candidato do PSD à Câmara de Ovar, Álvaro Santos afirmou assumir o compromisso de que "caso seja eleito, qualquer que seja o desenvolvimento daquele espaço nunca será à custa do despedimento de pessoas".
"Sou contra o despedimento para proveito de empresas que tenham fins especulativos imobiliários", disse, considerando que "a Câmara tem a faca e o queijo na mão" por estar a caducar o Plano Director Municipal, "sendo bom que actue pelas figuras das medidas cautelares".
O candidato reconhece que a área ocupada pela Universal Motors "é muito valorizada do ponto de vista urbanístico", mas sustenta que "é possível manter no centro da cidade actividades industriais de base tecnológica, com emprego qualificado e que não consumam a mesma área".
No que respeita à Philips Álvaro Santos revelou ter já pedido aos representantes sindicais uma reunião para se inteirar da situação e pretender realizar um encontro com a administração da empresa para o mesmo fim.

Sem comentários: