sexta-feira, abril 15, 2005

Armando França defende Yazaki Saltano
na Assembleia da República


A intervenção do ex-presidente da Câmara Municipal de Ovar, na íntegra:
«Senhor Presidente Dgma. mesa
Senhoras e Senhores Deputados
Sr. Ministro, Srs. Secretário de Estado, a quem desejo as maiores felicidades,

Nesta minha primeira intervenção neste Plenário devo saudar V.Exas. e assinalar ser uma honra, um privilégio, mas também uma responsabilidade poder intervir em nome daqueles que me elegeram no Distrito de Aveiro.

Posto isto,

Conhecemos como ninguém a problemática em causa, a da eventual deslocalização e em particular o caso da YASAKI SALTANO de Ovar.
Ao longo de 12 anos a gestão socialista em Ovar manteve-se atenta a esta grande empresa japonesa do sector das cablagens que, só em Ovar, emprega 2.000 trabalhadores.
Em Setembro do ano passado tivemos notícia de que a empresa pretendia fazer uma reconversão industrial, propondo-se iniciar um processo de despedimento de centenas de trabalhadores.
De imediato, a Câmara Municipal de Ovar oficiou ao Ministro da Economia e ao Primeiro Ministro do Governo PSD/PP, sem qualquer resposta.
Em Janeiro e Fevereiro deste ano a Câmara Municipal de Ovar, interpelou de novo o anterior Governo, o IAPMEI e a Agência Portª. P/ o Investimento.
Tudo em vão, tudo infrutífero. O Estado não quis saber.
Logo que este Governo tomou posse, a Câmara Municipal de Ovar colocou o assunto ao Governo que, de imediato, respondeu e recebeu em audiência, a Câmara Municipal de Ovar, e representantes dos trabalhadores e, ontem, a administração da YASAKI.
Senhor Ministro, Senhor Secretário de Estado, saúdo o seu esforço. As linhas mestras de actuação foram traçadas já por V.Exª e são claras.
A prontidão da vossa resposta e o interesse já manifestado são a melhor prova do empenho do Governo na busca de uma solução para um problema grave, difícil é certo, mas que afecta directa e indirectamente milhares de pessoas e famílias no Distrito de Aveiro.
Por isso esperamos e confiamos que, usando de todos os mecanismos ao dispor, o Governo e, porque não, os representantes dos trabalhadores todos possamos enfrentar e resolver com seriedade e determinação esta grande ameaça que paira sobre muitos dos meus conterrâneos e com quem temos, como sempre, uma forte solidariedade activa.

DISSE!»

Sem comentários: