segunda-feira, abril 25, 2005

Rede concelhia de bibliotecas fechada

Lançada a primeira pedra em 1999 e assumida como um objectivo prioritário, a Rede Concelhia de Bibliotecas de Ovar vai, a partir de hoje, assegurar a cobertura total do concelho com a inauguração que faltava, a do pólo da freguesia de Válega. Para a rede ficar completa falta apenas a freguesia de São João ser também contemplada, mas, dada a proximidade ao centro da cidade de Ovar, será um projecto para o futuro.
Uma secção geral, uma secção infantil, uma sala de informática com acesso à Internet, uma mediateca e um novo espaço para eventos culturais são os atributos da biblioteca situada num edifício particular da rua Domingos de Matos, bem no centro da freguesia, que a Câmara alugou e adaptou, dada a falta de uma estrutura própria.
Ao todo, foram gastos cerca de 80 mil euros nas obras de adaptação e equipamentos, um investimento que o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Oliveira, considera "o corolário de um projecto de descentralização cultural e de prestação de serviços", que assumiu logo no início do seu primeiro mandato enquanto vereador da Cultura e que catalogou imediatamente como prioritário.
A inauguração do espaço está marcada para as 12.45 horas, algum tempo depois de, também em Válega, se dar início à construção do tão desejado jardim de infância da Regedoura, que irá ser edificado no espaço contíguo à escola com o mesmo nome e que incluirá um parque desportivo. Uma obra no valor de cerca de 340 mil euros que se prevê ficar pronta dentro de 360 dias.
À tarde, e ainda no âmbito das comemorações do 25 de Abril, Manuel Oliveira irá dar por concluídas as obras na ponte da Zéfinha, paralela à via férrea, que havia ficado danificada em 2001, um ano de grandes intempéries em Portugal, e que representa uma importante ligação entre Cortegaça e Esmoriz. Tratou-se de uma obra que, apesar de ter demorado anos até se ter dado início, acabou por ser concluída em apenas 70 dias, com um custo de 56 mil euros.(«JN»)

Sem comentários: