segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Óscares 2005
Clint Eastwood e «Million Dollar Baby»
foram os vencedores da noite

Clint Eastwood e "Million Dollar Baby" foram os grandes vencedores dos Óscares. Eastwood viu o seu trabalho como realizador recompensado com uma estatueta dourada, o seu filme foi considerado o melhor de 2004 e Hilary Swank venceu a categoria de melhor actriz. O Óscar de melhor actor foi para Jamie Foxx, pelo seu papel em "Ray".
Apesar de "O Aviador" ter arrebatado mais estatuetas douradas (um total de cinco, mais uma do que "Million Dollar Baby"), ainda não foi desta que Martin Scorsese levou para casa um Óscar de melhor realizador.
Cate Blanchett venceu o Óscar de melhor actriz secundária, pelo seu papel em "O Aviador". A estatueta de melhor actor secundário foi para Morgan Freeman, que completa o trio de "Million Dolar Baby", com Clint Eastwood e Hillary Swank.
O Óscar de melhor filme estrangeiro foi para "Mar Adentro", de Alejandro Amenábar, que dedicou o prémio a Ramón Sampedro, cuja história é contada no filme.
Clint Eastwood recebeu o seu segundo Óscar de melhor realizador, aos 74 anos de idade, depois de "Unforgiven". Eastwood agrecedeu à mãe: "Ela esteve aqui comigo em 1993, quando tinha 84 anos, e agora está aqui de novo, com 96. Quero agradecer-lhe pelos seus genes", gracejou.
Por seu lado, Hilary Swank, dirigida por Clint Eastwood em "Million Dollar Baby", agradeceu afirmando não saber o que possa ter feito para merecer toda aquela distinção (esta é já a sua segunda estatueta dourada). "Sou só uma rapariga que tinha um sonho", disse, parafraseando a sua personagem na película.
Jamie Foxx, tal como era esperado, recebeu o Óscar de melhor actor pelo seu papel em Ray. "Viva Ray Charles e o seu maravilhoso legado", afirmou. "Obrigado, Ray Charles, pela tua vida".(«Público»)

Sem comentários: