segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Basquetebol: Liga TMN
Benfica, 89 - Ovarense Aerosoles, 71
Inverteram-se os papéis

Há pouco mais de uma semana, nos quartos-de-final da XVI Taça da Liga Trecem, o resultado do confronto entre estas duas equipas foi totalmente inverso, até nos números finais: os então 91-69 a favor da Ovarense Aerosoles, foram agora transformados em 89-71 para o Benfica.
O que mudou? Principalmente a atitude dos lisboetas, uma defesa pressionante que realmente funcionou perante os mesmos adversários da passada semana, os quais, desta feita, tiveram simplesmente uma tarde para esquecer, ou não.
Findos os cinco minutos iniciais de troca de cestos parte a parte (17-16), os primeiros sinais de um Benfica motivado e agressivo materializaram-se num parcial de 13-3 (30-19) em que os sucessivos turnovers dos adversários — sete no primeiro período, 22 no total — resultavam em alguns contra-ataques normalmente com vantagem numérica para os donos da casa.
Esta propensão para uma rápida transição manteve-se ao longo de todo o jogo, revelando finalmente uma atitude colectiva consistente em que os jogadores do Benfica retiram a mesma interpretação dos lances, podendo partir em contra-ataque normalmente com três elementos.
Apenas uma confortável vantagem pontual sobreviveu ao claro decréscimo de produção dos locais quando as primeiras substituições surgiram como consequência das segundas faltas de António Tavares e Tyray Pearson.
A permanência em campo de Alpha Bangura e o aproveitamento de Rui Mota do rendimento quase nulo de N´Doye, permitiram aos encarnados suster as aproximações da Ovarense (32-27, 37-31; 41-34) que, a partir desta fase jogo, não mais logrou ultrapassara a barreira dos sete pontos de desvantagem.(Ler Mais)

Sem comentários: