terça-feira, junho 07, 2005

Distinguido com Prémio Gulbenkian de Ciência 2004
Docente da UA estuda as redes que dominam o mundo

O mundo é pequeno! Esta expressão corre mundo de boca em boca, mas quem a utiliza está longe de imaginar que por detrás dela está um recentíssimo campo de investigação que ocupa actualmente as mentes mais curiosas de alguns físicos. O Professor José Fernando F. Mendes é um deles!
A publicação do único livro no mundo e de um dos artigos de revisão mais citados sobre a emocionante e ainda inexplorada área das redes complexas valeram a atribuição, em 2004, do Prémio Gulbenkian de Ciência ao Professor residente em Ovar. Conheça algumas das conclusões que este docente e investigador do Departamento de Física da UA já conseguiu apurar num campo de investigação que tem pouco mais de cinco anos.
Professor e investigador no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, este físico iniciou a sua aventura pelo complexo sistema das redes há apenas cinco anos, mas o seu «avanço no estudo das redes biológicas, redes de comunicações, como a Internet, uma matéria que, apesar dos avanços significativos dos últimos anos, continua a apresentar-se como um desafio em aberto» já foi reconhecido, em 2004, ao ser distinguido com o Prémio mais antigo atribuído em Portugal na área da Ciência: o Prémio Gulbenkian de Ciência.
Inspirado num artigo de Ducan Watts e Steve Strogatz sobre a experiência realizada por Stanley Milgram, em 1967, da qual resultou o conceito «six degrees of separation» e a expressão «small world», José F. F. Mendes, com a colaboração de S N Dorogovtsev, partiu à descoberta da profundidade desta teoria e escreveu o primeiro livro no mundo sobre redes modeladas como gráficos aleatórios, descrevendo algumas das suas propriedades estruturais fundamentais e apresentando um conjunto de exemplos do mundo real. (Mais)

Sem comentários: