quarta-feira, junho 08, 2005

Crianças aprendem tudo sobre sexualidade

"Muito do que falámos eu já sabia, mas gostei, sobretudo, de aprender como é que o bebé se forma na barriga da mãe", afirma a viva Carole Vanessa, de apenas nove anos. Já Luís Sá, do alto dos seus 11 anos, afirma, decidido, que só quer ter relações sexuais depois de atingir a maioridade. "Só quero ter relações sexuais quando fizer 18 anos. Primeiro temos que estudar, trabalhar e só depois é que se faz a vida", indica o rapaz.
Perspicazes, os pequenos conversavam à laia do que aprenderam sobre amor, relacionamentos e sexo, durante o ano lectivo que está quase a terminar, com o projecto "À descoberta com... o Zé e a Maria".
O programa decorreu em cinco escolas das freguesias de Cortegaça e Esmoriz, em Ovar, foi promovido pelo Centro Comunitário de Esmoriz e cofinanciado pelo programa "Ser Criança", desenvolvido pelo Instituto de Segurança Social.

Não e não

Aprender a dizer não. Não ao abuso sexual, não à gravidez e maternidade precoces e não ao risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. Essas foram outras questões também abordadas pelos futuros adultos, durante 15 sessões semanais.
Uma equipa de duas psicólogas e uma técnica de serviço social levaram 102 crianças do quarto ano (no total) a falar, questionar, aprender e a brincar à volta de temas como o corpo, a reprodução, os afectos, as emoções, mas também a higiene, a alimentação e a resolução de conflitos.(«JN»)

Sem comentários: