quarta-feira, junho 22, 2005

Jornada de reconhecimento de bons exemplos empresariais
Ovar à margem de visita
presidencial ao distrito de Aveiro


A ausência do Concelho de Ovar no percurso das visitas do Presidente da República ao distrito de Aveiro, marcadas para o dia de hoje, é mais um dado revelador da falta de argumentos do município face aos concelhos vizinhos, diz hoje a concelhia do PSD.
Foi com «grande surpresa» que o PSD local teve conhecimento da não inclusão do Concelho de Ovar no programa de visitas do Presidente da República, Jorge Sampaio, numa jornada dedicada às empresas e instituições do distrito que constituem exemplos nacionais de inovação, qualidade e competitividade.
Registe-se que, para além da cidade de Aveiro, o percurso concentra-se essencialmente no norte do distrito, passando pelos concelhos de Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis e São João da Madeira. E, se noutras ocasiões, outros municípios vizinhos – como Santa Maria da Feira e Espinho – foram merecedores da visita de governantes e altas figuras do Estado português, constata-se facilmente que o único denominador comum em todas estas iniciativas de elevada importância para a região de Aveiro-Norte tem sido, justamente, a ausência sistemática do concelho de Ovar.
Para o PSD de Ovar, esta evidência não significa o desprezo dos governantes pelo município, mas antes traduz a falta de capacidade dos responsáveis políticos locais para atrair as atenções do exterior para as mais-valias existentes no nosso território. Com efeito, Ovar tem cada vez menos argumentos para competir com os seus vizinhos – que, na última década, atingiram níveis de desenvolvimento muito elevados – e, lamentavelmente, nem esses escassos trunfos têm sido aproveitados pelos responsáveis autárquicos para conferir notoriedade e aumentar a visibilidade do Concelho.
Ovar possui excelentes exemplos de qualidade, pioneirismo e inovação ao nível empresarial, que bem mereciam ser reconhecidos e incentivados. A divulgação desses bons exemplos, nesta “presidência aberta” pelo distrito de Aveiro, seria tanto mais oportuna quanto estamos perante um município com um dos mais altos índices de desemprego de todo o distrito – cerca de 3500 desempregados e outros 750 em risco de desemprego até ao final do Verão – e onde estes novos modelos empresariais terão, no futuro próximo, uma importância económica crucial.
Assim, o Presidente da Comissão Política do PSD de Ovar e candidato à Câmara Municipal de Ovar, Álvaro Santos, lamenta que “Ovar tenha ficado à margem desta importante visita presidencial” e deixa a garantia de que “quando eu for presidente da Câmara Municipal, em Outubro, vou empenhar-me em trazer até nós o senhor Presidente da República, para conhecer todas as nossas potencialidades e bons exemplos empresariais”.

1 comentário:

Alfredo de Sousa disse...

É verdade, não valemos mesmo nada!!! E de quem será a culpa? Aceitam-se apostas.