quinta-feira, junho 16, 2005

Director-delegado dos SMAS
substituído pela câmara


Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ovar têm desde a passada terça-feira, um novo administrador-delegado. De acordo com o presidente da edilidade, a substituição deu-se em circunstâncias normais, no âmbito das competências de um acto de gestão do conselho de administração. «Avisámos o engenheiro Alfredo da Costa, dentro do prazo estipulado por Lei, de que não iríamos renovar a sua comissão de serviço», explicou Manuel de Oliveira.
As funções de administrador-delegado dos SMAS podem ser asseguradas em regime corrente ou em regime de substituição. «Perante as duas alternativas, optámos pela segunda», acrescentou.
Alfredo Costa assumiu as funções de administrador-delegado dos SMAS em 1996, mas não pertencia ao quadro de pessoal da entidade.
O presidente da Câmara Municipal de Ovar que acumula, por inerência, o lugar de presidente do Conselho de Administração dos SMAS defende que não havia necessidade de manter a situação porque há «dentro do quadro várias pessoas que reúnem as condições legais para o exercício das funções». A escolha acabou por recair na engenheira Ana Adrego, mas a autarquia pretende, dentro dos prazos normais, abrir concurso para seleccionar o próximo administrador-delegado da empresa municipal.
Manuel de Oliveira nega que a alteração na direcção da empresa municipal que gere o abastecimento de água à população e os esgotos do concelho, tenha a ver com a auditoria financeira que está a decorrer na autarquia.
Este será o primeiro passo da reformulação organizativa que a actual gestão camarária pretende implementar nos SMAS. «Temos uma entidade exterior a realizar um estudo do qual sairá a definição de um modelo organizativo para os SMAS», adianta Manuel de Oliveira. Seja qual for a solução encontrada, o autarca garante que não seguirá a via da privatização pela qual enveredaram diversos municípios vizinhos de Ovar. «Essa possibilidade não está sequer nos meus horizontes, queremos que a gestão dos SMAS seja pública e transparente, por isso, estamos avaliar tudo que com ela se relaciona para tomar uma decisão», concluiu.
O candidato do PSD à presidência da Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, diz que «há muito por esclarecer» no que diz respeito a este assunto e caberá «ao presidente da câmara explicar tudo publicamente». O dirigente concelhio dos social democratas ovarenses assegura que vai apurar o que aconteceu e só depois deverá tomar uma posição pública sobre o assunto.(«DA»)

Sem comentários: