segunda-feira, abril 25, 2005

Autarquia desactiva ETAR de Esmoriz/Cortegaça

A Câmara Municipal de Ovar descarta qualquer responsabilidade em eventuais descargas poluentes geradas em concelhos vizinhos e apela à rápida ligação ao sistema da Simria do concelho de Santa Maria da Feira
Com a colocação em funcionamento do ponto de entrada de Esmoriz da Simria – de que a Câmara Municipal de Ovar é accionista –, no passado dia 6, foi desactivada a ETAR de Esmoriz/Cortegaça. O referido ponto localiza-se no recinto da Estação Elevatória da ETAR Municipal de Esmoriz/Cortegaça, o que corresponde à conclusão da primeira fase do projecto de despoluição da Barrinha de Esmoriz. Desde a referida data, a edilidade vareira está a assumir os custos contratualizados da adesão a este sistema.
Segundo revelou o chefe do Executivo, Manuel Oliveira, trata-se de um sistema elevatório que compreende uma estação elevatória e cinco quilómetros de condutas que peritem recolher todos os esgotos gerados na parte Norte do concelho de Ovar.
Estão, assim, criadas todas as condições para libertar as freguesias de Esmoriz e de Maceda, em especial a vala de Maceda e o Rio Lambo, que passa no centro da cidade esmorizense, de todas as descargas poluentes e conduzi-las definitivamente para tratamento na ETAR de Espinho, e posterior rejeição no mar através do exutor submarino de Espinho.(«DA»)

Sem comentários: