segunda-feira, junho 13, 2005

Reconciliação com a Ria
passa pelo Cais do Puxadouro


Numa parceria com a Associação dos Municípios da Ria (AMRia), a Câmara Municipal de Ovar está empenhada no avanço do projecto de valorização e requalificação dos cais do concelho. «O plano encontra-se, neste momento, numa fase de discussão pública», informou, esta semana, o presidente da autarquia.
Manuel de Oliveira disse ainda que o projecto destinado à recuperação do Cais do Puxadouro, em Válega, «deverá vir a ser integrado nesse plano mais global». Os serviços camarários estarão a adaptar os resultados do campo de trabalho que ali decorreu no dia 17 de Maio de 2003, no âmbito do Fórum UNESCO, do Instituto Piaget. As potencialidades naturais do lugar são grandes, «mas a perspectiva do cais não pode ser isolada», observou o autarca. «É importante que o município se reconcilie com a ria, com as suas origens», defende.
Os cais, segundo Manuel de Oliveira, «têm a ver com determinados percursos que já foram importantes na vida das pessoas deste concelho, como é também o caso das nossas ruas e da nossa zona história».
Ovar deve voltar-se de novo para a ria, aposta o edil, defendendo: «Devemos ser capazes de a qualificar». Manuel de Oliveira elege como prioritária a requalificação dos cais do concelho, «não apenas o do Puxadouro, mas também o da Ribeira, Tijosa e da Marinha», de modo a garantir a recuperação da «identidade» vareira. «Muitas pessoas de fora têm vindo ter comigo para dizer que Ovar está a mudar sem perder a sua identidade, o que para nós é muito gratificante de ouvir». «Precisamos de ter projectos alternativos em matéria de desenvolvimento, mas sem nunca perder de vista a nossa identidade», concluiu o autarca.
O Campo Internacional de Trabalho do Património – Estudo e Revitalização do Cais do Puxadouro, em Válega, decorreu há cerca de dois anos. A acção teve o cunho da Divisão da Cultura, Biblioteca e Património Histórico da Câmara Municipal de Ovar e do Fórum UNESCO do Instituto Piaget, com o objectivo, numa primeira fase, de fazer o levantamento, observação e análise do Cais do Puxadouro e toda a sua zona envolvente.
A análise, que incidiu em vários aspectos – físico, social, natural, edificado, construtivo, histórico – gerou um conhecimento real do local.
O estudo de requalificação do espaço em questão pressupõe, além do respeito pelas normas e condicionantes do Plano Director Municipal (PDM), o respeito pelo meio ambiente local, sugerindo uma integração e articulação adequada à salvaguarda das características naturais, ambientais e urbanas.(«DA»)

Sem comentários: