quinta-feira, junho 16, 2005

Esmoriz
Barrinha reaberta ao mar
sem registo de poluição


A barrinha de Esmoriz, em Ovar, abriu anteontem controladamente ao mar e ontem, à hora de almoço, não havia qualquer vestígio de detritos, quer no mar, quer na costa, disse ao COMÉRCIO o ambientalista Arménio Moreira, dirigente do Movimento Cívico "Pró-Barrinha". O vereador do Ambiente, José Américo, critica, no entanto, o dique fusível que foi construído há cerca de um ano e que, segundo ele, não funciona porque a obra está "inacabada", numa altura em que o presidente da Estrutura de Coordenação pediu a suspensão de funções alegando incompatibilidade com a sua candidatura à Câmara de Ovar.
Para o ambientalista Arménio Moreira, "desde que as obras se iniciaram tudo tem corrido bem e a prova foi esta última abertura". A barrinha foi aberta com máquinas do Regimento de Engenharia de Espinho (REE), anteontem, cerca das 20 horas, e encerrada ontem pelas 9 horas. "Já tínhamos sido avisados, ao contrário do que acontecia anteriormente, porque esta abertura estava já planeada". Por isso, garante que "a estrutura de controlo construída funciona na perfeição, ao contrário do que já havia afirmado à comunicação social o vereador José Américo", que temia a contaminação das praias quer de Ovar, quer de Espinho.
Segundo José Américo, a cerca está destruída e não existe um manual de procedimento do dique, considerando, por isso, que existe "um grave problema de gestão da obra".
Polémicas à parte, este ano a bandeira voltou a subir ao mastro da praia de Esmoriz.(«Comércio»)

Sem comentários: