sexta-feira, junho 10, 2005

Basquetebol
Queluz "dá" 3-0 à Ovarense e é campeão 21 anos depois

O Queluz venceu ontem a Ovarense por 63- 58, no terceiro e último jogo da final do "play-off" da Liga profissional de basquetebol, realizado no Pavilhão Raimundo Rodrigues, em Ovar.

O Queluz repetiu hoje o feito de 1983/84 e sagrou-se campeão português de basquetebol, ao vencer a Ovarense por 63-58, no terceiro jogo da final do "play-off" da Liga profissional, realizado no Pavilhão Raimundo Rodrigues, em Ovar.
Depois de ter vencido as duas primeiras partidas em casa (75- 74 e 93-86), o Queluz deu seguimento ao primeiro lugar da fase regular e à supremacia demonstrada nos quartos-de-final (eliminou o CAB Madeira, depois de estar a perder por 2-0) e nas "meias" (vitória sobre a Oliveirense por 3-0).
O treinador Alberto Babo repete também o título nacional, depois de em 1998/99 ter oferecido ao FC Porto a faixa de campeão (triunfo ante o Illiabum).
O Queluz, que já tinha vencido a Taça de Portugal à equipa de Ovar, iguala os feitos da Ovarense e da PT que, em 99/00 e 01/02, respectivamente, triunfaram por 3-0 na final do "play-off".
Depois de já ter vencido a equipa de Henrique Vieira por seis vezes esta temporada, nos oito jogos realizados, a equipa da "linha" de Sintra impôs nova derrota e quase humilha o treinador vareiro que, em cinco finais, perdeu sempre.
O Queluz resistiu ao ambiente infernal do nosso pavilhão, apesar de um forte abanão nos últimos cinco minutos, e aproveitou bem a eficácia de David Vik (18) e de Leroy Watkins (13).
A Ovarense, que eliminou o Ginásio (3-1, nos quartos-de-final) e o campeão nacional FC Porto (3-2, nas "meias") apenas "verga" na final, dando seguimento, no entanto, ao bom segundo lugar da fase regular.
A necessitar de um triunfo para adiar a decisão final, a Ovarense entrou muito nervosa no jogo e o "cinco" de Alberto Babo, mais sereno, aproveitou para ganhar ascendente no marcador, acabando por atingir os cinco minutos iniciais com uma diferença de cinco pontos (02-07).
Melhor na defensiva, na circulação de bola e nos ressaltos ao poste, o Queluz parecia destinado a dar poucas hipóteses ao "cinco" de Henrique Vieira, mas dois "triplos" do extremo Jason Sasser colocaram a partida em 08-09, a dois minutos do final do primeiro período.
A formação da "linha" de Sintra "abanou" com a curta, mas eficaz, recuperação da Ovarense, "tremeu" com o início fulgurante dos vareiros no segundo período, mas descobriu depois a melhor forma de contornar as adversidades, acabando por atingir uma vantagem de 11 pontos, aos 15 minutos (18-29).
O desacerto ofensivo da Ovarense permitia ao "cinco" de Alberto Babo aproveitar bem o contra-ataque (80 por cento) e, no segundo período, a equipa de Queluz registou 22 pontos, contra 14 da formação da casa (24-37, ao intervalo).
No terceiro período, apesar de algumas oscilações, o Queluz manteve sempre a diferença mínima de 10 pontos e atingiu a vantagem de 14 (41-55), a 10 minutos do fim do jogo.
15 pontos consecutivos da Ovarense no início do último tempo devolveram toda a emoção à partida e colocaram os vareiros na frente do marcador pela primeira vez (56-55), mas Francisco Rodrigues, com um "duplo", voltou a dar vantagem ao Queluz.
A Ovarense voltou a recuperar por intermédio de Sasser, Carlos Andrade ofereceu a liderança ao "cinco" de Queluz (58-59) e dois lançamentos livres de Leroy Watkins acabaram por ser o suficiente para a equipa de Alberto Babo garantir o ceptro.

Sem comentários: