quinta-feira, junho 30, 2005

Administrador aponta erros
A Universal Motors foi sugada

O último presidente do Conselho de Administração da Universal Motors (UM), fábrica de motores eléctricos de Ovar, afirmou ao Correio da Manhã que o verdadeiro motivo da criação da empresa foi “limpar os passivos da Efacec”. Segundo António Pinho, quando os objectivos foram cumpridos, a Efacec desinteressou-se pela UM e suspendeu mais de cem trabalhadores.
As provas têm-me sido barradas, mas uma auditoria, que não posso pedir, demonstrá-lo-ia”, explica o administrador.
António Pinho avança ainda que o valor imobiliário do terreno onde está instalada a UM e que pertence à Efacec terá acelerado o processo de falência, já que “é voz corrente em Ovar e até na Conservatória que há quem o queira comprar por cerca de 15 milhões de euros”.
A conclusão a que o administrador chega é que a UM sempre foi sugada. “Há três anos a UM criou a UMComercial para vender motores a preços mais baixos, mas a administração de ambas estava a cargo do engenheiro Ricca, cuja família detinha nove por cento da Efacec.”
António Pinho já informou a Comissão de Valores da Bolsa e os parceirosinstitucionais da Efacec quanto à situação e moveu 27 processos-crime a antigos administradores da UM por má gestão, aguardando agora que a Procuradoria-Geral da República se pronuncie.(«CM»)

Sem comentários: