terça-feira, junho 28, 2005

Cine-teatro de Ovar à espera que haja vergonha
Até Estarreja remodelou o seu

















Na última sexta feira, durante a inauguração oficial do Cine Teatro de Estarreja, a Ministra da Cultura elogiou a “magnífica remodelação” do edifício datado dos anos 50. Este “será um equipamento cultural polivalente e moderno”, acrescentou.
Este “projecto de relevância incontestável é fruto de uma parceria que importa promover”, entre a autarquia e o poder central que financiou as obras do Cine Teatro de Estarreja. O investimento global foi de 2,4 milhões de euros.
Isabel Pires de Lima está certa que a nova sala de espectáculos acolherá as “mais diversas manifestações artístico – culturais para benefício e prazer dos seus habitantes e conquistando novos públicos”. E concluiu que “é uma mais valia para Estarreja dispor de uma sala destas”.
"Fechado há quase década e meia, o Cine Teatro de Estarreja renasceu. Remodelado, iluminado, pintado, equipado, bonito, elegante e charmoso", referiu o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja.
José Eduardo de Matos formulou alguns pedidos à titular da Cultura. "A obra está à vista, unindo Executivos e Governos, na colaboração da Administração Central com a Local no acesso aos Fundos Comunitários. É um bom exemplo, que gostaríamos também acontecesse no Equipamento – suportado integralmente pela Autarquia! – e futuramente no apoio financeiro e administrativo à Programação".
Aproveitando a deslocação da governante, o Autarca referiu-se também à "romântica Quinta do Marinheiro para visitar a sua Casa Museu (de Egas Moniz), onde também queremos Ciência Viva. Mas aqui, a questão é simples; trata-se do amplo e necessário restauro do magnífico edifício de Ernesto Korrodi".
Sobre as questões colocadas, a Ministra prometeu que “estou cá hoje para ajudar Estarreja. Analisaremos”.
Regressando ao Cine Teatro, José Eduardo de Matos disse ainda que "a Casa de Espectáculos mais emblemática do Concelho há-de saber honrar a Tradição e passar a ser a capital da animação cultural do Município, valorizando a Região e enriquecendo o País".
Por cá, infelizmente, o Velho Teatro Ovarense foi demolido para em seu lugar se deixar crescer uma floresta de ervas daninhas, e o Cine-teatro, edifício de reconhecidos méritos arquitectónicos e localizado em zona nobre da cidade, continua entregue à sua sorte ou à mercê de inconfessáveis interesses que, como parece sempre acontecer nesta terra, são como grilhetas ao seu desenvolvimento. Enfim, até Estarreja nos está a ultrapassar... e não é só por causa do Cine teatro que tão bem soube defender, digo-vos, por iniciativa do socialista Vladimiro Silva que, ainda assim, acabou derrotado nas últimas autárquicas. Se não acreditam, como é perto, vão lá dar uma vista de olhos.

Sem comentários: